Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Advertisements

Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Cooperação e compartilhamento de informações jornalísticas
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
O AVA precisa ser uma obra aberta, onde a imersão, a navegação, a exploração e a conversação possam fluir na lógica da completação Um AVA é uma organização.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Fácil. Disponibilizar arquivos como em um anexo de (os arquivos ficam em um único lugar) Sim. Somente docentes podem publicar arquivos no ambiente.
Como a Internet auxilia no processo Educativo por meio de seus ícones.
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
O Uso Pedagógico do Blog
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
REDES DE COMPUTADORES Prof. Deivson
Informações sobre o Teleduc
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Acção PDF Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O'Reilly Media[1] para designar uma segunda geração de comunidades e serviços,
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
Web 2.0 Gilson Medeiros de Oliveira Junior -
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
CC8 Comunicação e colaboração
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Formação de Tutores a Distância
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
O uso das redes sociais e ferramentas web em processos de ensino aprendizagem – o desafio prático de uma aprendizagem significativa Maysa Brum.
Professor Izaias Cordeiro Néri
Stoa suas idéias em rede Ewout ter Haar e Everton Zanella Alvarenga CEPA – Instituto de Física – USP
Capítulo 6: SAD – Arquitetura e aspectos de rede e segurança
CEPA – IFUSP Coordenador: Prof. Dr. Gil da Costa Marques Prof. Dr. Marcelo Tassara Prof. Dr. Ewout ter Haar Dr. Marcelo Alves Dr. Ivan Pagnossin Maurício.
Convergência Digital Porque ela aconteceu:
C U L T U R A D I G I T A L nos Pontos de Cultura ? SECRETARIA DE CULTURA DO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Assessoria de Cultura Digital Superintendência.
A Revolução da Internet.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Web 2.0 e ensino médico Bernardo e Ekaterini. Artigos utilizados - introdução.
MODELOS E ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NOS AVAs
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
Atencaobasica.org.br Redes Quando nos conectamos com o mundo.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Versão da Web que intensifica a participação em rede, promove a criação em diversos tipos de mídias, favorece o compartilhamento e a propagação de conhecimento.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Componentes do Jornalismo Online
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez Pós-graduação da Faculdade de Educação - USP Ambientes virtuais, Letramento Digital e a convergência de Mídias.
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Gestão de Conteúdos 2.0: colaboração e criação na web social Regina Cianconi - UFF.
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 1. Definição 2. Conhecer.
Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
Resumo Objetivo e justificativa original plataforma de publicação aberta, inspirada na Web mercado de ideias e revisão por pares filtros e moderação a.
Mídia Social Parte 1: Digitalização e Abundância de Informação.
O Moodle do Stoa: a Web moderna na USP Ewout ter Haar CEPA – FEP – Instituto de Física – USP
Domínios, Redes, Arquitetura da Web, Linguágens de Marcação
Stoa suas idéias em rede
Transcrição da apresentação:

Novas tecnologias para a Educação: software social e ambientes virtuais de aprendizagem na USP Ewout ter Haar CEPA – Instituto de Física – USP

1. Digitalização muda tudo: uma verdadeira revolução tecnológica 2. A Web moderna e participativa 3. Uso em Educação? Projeto Stoa 4. Moodle : evolução em vez de revolução Resumo

Tecnologias de Rede e Mídia Disseminação, formação de grupos e consumidores e comunicação entre pares. As tecnologias antigas só fazem uma coisa. As redes modernas conseguem combinar disseminação de informação, comunicação entre pares e criar ambientes colaborativas

tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso → web

IncunábuloIncunábulo: estamos descobrindo um mundo de novas possibilidades

Orígenes e a invenção da página

Cervantes e a Invenção da Novela

Mídia digital muda tudo Mídia digital não ocupa espaço → repensar como classificar e organizar informação. Taxonomias → Folksonomies. Veja também: Jorge Luis Borges. FolksonomiesJorge Luis Borges O custo marginal de cópias é zero → repensar re- distribuição e modelos de negócio baseado em direitos autorais. "Acesso Aberto" e "Educação Aberta" (OER)‏

Mídia digital muda tudo Ferramentas de criação muito mais acessíveis. Quando sabe como fazer, a sua relação com o material muda. Desintermediação → pensar de forma crítica. Abundância de informação → repensar o que ensinar (conteúdo → processo, informação → compreensão), repensar como filtrar e avaliar. Uso de mídia social para filtrar. O seu tempo e a sua atenção agora são os recursos escassos.

A Web é uma plataforma Focar em infra-estrutura, escalabilidade, aplicando as lições da Web. Usar tecnologia e plataformas abertas, neutras que comportam formação de grupos Usar tecnologia Web, des- intermediação da publicação; se não está na Web não existe Usar efeitos de rede Como aplicar as lições da Web? Como apropriar para os nossos fins?

O que todo educador deve saber Hypermedia, vídeo e som, blog, wiki, mídia social, wikipedia, flickr, del.icio.us, web semântica, tagging, rss, preservação digital, padrões para formatos e protocolos abertos e livres, instalar o seu próprio forum, blog, wiki, etc., bases de dados, acessibilidade, controle de revisão, problemas com flash e pdf, frameworks de desenvolvimento de aplicativos web, linguagens dinâmicas, como lidar com plágio, uso de licenças e re-uso de material. Como usar a Web para o ensino.

Efeitos de Rede ou (para economistas) Network externalities: como varia o "valor" da rede com N? Assumir que o valor da rede está no número de conexões C. 1. Um - Muitos, centralização, hierarquias: C ~ N 2. Muitos – Muitos C = N(N-1)/2 ~ N 2 (Metcalfe). (Exemplo: )‏ 3. Muitos - Muitos + formação de grupos, C = 2 N (Reed). Exemplo: + "Reply-all" Valor de redes grandes e interoperabilidade

A internet Anos 70: Dar nomes a servidores "Comutação de pacotes": identificar servidores com IP ( = stoa.usp.br) e definir um protocolo abstraindo o caminho entre dois servidores. Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → , IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

A Web Anos 90: Dar nomes a documentos Identificar documentos com URL ( e definir um protocolo de conexão Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

A lição Dar nomes a entidades importantes e fazer dutos de comunicação "burros" entre elas. Depois: não controlar mais como serão usados estes dutos. Deixar inovação acontecer (na beirada da rede). ( arquitetura “end to end” ou ponta a ponta )‏

A Web Moderna

Abundância de Informação 2007: bytes = 300 bilhão de GB = 45 GB / pessoa ( Pergunta: quantas fotos subido para flickr.com por dia? Quantos horas de vídeo no youtube? Compare número de horas de televisão

A situação está ficando desesperadora

Filtros Sociais Prestar atenção em que os seus contatos fazem

Lembrem: A internet = conexões entre computadores Anos 70: Dar nomes a servidores Arquitetura distribuída, robusta, plataforma neutra e aberta → , IM, VOIP, HTTP, Bittorrent, etc. etc.

A Web = conexões entre documentos Anos 90: Dar nomes a documentos Arquitetura distribuída, plataforma neutra e aberta Resultado: a Web. Acesso à informação sem precedentes. Compartilhamento, Comunicação, Colaboração.

A web Social Identificar pessoas (com URLs) e fazer ligações entre elas. Perfil online, identidade digital. Por enquanto inovação feito por empresas: Arquitetura centralizada, plataformas fechadas, visando lucro. Facebook, Orkut, Myspace etc. Precisamos decentralizar, “federar”, usar padrões abertos

A web Social Como usar estas tecnologias e construir plataformas distribuídas, neutras e abertas? Como usar estas plataformas em contexto educacional? Como aplicar as lições da Web na Educação?

A Rede Social Acadêmica Stoa 1. Compartilhar produção acadêmica na Web 2. Importância de URLs, gestão pessoal de identidade na Web 3. Intermediação entre internet e serviços de fora e dentro da instituição 4. Desenvolvimento ágil de serviços Web 5. Plataforma

Stoa: Ambiente de aprendizagem Aprendizagem é processo social (além de cognitivo)‏ Espaço informal virtual Complementar a um sistema de gerenciamento de cursos (sala de aula virtual)‏ Complementar a um sistema de gerenciamento de conteúdo Espaços públicos para discussão, além de sala de aula

Stoa: espaço de arquivos O jeito mais simples de colocar recursos na Web. Uma vez que um recurso tem um URL, toda força da Web entre em jogo.

Stoa: blog Notem que cada usuário pode personalizar o seu espaço

Stoa: perfil Dar URLs a pessoas.

Stoa: comunidades Formação de grupos em volta de um interesse em comum

Stoa: Wiki E, em breve, Moodle (ambiente de aprendizagem virtual)

Stoa Resultados 5000 posts, 8000 comentários Acessos: visitantes / dia 60% tem ícone, 35% preencheu perfil.

comunidade vs plataforma centralizado vs distribuido Onde um sistema institucional deve se posicionar? A Web. Moderação feito somente pela polícia, interpol, etc Wordpress.com, blogspot.com etc., plataformas de blogs. Knol: “wikipedia” do google, mas sem comunidade, com comentários. "hate speech', etc. Proibido Arxiv. Repositório de artigos científicos. Moderaçao “na entrada” por exigir uma afiliação acadêmica. Wikipedia. moderação forte, distribuida (pela comunidade)‏ Jornais, Revistas, Encyclopedia Britannica: moderação forte centralizado comunidade plataforma

Algo está errado na Internet

Ambientes Virtuais de Aprendizagem Ou: sistemas de gerenciamento de cursos “AVA é softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.” ( Originalmente para Eduação a Distância, agora também em apoio à Educação tradicional

Ambientes Virtuais de Aprendizagem VLE - a Virtual Learning Environment (VLE) refers to a system in which learners and tutors participate in online interactions of various kinds, including online learning. (

Componentes de um sistema de aprendizagem online O AVA é um dos componentes de uma sistema de aprendizagem virtual ”there are increasing perceptions that LMSs in themselves may be less significant in the system” (Anderson Cap. 5)‏

Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

Ambiente Pessoal de Aprendizagem Contrastar com:

Exemplo de um Curso Online Distribuido Contrastar com:

Moodle

Uma Federação de sistemas na USP Deve ter um sistema de gerenciamento de curso centralizado mas também deve ter para cada Unidade (se assim quiser) ou para grupos ad hoc. Sistemas centralizados: conveniência, controle (de qualidade), integração Sistemas distribuidos: inovação, liberdade, desigualdade

Centralized vs Distributed

Stoa – Moodle - Wiki suas ideias em rede Contato e Para mais informações: Equipe Desenvolvimento e Suporte: Renato Mendes Coutinho Everton Zanella Alvarenga Luiz Fernando da Silva Armesto Ewout ter Haar (Coord.)‏

Atribuição Web 2.0: ( Don Quixote: Gimme that Camara: Book Stack: PageRank: Escrivão: Trampolina: Telefone: Televisão: Cinema: Brincando: Internet Errado: Internet cachorro: Peter Steiner e