Seminário de Química Geral – Cap. 01 Prof. Dr. Élcio Rogério Barrak Universidade Federal de Itajubá Engenharia da Computação 2007 Grupo: Luis Felipe Brum.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aspectos macroscópicos da matéria
Advertisements

Retirado do Portal:.
Unidades do sistema S.I. Massa Comprimento Tempo Corrente eléctrica
EQUAÇÕES QUÍMICAS.
Método Científico das Ciências da Natureza
MEDIDAS E INCERTEZAS O Que é Medição?
PROFESSORA: JOANA BOLSI TURMA: 9O ANO
Capítulo 1 Professor Élcio Engenharia Mecânica 2008
Notação Científica.
Aula 1 Lays Omena – Química.
Conteúdos. Estados físicos da matéria e Misturas e substâncias Pág. 46 à 50 Pág. 54 à 55.
Química Aplicada ao Ambiente
FASES DE AGREGAÇÃO DAS SUBSTÂCIAS (ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA)
“Classificação da matéria”
Ibrahim Pedro Henrique Yuri 16986
PROPRIEDADES DA MATÉRIA: Substância Pura e Mistura
Introdução A natureza da Física e o método científico
Introdução.
Matéria e Medida.
Ciências da Natureza Enem 2012
Algarismos Significativos
Densidade ou massa volúmica de uma substância
Nomes: Jucimar Thiago Professor: Élcio Barrak
Fazendo Medidas Prof. Joni.
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA
Como estimar incertezas de uma medida indireta
Profª. Andréia 9º Ano Olímpico
Algarismos Significativos e notação Científica.
Termodinâmica Química
Equilíbrio Químico Danilo Lucari nº13818 João Victor nº15736 Prof.: Élcio Barrak Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá.
Aula 2 Lays Omena – Química.
Conceitos fundamentais
Capítulo 1 Introdução: matéria & medida
Física Básica Exercícios
Substâncias e Misturas
Universidade Federal de Itajubá
Estados de agregação da matéria
GEOMETRIA MOLECULAR E TEORIAS DE LIGAÇÃO
FÍSICA - 1º Bimestre 2011.
REPRESENTAÇÃO BINÁRIA E CONVERSÃO
Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções
Adolfo Tribst Corrêa - nº Aline Faraco - nº 14233
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
Matéria e Formas de Medida
Algarismos Significativos
Capítulo 1 – Matéria e Medidas
Problema: Será possível fazer uma medição exata?
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências
Revisão Avaliação Bimestral Ciências 1º bimestre
Cap. 1 Matéria e medidas Grupo: Larissa Leme Resende Lucas Baldani
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
Matemática Básica Introdução
Termodinâmica Química
1 de 15 GASES GASES César dos Santos Guimarães Rafael de Campos Braga Cordeiro Data: 05/09/2008 Curso: EME Universidade Federal de Itajubá.
Seminário de Química Capítulo 1 Introdução: Matéria e Medidas
1. Apresentação do Grupo Gabriel Santos Rafael Felipe de Oliveira 2.
Métodos Numéricos Computacionais
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências 1º bimestre
Professoras: Camila e Ayla
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
CEPZ1 – 2015 – AULA 04 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Aula 01 QUÍMICA GERAL 1. Natureza da matéria Tales de Mileto ( a. C.) “Tudo é água” Anaxímenes de Mileto ( a. C.) “Tudo provém do ar e retorna.
Matemática Renato Tognere Ferron.
1 – Estudo dos Movimentos Parte I Site:
Química Há química em todo o lado: No Amor, na Roupa, na Cozinha, …
Transcrição da apresentação:

Seminário de Química Geral – Cap. 01 Prof. Dr. Élcio Rogério Barrak Universidade Federal de Itajubá Engenharia da Computação 2007 Grupo: Luis Felipe Brum Costa Renata Martins Gomes

1.1. O estudo da química A química é o estudo das propriedades da matéria. Matéria é o material físico do universo; é tudo o que tem massa e ocupa espaço.

1.2. Classificações da matéria As matérias podem ser classificadas de duas maneiras principais: quanto ao seu estado físico (gás, líquido ou sólido) ou de acordo com sua composição (elemento, subatância ou mistura). Estados da matéria: Uma amostra de matéria pode ser um gás, líquido ou um sólido. Estas três formas são chamadas de estados da matéria. Substâncias  Uma substância é a matéria que tem propriedades distintas e uma composição que não varia de amostra para amostra. Todas as substâncias são elementares ou compostas. As elementares não podem ser decompostas em substâncias mais simples, já as compostas são constituídos de dois ou mais elementos. Misturas  Combinações de duas ou mais substâncias nas quais cada uma mantém sua própria identidade química. Podem ser misturas homogêneas ou heterogêneas: * Homogêneas: São as misturas uniformes, que possuem as mesmas propriedades e aparência por toda a mistura. * Heterogêneas: Não têm a mesma composição, propriedades e aparência por toda a mistura.

1.3. Propriedades da matéria: Toda substância tem um conjunto único de propriedades que nos permitem reconhecê-la e distingui-la de outras substâncias. Propriedades físicas  Podem ser medidas sem alterar a identidade e a composição das substâncias. Propriedades químicas  Descrevem como uma substância pode se alterar ou reagir para formar outras. Mudanças físicas e químicas  Todas as mudanças de estado são mudanças físicas e não alteram a composição química. Nas mudanças químicas, uma substância é transformada em outra substância quimicamente diferente. Separação de misturas  As misturas podem ser separadas, devido às suas diferenças físico-químicas. Dependendo da mistura a ser separada, utiliza-se um dos métodos abaixo: Filtração Separação por cromatografia Destilação

1.4. Unidades de medida: * Unidades do SI (Sistema Internacional)  Com a finalidade de uniformizar os cálculos em medidas científicas, adotou-se unidades preferenciais, chamadas unidades SI. São sete unidades básicas: E alguns prefixos para adotar na notação científica:

* Unidades derivadas do SI  Existem também várias unidades derivadas das unidades básicas, tais como volume (m³) e densidade (kg/m³). Alguns equipamentos para medir volume.

1.5. Incerteza nas medidas: Os números obtidos a partir de medidas são sempre inexatos. Existem sempre limitações intrínsecas nos equipamentos de medida que levam a um erro, como erro do equipamento, erro humano etc. * Algarismos significativos: Em uma medida, admitindo-se a incerteza de mais ou menos determinado valor, aproxima-se o resultado de um número exato, pois admite-se que apenas um algarismo seja incerto. As regras para eles são: 1. Todos os dígitos diferentes de zero são significativos; 2. Zero entre dois dígitos diferentes de zero são significativos; 3. Zero além da vírgula decimal no final de um número é significativo; 4. Zeros antes e depois da vírgula, que precedem o primeiro digito diferente de zero em um número não são significativos. * Algarismos significativos em cálculos: A precisão do resultado é limitada à precisão das medidas utilizadas. Na multiplicação e na divisão o resultado terá o mesmo número de algarismos significativos da medida que tiver o menor número de algarismos significativos. Na adição e subtração, o resultado não pode ter mais números à direita da vírgula do que a parcela com o menor número de algarismos depois da vírgula. Os algarismos à esquerda da vírgula menores que 5 são dispensados, e os maiores são arredondados para cima.

1.6. Análise dimensional: Na análise dimensional incluímos as unidades durante todo o cálculo. O essencial na utilização da análise dimensional é o correto uso dos fatores de conversão de uma unidade para outra. Um fator de conversão é uma fração onde numerador e denominador são as mesmas grandezas expressas em unidades diferentes.

Referências bibliográficas: * Brown, Lemay e Bursten - “Química: A ciência central”, 7ª ed.. São Paulo: Pearson, 2005, capítulo 1.

Produção: Luis Felipe Brum Costa14456 Renata Martins Gomes14465 Universidade Federal de Itajubá ECO 2007