Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Oportunidades e Desafios de MS
Advertisements

Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
As conseqüências do avanço da cana
“Simpósio Nacional sobre Reflorestamento Ambiental”
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
Mobilização contra o desmatamento Andrew Murchie, Marcelo Marquesini, Paulo Adario Jun 05.
A distribuição do desmatamento na Amazônia: vetores, áreas críticas e mapeamento de fronteiras Ane Alencar Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.
DIRETRIZES PARA O FOMENTO FLORESTAL
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Desafios da Gestão Florestal na Amazônia
Avanços na proposta do Novo Código Ambiental Brasileiro
EVOLUÇÃO DA PECUÁRIA DE MATO GROSSO
Cálculo do Ativo e Passivo ambiental de Mato Grosso
FÓRUM MUNDIAL DE SUSTANTABILIDADE
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Por Wilson Loureiro Instituto Ambiental do Paraná
O projeto, modificado, volta agora para a análise da Câmara, que já havia aprovado em maio 2011 a versão do deputado e hoje ministro do Esporte, Aldo.
Rosangela M. Carnevale Carvalho Pesquisadora IBGE
Direitos de Propriedade, Desmatamento e Conflitos Rurais na Amazônia
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
As consequências positivas do novo Código Florestal em relação à sustentabilidade ambiental e a segurança jurídica Deputado Federal Duarte Nogueira.
DIAMANTINO. PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ECONOMIA MATO-GROSSENSE, FORTALECENDO A COMPETITIVIDADE, A DIVERSIFICAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO NOS MERCADOS.
DIAMANTINO Econômico Consolidado. Propostas de projetos por estratégia 1. Investir na formação profissional continuada, permitindo ao trabalhador sua.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
Aux ZWL050 Marcus 1811 Aux ZWL050 Marcus 1811
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Um Banco da Amazônia.
GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS
Agência Goianésia (GO)
Centro de Pesquisa do Paricá
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES
Demandas do Setor produtivo MATOGROSSENSE
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
O QUE É ? 1° versão é de , foi promulgado um novo Código, o qual está em vigor até hoje Estabelece a Reserva legal Estabelece as Áreas de Preservação.
Contexto geral áreasalteradas  Cerca de 280 mil km 2 de áreas alteradas na Amazônia brasileira (26 mil km 2 só em )  Considerando que 20-25%
Conservação e Preservação
GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
Rodrigo Justus de Brito - Advogado e Eng.º Agro.º
Monitoramento do Desmatamento da Amazônia por Satélite: Estimativas 2005 e Previsão 2006 Gilberto Câmara Diretor, INPE.
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
Estratégias para a Amazônia
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 13 de maio de 2008 Câmara dos Deputados Comissão Da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Câmara dos.
Impactos econômicos das áreas de APP e Reserva Legal nas propriedades agrícolas familiares do Estado de São Paulo. Érica Silva Mendonça Eng. Florestal,
Pagamentos por Serviços Ambientais
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
Código Florestal Lei 4771 de 15 de setembro de 1965.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
DIREITO AMBIENTAL Prof. Lucas Valença Brandão. LEI N /81 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.
SOBRE A SUDAM Criação da Nova SUDAM
Reforma do Código Florestal Contribuições dos Membros do FBMC Luiz Pinguelli Rosa Secretário Executivo do FBMC Código Florestal: Diálogo Para o Entendimento.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
4º Seminário de Meio Ambiente - CREA e OAB/SC Florianópolis/SC, 11 de maio de 2016 Insegurança Jurídica no Processo de Licenciamento Ambiental.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Programa Municípios Verdes e Secretaria de Estado de Meio Ambiente Grupo de Trabalho do ICMS Verde Junho de 2014.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
Política agrícola, pesquisa científica e produção de soja no Brasil
Viabilidade Econômica e Social das Áreas de Livre Comércio. Brasília, dezembro de 2009.
Implicações do PL 1876/99 nas áreas de Reserva Legal
OBJETIVO DA PROPOSTA Promover, no Amapá, o Desenvolvimento Territorial com Base Conservacionista, a partir da consolidação de um Sistema Integrado de Unidades.
Espaço Agrário 2º EM – 2016 Jeferson.
Transcrição da apresentação:

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Assuero Doca Veronez

Extensão 5,09 milhões de km2 59,76 % do território nacional Áreas com florestas 3,37 milhões de km2

Uso e Destinação de Terras na Amazônia Legal Imóveis Rurais 30% Terras Públicas 70%

AMAZÔNIA: Novo Valor Geopolítico Reserva de valor para uso futuro Projeto Preservacionista Internacional: Reserva de valor para uso futuro - posição geográfica privilegiada; - maior banco genético do mundo; - maior reserva de água doce; - reserva mundial de madeira tropical – 30% - grandes províncias minerais; - potencial produtivo agropecuário: tecnologia tropical.

Geopolítica Ecológica - Limitação da Soberania: patrimônio da Humanidade; Conversão da dívida por proteção da natureza: novos recortes territoriais; - Redução da velocidade do desenvolvimento: Retração violenta do crédito; - Obstrução de obras de infra-estrutura: PPA; - Fiscalização e punição severas: Plano de |Ação de Combate ao Desmatamento; - Ampliação de espaços protegidos na fronteira agropecuária: 13,4 milhões de hectares - Estado de alarde permanente: aporte de recursos internacionais.

PLANO PARA A CONTENÇÃO DO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA Criação de Unidades de Conservação 13, 4 milhões de hectares deverão ser destinados a Unidades de Conservação em 2004, na região do  ”arco do desmatamento”, sendo: 8,1 milhões de hectares em Unidades de Proteção Integral 5,3  milhões de hectares de Unidades de Uso Sustentável Áreas prioritárias:   - Terra do Meio e Porto de Moz no Pará - Noroeste do Mato Grosso - Sudeste do Amazonas - Região de Jacundá no Estado de Rondônia

AMBIGUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS Desempenho da agropecuária Soja Carne Restrições ao setor Legislação CONAMA ONGs ambientalistas Comando e controle Mas diante destas potencialidades e desempenho nos deparamos com a ambigüidade das políticas públicas, de um lado o alarde do desempenho da agropecuária brasileira, que alcançou o posto de maior exportador de soja e carne do mundo e ao mesmo tempo toma medidas restritivas, principalmente nas questões ambientais, com a edição de leis, normas e resoluções supra-legais que restringem a atividade agropecuárias. Aliado aos fatos anteriormente relatados, nos deparamos com a atuação de ongs de origens e propósitos “desconhecidos”, muitas vezes agindo como interlocutores do governo, no trato de questões estratégicas.

PENDÊNCIAS LEGISLATIVAS Código Florestal Mata Atlântica Biosegurança - OGM Na resolução desta ambigüidade está o legislativo, e particularmente a Comissão da Agricultura da Câmara, com a missão de dar rumo às soluções dos problemas da agropecuária.

CÓDIGO FLORESTAL – MP 2166/67 8 ANOS DE VIGÊNCIA - Ineficiência como instrumento p/ coibir desmatamento - Aumento significativo de áreas protegidas - Aperfeiçoamento da legislação - Instrumentos de fiscalização mais eficientes - Fortalecimento institucional dos órgãos ambientais - Área privada: 30% - não se justifica

MP 2166/67 – PRINCIPAIS RESTRIÇÕES - Reserva Legal: mudança de conceito; - Amazônia: Reserva Legal – 80% floresta 35% cerrado - Recomposição da Reserva Legal: ônus do produtor rural e redução da produção agrícola; - APP – restrição de uso / situações consolidadas

PROJETO DE CONVERSÃO DA MP 2166/67 - ZEE como indicador técnico; - Isenção de RL para a pequena propriedade; - Critérios para uso de APP já explorada; - Mecanismos de compensação e recomposição da RL; - Incentivos econômicos para preservação ambiental.

MATA ATLÂNTICA Mudança do perímetro (Decreto 750/93); Restrição às atividades agropecuárias : Indenização; - Cômputo da Mata Atlântica como RL: emenda de redação.

Preocupações dos Produtores Viabilidade da Agropecuária na Amazônia; Criminalização das atividades econômicas; Limitação de Uso da Propriedade / Reserva Legal, APP; Criação de Grandes Espaços Protegidos: Conflitos Sociais e Retrocessos Econômicos; Zoneamento Econômico Ecológico; Políticas públicas restritivas: Programa Amazônia Sustentável; Implementação de modelos econômicos inviáveis; Desrespeito ao Direito de Propriedade: Reservas Indígenas: ampliação e conflitos;

Amazônia tem vocação florestal Folha de S. Paulo, 22/10/2000 Relatório do IMAZON (parceria com o BIRD): - 83% da Amazônia são imprestáveis p/ plantio de grão e pecuária Amazônia seca (menos de 1.800mm chuvas/ano Zona de transição (1.800 - 2.200mm chuvas /ano) Amazônia úmida (mais de 2.200mm Metodologia: cruzamento com dados do Censo Agropecuário 95/96 - IBGE

Variação do IDH 1991 – 2000 (PNUD) AC - 3 AM RR - 5 AP + 1 RO + 2 TO MT + 3

Índice de Desenvolvimento Humano Fonte: UNDP, 1999.