CURSO DE CAPACITAÇÃO: PROPOSTA PRIME – CISE 16/04/2009 17/04/2009
HÉLICE CONSULTORIA A empresa A Hélice Consultoria foi fundada em abril de 2006. Os seus fundadores possuem nove anos de experiência em atividades de consultoria, assessoria e treinamento no campo da gestão da inovação. A empresa atua em atividades de gestão, inovação e desenvolvimento territorial. Nossos colaboradores são mestres e doutores oriundos das áreas de conhecimento da Administração, Economia, Engenharia de Produção e Geografia.
HÉLICE CONSULTORIA A missão A missão da Hélice é promover o aumento da competitividade de empresas, regiões e países através da disseminação do conhecimento, capacitação e consultoria em inovação.
HÉLICE CONSULTORIA Clientes Empresas + DE 200 EMPRESAS INOVADORAS
HÉLICE CONSULTORIA Clientes Universidades Atores Institucionais
CONCEITOS Inovação e empreendedorismo 6
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA O que é? Inovação Tecnológica compreende a introdução no mercado de produtos ou processos tecnologicamente novos e melhorias significativas que tenham sido implementadas em produtos e processos existentes. Fonte: OCDE, Manual Oslo, p. 35
INOVAÇÃO Pontos principais Inovação x Invenção Tipos de inovação?
INOVAÇÃO Tipos de inovação Processo x Produto Incremental x Radical
INOVAÇÃO Recursos para inovar Recursos Tecnológicos Recursos Organizacionais Geração de empresa de base tecnológica Recursos Humanos Recursos financeiros Recursos de capital social
INOVAÇÃO Recursos para inovar Recursos Organizacionais Recursos Humanos Recursos financeiros Recursos de capital social Recursos Tecnológicos Empresa de consultoria e P&D Empresa de produto Empresa baseada em ativo tecnológico
INOVAÇÃO Dinâmica da inovação Fenômeno sistêmico Envolve diversos recursos Envolve atores de diferentes esferas institucionais Se materializa através da empresa no mercado
INOVAÇÃO O desbalanço do sistema brasileiro Sabemos a transformar dinheiro em conhecimento, mas não aprendemos a transformar conhecimento em dinheiro!
INOVAÇÃO E as empresas brasileiras? Empresas que inovam… Faturam 100 vezes mais que as outras Pagam salários 3 vezes maiores que as outras
INOVAÇÃO Importância da cooperação para empresas inovadoras Fornecedores – 35,44% Clientes – 34,71% Universidades e IP – 17,84% Empresas do mesmo grupo – 16,85% Fornecedores e Clientes representam a maior fonte de informação para a inovação!
INOVAÇÃO Abordagem da Hélice Tríplice $ (fomento) Inovação )* $ (Lei de $ (contratos e royalties)
SISTEMA DE FINANCIAMENTO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Um breve panorama 17
FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS FINEP – Agência do Ministério da Ciência e Tecnologia Editais e Chamadas Públicas, ICT/Empresa, Subvenção Econômica, Finep Inovar
LINHAS DE FINANCIAMENTO À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Recursos Financeiros Centro Tecnológico Produto ou Processo Inovador Geração de Renda, Empregos, Impostos Empresa
PERFIS DOS ATORES GOVERNAMENTAIS Universidades Institutos de pesquisa CAPES MEC Lei da reforma universitária Setor Empresarial MCT Lei de inovação Lei do Bem MDIC Interface Finep / CNPq Fundos setoriais Fundações de Amparo à Pesquisa Sebrae BNDES Associações de classe
PERFIS DOS INVESTIMENTOS GESTÃO P&D MERCADO PRODUÇÃO
OUTRAS FORMAS DE APOIO A EMPRESAS Subvenção econômica – recursos não-reembolsáveis aplicados diretamente em empresas, possíveis a partir do marco legal - Lei de Inovação e Lei do Bem PAPPE – recursos não-reembolsáveis do governo estadual para apoiar a introdução de novidades no ambiente produtivo ou social.
PERFIS DOS INVESTIMENTOS Nível de risco p/ investidor Baixo Alto Fundadores, amigos e família Capital de risco Agências de Fomento Mercado de capitais Capital semente Bancos Finep Proinovação Finep Inovar Semente BNDES Criatec Finep Inovar Finep - Subvenção PAPPE PRIME CNPq RHAE BNDES Inovação Inicial Emergente Crescimento Consolidada
PRIME Análise do Edital 24
APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Em Sergipe serão até 100 investimentos que totalizam R$ 12.000.000,00
OBJETIVO DO EDITAL
QUEM PODE PARTICIPAR
O QUE É APOIADO?
CONTRAPARTIDA EXIGIDA DAS EMPRESAS
COMO PARTICIPAR
A PROPOSTA SIMPLIFICADA
SELEÇÃO DA PROPOSTA SIMPLIFICADA
TREINAMENTO
PROPOSTA DETALHADA
SELEÇÃO DA PROPOSTA DETALHADA
PRAZOS
COMITÊ DE AVALIAÇÃO
CRITÉRIOS BÁSICOS DE AVALIAÇÃO DE MÉRITO Perspectivas de inserção no mercado dos resultados do projeto Qualificação da equipe técnica do projeto Adequação das instalações de PD&I que serão utilizadas no desenvolvimento do projeto Parcerias com instituições científicas e tecnológicas para o desenvolvimento do projeto Aporte de contrapartida no projeto acima do mínimo requerido Grau de integração e atribuições de cada uma das entidades partícipes nos consórcios estabelecidos para desenvolvimento do projeto Consistência do orçamento, cronograma físico-financeiro e indicadores de progresso do projeto Externalidades associadas ao projeto: adensamento de cadeias produtivas, absorção de recursos humanos qualificados, desenvolvimento local, social e ambiental
Informações Básicas de um Projeto de Inovação 39
INFORMAÇÕES BÁSICAS Quem ? O quê ? Por quê? Como ? Em quanto tempo ? Com que recursos ? Para quê ?
PROJETO DE INOVAÇÃO Descrição da Empresa Descrição do projeto
PROJETO DE INOVAÇÃO Histórico da Empresa Composição do Capital Instalações Físicas Histórico de P&D Histórico da Financiamentos Governamentais Descrição da Tecnologia Descrição da Metodologia do Projeto Descrição do Mercado Vantagens Competitivas Nome ou função Mini Curriculum Vitae ou perfil Justificativa
DESCRIÇÃO DA EMPRESA Histórico da Empresa Composição do Capital Instalações Físicas Histórico de P&D Histórico de Financiamentos Governamentais
DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Tecnologia Descrição da Metodologia do Projeto Descrição do Mercado Vantagens Competitivas
Descrição da Tecnologia DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Tecnologia Quais são as aplicações de mercado da tecnologia? Quais são os diferenciais competitivos? A tecnologia é de propriedade da empresa? Processo de desenvolvimento Histórico de testes Prova de conceito EVTE
Descrição da Metodologia do Projeto DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição da Metodologia do Projeto Como o projeto será executado Aspectos científicos Aspectos mercadológicos Como o projeto será gerenciado Instâncias de controle Compartilhamento de resultados Proteção da Propriedade Intelectual
DESCRIÇÃO DO PROJETO Descrição do Mercado Panorama de mercado Dimensionamento do mercado Barreira de entrada e saída Análise da concorrência
DESCRIÇÃO DO PROJETO Vantagens Competitivas Ativos e competências adquiridos no projeto Posição no mercado Preço, qualidade, flexibilidade...
INOVAÇÃO Uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas. Manual de Oslo – pg. 55 – parag. 146
INOVAÇÃO TECNOLÓGICA Diferenciam-se quatro tipos de inovação: de produto, de processo, de marketing e organizacional. Manual de Oslo – pg. 57 – parag. 155 Inovações Tecnológicas - Produto e Processo As atividades apoiadas pela FINEP devem ser predominantemente relacionadas à inovação tecnológica.
A PROPOSTA SIMPLIFICADA 51
ERROS COMUNS 52
POR QUE OS PROJETOS DEIXAM DE SER APOIADOS? Na pré-qualificação, sempre por não atendimento aos requisitos formais do instrumento Erros mais comuns : Envio de documentação incompleta Envio após a data limite Falta de via impressa ou assinaturas Falta de disquete/CD de backup Falhas na relação de itens solicitada Inelegibilidade de membro do consórcio executor Total falta de aderência aos objetivos da Chamada Preenchimento incorreto ou incompleto do formulário
PORQUE OS PROJETOS DEIXAM DE SER APOIADOS? Na avaliação de mérito por baixo conteúdo inovador, fraco atendimento aos objetivos do instrumento ou ainda insuficiência de recursos disponíveis Erros mais comuns : Ausência de inovação tecnológica Falta de clareza quanto aos objetivos e metodologia Mecanismos de coordenação gerencial mal definidos Cronograma físico e financeiro inadequados Ausência de elementos priorizados pelo instrumento (cooperação, compartilhamento, incorporação de resultados, etc.) Distinção entre contrapartida financeira e não-financeira
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES Tempos o tempo de construção do projeto o tempo de acreditação do projeto o tempo de redação do projeto o tempo de “leitura cega” do projeto (à luz dos critérios de avaliação de mérito) o tempo de ajustes do projeto “Nunca deixe uma pergunta sem resposta no Projeto”
ALGUMAS RECOMENDAÇÕES Equilíbrio entre a abordagem “micro” e “macro” - a questão da informação suficiente Qualificação da equipe executora – adequabilidade ao projeto; o conjunto de saberes demandados pelo projeto pode e deve ser descrito no Resumo da Equipe Executora Foco na Banca de Avaliação – equilíbrio entre aspectos científicos e mercadológicos, com os efeitos de desenvolvimento social, institucional ou regional.
HÉLICE CONSULTORIA MUITO OBRIGADO! THIAGO RENAULT trenault@heliceconsultoria.com.br 21 2507.0393/ 21 3285.6463 Av. Rio Branco 133 / sala 1601 – RJ.