NECESSIDADES E CONSUMO

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NECESSIDADES E CONSUMO Aula 2 09.03.2009

Sumário Necessidades: noção e classificação Consumo: noção e tipos Padrões de consumo: diferenças e factores explicativos Evolução da estrutura do consumo em Portugal e na União Europeia A sociedade de consumo e o consumismo Consumerismo e a responsabilidade social dos consumidores

1.1. Necessidades: Noção Necessidade é um estado de carência que urge ser ultrapassado.

1.2. Necessidades: Características Características das necessidades: multiplicidade substituibilidade saciabilidade

1.3. Necessidades: Classificação Quanto à sua importância primárias secundárias terciárias Quanto ao seu custo económicas não económicas Quanto ao facto de vivermos em colectividade individuais colectivas

2.1. Consumo: Noção Consumo é o acto económico que nos permite concretizar a satisfação de uma necessidade, através da destruição ou uso de um bem ou serviço.

2.2. Consumo: Acto económico produção emprego rendimento

O acto de consumir tem consequências 2.2. Consumo: Acto social O acto de consumir tem consequências económicas sociais políticas ambientais

2.3. Consumo: Tipos quanto à natureza das necessidades essencial supérfluo quanto ao autor do consumo privado público quanto ao beneficiário do consumo individual colectivo quanto à finalidade do consumo final intermédio

3.1. Padrão de consumo: Noção Padrão de consumo é um modelo específico a que o consumo obedece.

3.2. Padrão de consumo: Factores explicativos económicos rendimento dos consumidores preço dos bens inovação tecnológica Extra-económicos idade sexo moda publicidade meio social tradição

3.3. Estrutura de consumo A forma como o rendimento dos consumidores é repartido pelos diferentes bens de consumo evidencia a estrutura de consumo de uma determinada população. Lei de Engel: quanto menor for o rendimento de uma família mais elevada é a proporção do rendimento gasto em alimentação

4. Evolução da estrutura de consumo em Portugal e na União Europeia

Evolução da estrutura de consumo em Portugal Tipos de bens 1981 1990 2000 Produtos alimentares e tabaco 40,6 33,2 21,5 Vestuário e calçado 10,1 9,4 6,6 Habitação 17,9 19,3 19,8 Saúde 2,6 3,0 5,2 Transportes 13,5 15,7 15,0 Educação, cultura e lazer 3,7 6,1 Outros 11,6 25,8 Total 100

Estrutura das despesas de consumo por país categorias Alojamento 29,0 27,9 24,0 23,5 27,4 27,2 19,9 25,0 25,7 Alimentação 12,0 13,5 17,8 22,8 21,0 12,3 12,1 21,2 16,0 18,0 13,0 17,2 Transportes 10,9 15,5 9,3 11,5 13,1 13,8 9,5 15,7 13,6 11,2 11,9 Cultura e lazer 11,0 10,8 3,9 6,7 8,0 3,7 9,7 12,8 11,6 9,1 Diversos 10,1 8,1 7,9 4,7 7,4 7,3 6,5 8,5 7,7 Vestuário 6,2 5,7 12,9 6,0 6,3 4,6 6,1 7,0 Mobiliário 7,1 4,4 5,4 Hotéis e restaurantes 3,3 5,1 8,6 4,2 9,2 3,4 Álcool e tabaco 1,9 4,3 2,4 2,2 2,3 2,8 3,2 3,6 2,9 Saúde 5,2 3,0 1,4 1,5 4,0 2,1 1,1 2,5 Comunicação 1,8 2,0 1,6 Ensino 0,5 0,4 1,3 0,6 0,7 1,2 0,2 1,0

5.1. A sociedade de consumo A sociedade de consumo é uma sociedade: em que a oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing; de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos, atractivos e de duração efémera; com padrões de consumo massificados O consumo de massas é um dos comportamentos típicos da sociedade de consumo

5.2. O consumismo O consumismo é um conjunto de comportamentos susceptíveis de conduzir a um consumo sem critério, compulsivo, irresponsável e até perigoso.

5.3. O consumerismo e a responsa-bilidade social dos consumidores O consumerismo é o consumo racional, controlado, selectivo, baseado em valores sociais e ambientais e no respeito pelas gerações futuras.