TEORIA DA ATIVIDADE: IMPLICAÇÕES PARA A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR

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Transcrição da apresentação:

TEORIA DA ATIVIDADE: IMPLICAÇÕES PARA A INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR VICTOR KAPTELININ Alunas responsáveis: Sandra Regina Teodoro Gatti Silvia Cristina Teodoro Covolan

RESUMO DA APRESENTAÇÃO A necessidade de uma teoria da IHC. A visão da psicologia cognitiva. Resumo dos princípios básicos da Teoria da Atividade. A Teoria da Atividade e a IHC.

A NECESSIDADE DE UMA TEORIA DE IHC. A carência de uma teoria adequada de IHC representa uma das principais razões do modesto progresso no campo. Profissionais de diversas áreas têm dificuldades para coordenar e combinar esforços - não há uma perspectiva integrada. A concepção tradicional não proporciona uma base apropriada para as discussões.

A literatura tem revelado uma crescente insatisfação com o modelo da psicologia cognitiva. O interesse pela TA foi estimulado pelos trabalhos de Bodker (1989, 1991).

A VISÃO DA PSICOLOGIA COGNITIVA Considera a mente humana como um tipo de unidade processadora de informação. Modelos da cognição humana têm sido propostos, diferenciando entre três módulos básicos ou subsistemas: 1) subsistema sensorial de entrada, 2) subsistema central de processamento de informações e 3) subsistema motor de saída.

Divisão em níveis de processamento: a) Input/output - representam os baixos níveis (low levels) do processamento da informação humana, uma vez que trabalham com os dados brutos da realidade externa. b) O mais alto nível (higher-level) de processamento relaciona-se com a identificação e a classificação dos dados, assim como sua assimilação em representações mentais.

O uso de terminologia e construtos semelhantes aos da Ciência da Computação contribuíram para o papel dominante da psicologia cognitiva nos estudos de IHC. Na teoria cognitiva, a IHC pode ser descrita como um ciclo (“loop”) de processamento de informação.

O ciclo do processamento da informação na IHC.

VANTAGENS Oferece uma descrição coerente de todo o sistema da IHC dentro da estrutura do processamento da informação. Aspectos da IHC tais como a apresentação da informação ao usuário, suas percepções, modelos mentais, o controle do usuário sobre o sistema, dispositivos de entrada e a interface versus a funcionalidade do sistema podem ser facilmente localizados.

LIMITAÇÕES O processamento da informação ocorre em um sistema fechado. Não proporciona uma sólida base conceitual para o estudo do uso do computador em seu contexto social, organizacional e cultural. Estudos de IHC que se concentram não apenas nos eventos de baixo nível, mas também nos de alto nível, requerem uma estrutura teórica apropriada.

A TEORIA DA ATIVIDADE A TA procura integrar três perspectivas: a) a objetiva, ou seja, almeja tratar a realidade de forma científica; b) a ecológica, que analisa os seres humanos em seu ambiente natural; c) a sócio-cultural, que considera fatores culturais e aspectos do desenvolvimento da mente humana.

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TA 1) Princípio da unidade entre consciência e atividade: Consciência - significa a mente humana como um todo. Atividade - representa a interação humana com a realidade objetiva. A mente humana emerge e existe como um componente da interação com o ambiente - só pode ser analisada e compreendida no contexto da atividade.

2) Princípio da orientação ao objeto: Este princípio enfoca o ambiente significativo no qual os seres humanos interagem. O ambiente consiste de entidades que combinam todos os tipos de características objetivas, incluindo aquelas estabelecidas culturalmente, que por sua vez, determinam as formas como as pessoas agem sobre tais entidades.

3) Estrutura hierárquica da atividade: Motivo Atividade Ações Meta Ação Operações Operação Condições

Exemplo Atividade Ações Operações Faturar uma venda. Emitir nota fiscal. Preencher os campos da nota fiscal. Calcular impostos. Imprimir a nota fiscal. Emitir duplicatas. Gerar datas de vencimentos. Imprimir duplicatas.

4) Internalização - externalização: Os processos mentais são derivados de ações externas através do curso da internalização. Internalização é o processo de absorção de informações que ocorre a partir do contato com o ambiente em que o indivíduo está inserido. Externalização é o processo inverso da internalização, manifestado através de atos do sujeito.

Situações de aprendizagem/mediação Processo de internalização segundo Vygotsky Situações de aprendizagem/mediação Intra Inter ZDP ZDP ZDP ZDP Potencial Real Internalização

5) Mediação: A atividade humana é mediada por instrumentos externos (martelo, tesoura, computador, etc.) e internos (conceitos). O uso de instrumentos culturalmente desenvolvidos modela a forma com que as pessoas agem e, através do processo de internalização, influencia a natureza do desenvolvimento mental.

Órgãos funcionais - combinação de habilidades humanas com capacidades de componentes externos - instrumentos - a fim de realizar uma nova função ou uma outra já existente de forma mais eficiente.

6) Princípio do desenvolvimento: De acordo com a TA, a compreensão de um determinado fenômeno implica no conhecimento do seu processo de desenvolvimento.

A TEORIA DA ATIVIDADE E A INTERAÇÃO HUMANO COMPUTADOR O computador é considerado na TA como apenas mais um instrumento que media a interação do ser humano com seu meio ambiente.

A perspectiva da mediação instrumental sugere uma estrutura da IHC completamente diferente da noção da psicologia cognitiva. No contexto da TA há duas interfaces a serem consideradas no estudo do uso do computador: usuário computador usuário + computador ambiente

As aplicações computacionais são extensões de habilidades humanas. Uma das mais importantes funções do computador é servir como extensão do plano interno de ações (IPA), um conceito da TA que se refere à capacidade que as pessoas têm que permite efetuar manipulações de representações mentais do mundo antes de efetua-las nos objetos reais.

Perspectivas para o futuro Uma dificuldade para a elaboração de uma teoria de IHC é a natureza mutante do objeto de estudo. A TA coloca a IHC no contexto dos princípios básicos e invariantes da atividade humana. As tentativas de aplicação da TA ao campo da IHC são recentes, porém na visão do autor apresenta um grande potencial de desenvolvimento.

O autor sugere que: um novo modelo de IHC substituirá a proposta da psicologia cognitiva; a TA possa influenciar a metodologia, a análise e avaliações da IHC, além de envolver uma série de elementos que melhore a compreensão dos usuários. a TA deverá provocar um importante impacto no desenvolvimento de instrumentos de apoio de design.

www.inf.ufsc.br/sbes99/anais/SBES-Completo/06.pdf www.dca.fee.unicamp.br/~burd/dissertacao/notas/Bellamy96.html www.dca.fee.unicamp.br/~burd/dissertacao/notas/Kuutti96.html www.dca.fee.unicamp.br/~burd/dissertacao/notas/Kaptelinin96.html www.decom.fee.unicamp.br/~cristia/artigos/SBC2001/artigo_sbc.pdf