Mudança do padrão de acumulação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Macroeconomia e o Setor Agrícola
Advertisements

Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
Impactos sobre a economia brasileira da crise de 1929
SUMÁRIO 1. CENÁRIO INTERNACIONAL 2. CENÁRIO NACIONAL
TRANSFORMAÇÕES DA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE I HISTÓRIA RECENTE
Economia Brasileira Contemporânea 4ª edição Material de Apoio Didático
Assessoria Econômica da FEDERASUL
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Movimentos Internacionais de Fatores
Balanço de Pagamentos 1- Transações correntes
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
1964 – 1973: Da Recessão ao Milagre Econômico
Taxa de Câmbio e Balanço de Pagamento
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Economia Brasileira Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA
A INFLAÇÃO Saindo da recessão
Instrumentos de Política Macroeconômica
POLÍTICAS EXTERNAS POLÍTICA CAMBIAL: depende do tipo de regime de câmbio adotado: taxas fixas de câmbio ou taxas flexíveis. POLÍTICA COMERCIAL: alterações.
Parte IV: Transformações Econômicas nos Anos Recentes
A SUPERPRODUÇÃO DE CAFÉ
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA BRASILEIRA E INTERNACIONAL
Celso Furtado FEB Cap. XXVI – XXVIIII.
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
A DÉCADA PERDIDA PROBLEMAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
A INFLAÇÃO E O PAEG Em 1964, a inflação acelerou e aumentou o déficit do balanço de pagamentos; No início do governo militar, a estabilização da inflação.
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
INTRODUÇÃO À MACROECONOMIA
Parte II: Determinantes do Produto
Instituto de Economia – UFRJ
Perspectivas da Indústria Brasileira
TAXA DE JUROS (i) preço do crédito custo da moeda
O Modelo Desenvolvimentista no Brasil e o Processo de Substituição de Importações ( ) Adriano Nascimento.
MEDIDAS DA ATIVIDADE ECONÔMICA
Economia na Primeira República
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
JUSCELINO KUBITSCHEK (1956 – 1961)
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
Introdução à Macroeconomia
Abordagem Macroeconômica: Medidas da Atividade Econômica; O Lado Real.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Crise internacional e a resposta do Brasil
Universidade Estadual Vale do Acaraú -UVA
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
A Política Econômica do Governo Lula: avaliação e agenda de reformas
BRASIL REPÚBLICA VELHA
ESTABILIDADE DE PREÇOS VERSUS ALTO NÍVEL DE EMPREGO POLÍTICAS MACROECONÔMICAS PARA ATINGÍ-LAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS E POSITIVAS PARA A ECONOMIA.
Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
EXPANSÃO DAS EXPORTAÇÕES: QUAIS AS ALTERNATIVAS? Ricardo Markwald Fernando J. Ribeiro Seminário Cindes 23 de julho de 2010.
11 A gestação da economia cafeeira Amaury Gremaud Formação Econômica e Social do Brasil I.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
A ECONOMIA BRASILEIRA DE 1930 A 1945 : CRISE, MODERNIZAÇÃO E CRESCIMENTO INDUSTRIAL : PRINCIPAIS ASPECTOS DA POLÍTICA ECONOMICA PERIODOS:  GOVERNO PROVISÓRIODE.
A Industrialização Brasileira:
Ministério da Fazenda 1 1 Panorama da Economia Brasileira Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Guido Mantega Brasília 01/04/2008.
O governo Vargas No plano político Washington Luís - governo provisório Fim da hegemonia política e econômica do setor cafeeiro Criação.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
Aula 3 – economia cafeeira: formação do complexo cafeeiro Profa. Eliana Tadeu Terci Prof. Carlos Eduardo de Freitas Vian.
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Objetivos e Instrumentos
1) Admita uma economia aberta pequena, com mobilidade imperfeita de capital em relação ao exterior, e inicialmente com o balanço de pagamentos equilibrado.
Parte III Capítulo 14Gremaud, Vasconcllos e Toneto Jr.1 Parte III: Abordagem Histórica da Economia Brasileira Capítulo 14: Processo de Substituição de.
A ECONOMIA BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA Profa. Eliana Tadeu Terci.
UMA ABORDAGEM HISTÓRICA DA ECONOMIA BRASILEIRA O PROCESSO DE SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕE Aula 1 CURSO COMEX-UNIS Prof. Ms. Frade.
Transcrição da apresentação:

Mudança do padrão de acumulação A forma assumida pela industrialização brasileira, pelo menos entre 1930 e 1960, foi de substituição de importações. Este processo se inicia pela mudança do padrão de acumulação que ocorre nos anos 1930. A mudança ocorre com o deslocamento do centro dinâmico da economia: a determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como a demanda externa (base de uma economia agroexportadora) e passa a depender de elementos ligados ao mercado interno, como o consumo e o investimento doméstico. Economia Brasileira 1

As políticas de manutenção da renda A política de “manutenção da renda”: política de defesa do café: estocagem e queima de café. Esta política, financiada em parte com crédito e emissão de moeda, sustenta a demanda agregada, mantendo o emprego e a renda. Ela é considerada uma típica política keynesiana. O Deslocamento da demanda”: O problema de BP é enfrentado com controles e desvalorização cambial; produtos importados se tornam mais caros e difíceis de serem adquiridos; as dificuldades de importação deslocam a demanda que foi mantida dos produtos antes importados para a produção nacional; A queda de rentabilidade do setor cafeeiro faz com que o capital flua para outros setores. Setores domésticos (industria) aumentam sua importância frente aos exportadores (agricultura) Economia Brasileira 1

Características do Processo de Substituição de Importações (PSI) É uma industrialização fechada pois: É voltada para dentro; visa o atendimento do mercado interno; depende de medidas que protegem a industria nacional; Desvalorização cambial; controles cambiais; taxas múltiplas de cambio; tarifas aduaneiras. O PSI: a seqüência lógica: Inicio com um estrangulamento externo gerando escassez de divisas; o governo tenta controlar a crise por meio de medidas que dificultam as importações e acabam por proteger a indústria nacional. gera-se uma onda de investimentos nos setores substituidores de importação, aumentando a renda nacional e a demanda agregada; novo estrangulamento externo em função do próprio crescimento da demanda (volta a 1) O motor do PSI é o estrangulamento externo. É uma industrialização por etapas: apesar de ao final se buscar uma industria completa, a industrialização se faz por partes (rodadas)a pauta de importações ditava a seqüência dos setores objeto dos investimentos industriais Economia Brasileira 1