Características fundamentais de uma boa aula
Técnicas Cada um tem a sua própria É bom procurar aperfeiçoar / aprimorar Não perder a individualidade / personalidade O diferencial está no esforço para se aprimorar e não na diferença de personalidade
Pontos fundamentais de uma boa aula Domínio; competência quanto à V.Central Clareza e correção Criatividade Humor Preparação prévia Postura Conhecer as necessidade do público Recursos
Metas permanentes do Preletor/Orientador/Professor Reorganizar os recursos disponíveis Aprender mais e melhor Observar uma situação por vários pontos de vista Buscar estratégias mais apropriadas Aperfeiçoar, eliminar, alterar, atualizar Introduzir Harmonizar Humildade Delicadeza e cuidado Respeito
A aula deve levar em conta: público finalidade momento ambiente Para quem O que Quando Onde Atividades variadas- fazer adequações - políticos / empresas / escola / Seicho-No-Ie
Para uma aula atraente: Domínio, competência Humildade, gentileza, docilidade, carinho nas palavras, nas ações Preparação da aula (aula confusa = aula mal preparada) O QUE AFASTA O PÚBLICO: Arrogância, esnobismo, sarcasmo, ironia
Aula A aula é como uma árvore: Tronco ( ideia central) Ramos (subtemas, subdivisões) Folhas (relatos – estudo de casos) Nunca fugir do tema. Pode-se desviar do roteiro, mas nunca do tema.