REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As regiões geoeconômicas do Brasil
Advertisements

“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
ECONOMIA AMERICANA: Problemas e principais desafios após crise financeira de 2008   Claudia Mara Lima de Souza Luis Carlos de Queiroz.
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
GUERRA CIVIL AMERICANA ( GUERRA DE SECESSÃO )
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Da Crise de 1929 ao New Deal.
México Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2013.
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
Regiões do Brasil.
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
EUA: potência hegemônica atual
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
1 - Os EUA no século XIX: Aumento populacional:
Correção da Prova 4° Bimestre.
Complexo regional do Centro-Sul
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
EUA Maior população resultante de migração;
CENTRO SUL.
MIGRAÇÕES.
IMPERIALISMO DEFINIÇÃO: “ [...] dominação política e econômica, direta ou indireta, de uma nação mais rica e poderosa sobre outra mais pobre e fraca.
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
CANADÁ.
COLONIZAÇÃO E FORMAÇÃO DA AMÉRICA DESENVOLVIDA
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
América Latina.
“A PRIMEIRA GRANDE CRISE DO CAPITALISMO”
América.
A AMÉRICA NO SÉCULO XIX - OS EUA NO SÉCULO XIX.
REGIÃO CENTRO OESTE.
UT 11 INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES DESENVOLVIDOS
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
ESTADOS UNIDOS.
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ESTADOS UNIDOS.
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX.
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
A Guerra de Secessão A GUERRA TOTAL: EUA ( )
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
EUA – SOCIEDADE E ECONOMIA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
OS ESTADOS UNIDOS NO SÉCULO XIX
Estados Unidos.
Enfermidade psicológica da
África um continente explorado.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Revisão.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Produção Econômica da América Latina – parte II
Japão e Tigres asiáticos
Demografia Cristiano Almeida.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
REVISÃO.
Formação do Território Brasileiro
Estados Unidos.
Raízes do crescimento econômico norte-americano
Canadá América do Norte América Anglo-Saxônica EUA, Canadá, México
CANADÁ E MÉXICO.
Cultura Cafeeira e economia brasileira
FLUXOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL
América Aspectos gerais.
JAPÃO.
CAPÍTULOS 26 E 27 – 3ª. SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ SÉCULO XIX.
Guerra de Secessão Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
EUA 8º Ano.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM COC 8 - Estados Unidos e Canadá. Turma : 8ºs anos. Profª: Rosangela Ibanhes Escola: Imaculada Franciscana Conceição.

ESTADOS UNIDOS - Fatos marcantes Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina de Segurança Nacional; Desenvolvimento econômico;

O poderio econômico dos Estados Unidos é representado por uma estrutura moderna e diversificada e pela presença de tecnologia de ponta. Além da força econômica, o país possui a maior influência política da atualidade. Outra característica de sua hegemonia é marcada pela cultura audiovisual, por meio da comercialização de CDs e do cinema.

NEW DEAL O presidente Roosevelt, dos Estados Unidos, em seu discurso de 1933, acusava a profunda crise econômica e social: ....grande quantidade de cidadãos desempregados vê surgir à sua frente o problema sinistro da existência , e um número igualmente grande labuta com escassa remuneração. Ao mesmo tempo, Roosevelt propunha: Esta nação exige ação imediata. ( Franklin Delano Roosevelt) . Esta ação se deu por meio de uma nova política econômica, o New Deal.

As características dessa política do New Deal são: Controle sobre bancos e instituições financeiras; Construção de obras de infraestrutura para geração de empregos e aumento de mercado consumidor; Concessão de subsídios e créditos agrícolas a pequenos proprietários; Criação da previdência Social; Combate à corrupção no governo; Incentivo à criação de sindicatos; Redução da jornada de trabalho e Reestruturação da produção.

EVOLUÇÃO DA POPULAÇÃO Os Estados Unidos receberam mais da metade dos imigrantes internacionais do mundo. Dentre os imigrantes latino- americanos destacam-se os mexicanos, os cubanos e os porto-riquenhos. A fronteira sul dos Estados Unidos é a porta de entrada da maior parte dos imigrantes ilegais no país. A chegada dos imigrantes foi um intensificador para que a população aumentasse gradativamente.

MARTIN LUTHER KING (1929 -1968). Liderança política na luta da população afro- americana desde a década de 1950, fundamentada no pacifismo, pela aprovação da Lei dos Direitos Civis. Foi assassinado em 1968, na cidade Menphis,Tennessee. Malcom X – Liderança política na luta da população afro-americana. A KU KLUX KLAN - Fundada no Tennessee, em 1865, após o final da guerra civil americana. Seu objetivo era impedir a integração social dos escravos recém- libertos.

POLÍTICA SEGREGACIONISTA Política segregacionista dos Estados Unidos desde o século XIX. A política segregacionista impedia a integração racial nos Estados Unidos. A separação entre brancos e negros ocorria, por exemplo, no ingresso em escolas públicas ou nos transportes coletivos. Assim, grande parcela da população negra foi forçada a viver em guetos. A segregação foi abolida em 1964, mas isso não significou o inicio de uma era de paz e justiça social. Os conflitos continuaram. Mesmo hoje, a situação é tensa em muitas das grandes cidades estadunidenses. A situação ficou mais amena com a eleição de um presidente negro em 2009, Barack Hussein Obama.

Economia dos Estados Unidos da América. A economia dos Estados Unidos da América é uma das maiores e mais influentes do mundo. O país possui um produto interno bruto PPC de 14,5 trilhões de dólares e baseada no capitalismo. As principais características do Vale do Silício ( Silicon Valley), nos Estados Unidos: Localizado no oeste dos Estados Unidos, próximo a importantes centros de pesquisas, forma um complexo industrial com destaque para os ramos típicos da Terceira Revolução industrial, é uma área de industrialização de alta tecnologia.

Podemos citar dois fatores que favoreceram a industrialização do nordeste dos Estados Unidos: a presença de jazidas minerais de ferro e de carvão e a ampliação do mercado interno da região, esta região ficou conhecida como “cinturão da ferrugem”. A região “Cinturão verde”: localiza-se na região dos grandes lagos,onde há concentração de população, predominam culturas voltadas para o abastecimento urbano, por exemplo verduras e legumes, além da criação de gado leiteiro e aves.

O Manufacturing Belt ( cinturão fabril) localizado no nordeste dos Estados Unidos foi a primeira área industrializada do país e ainda constitui um setor importante. O Sun Belt( cinturão do sol) abrange as novas áreas industriais localizadas no oeste e no sul dos Estados Unidos, as quais apresentam tecnologias modernas, cercadas por instituições de pesquisas.

A POPULAÇÃO ESTADUNIDENSE A evolução do crescimento da população dos Estados Unidos pode ser explicada graças ao imenso fluxo de imigrantes para o país. As menores densidades demográficas estão a oeste do país, na região de planaltos e cadeias montanhosas e as causas deste fato são explicadas pelo relevo, pelo clima árido e pela pecuária extensiva que exige pouca mão de obra. As maiores densidades demográficas estão localizadas no centro-leste, região que engloba o sul dos Grandes Lagos, e no nordeste, onde a ocupação é antiga, e ocorre grande desenvolvimento industrial e urbano. Outros pontos de concentração populacional encontram-se na costa pacifico.

Canadá Vazios demográficos no Norte: o Canadá é um país que apresenta grandes contrastes entre as porções norte e sul do território. O sul é povoado e tem clima temperado, já o Norte apresenta vazios demográficos e clima subpolar. Extrativismo vegetal ( Florestas de coníferas) : predomina o extrativismo da madeira. Há também a criação de animais de pele fina, como o castor e a raposa. O extrativismo e a exploração da madeira tem grande importância na economia do Canadá, um dos grandes exportadores de papel.

O rio São Lourenço é o principal elo entre o Canadá e o mundo porque ao longo do rio São Lourenço há uma grande concentração urbano, industrial e historicamente esse rio funcionou como a grande via de circulação de mercadorias importadas e exportadas pelo país. Os fatores que contribuíram para que o Canadá se transformasse num dos países mais procurados pelos imigrantes foi o crescimento industrial e o crescimento de oportunidades no setor, pois o Canadá apresentava escassez de mão de obra devido ao baixo crescimento vegetativo.