Características fundamentais de uma boa aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Avaliação Institucional
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
A importância do relatório mensal
VALORES QUE APROXIMAM DE DEUS.
O sucesso do trabalho pedagógico
42 coisas para eu me lembrar de fazer todos os dias da minha vida
Planejamento - Professor
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Transferência de aprendizagem
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
Trabalhando com Grupos
MERCADO DE TRABALHO.
PLANEJAMENTO E DURANTE TODA A
O que é ensinar história?
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
Capacitação e Atualização para Diretores de Serviço da Área Acadêmica
Gerenciamento de Sala de Aula
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
O que queremos fazer hoje?
O Que faz um Professor ser Excelente ?
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Variante de Cozinha - Pastelaria
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Manual de orientação EAD Gestão de Pessoas.
Orientações sobre o Estágio II
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
COMO APRESENTAR UM TRABALHO CORRETAMENTE
Objectivos do Workshop Introduzir uma parceira mais efectiva entre escolas e universidades para o treinamento inicial de professores através de desenvolvimento.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Existe igualdade de oportunidades? Escola atualEscola antiga Contextualização temporal  Secciona os alunos  Fábrica  Procura respostas diversificadas.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
Competências básicas para o sucesso profissional..
PGDI Plano de Gestão do Desempenho Individual
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
BALANÇO DE METAS 2012 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2013 Escola da Advocacia - Geral da União (EAGU)
 Nome:  Apelido:  Palavra negativa:  Palavra positiva:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Gestão do Desempenho Organizacional Fundamentos Administrativos
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Características fundamentais de uma boa aula

Técnicas Cada um tem a sua própria É bom procurar aperfeiçoar / aprimorar Não perder a individualidade / personalidade O diferencial está no esforço para se aprimorar e não na diferença de personalidade

Pontos fundamentais de uma boa aula Domínio; competência quanto à V.Central Clareza e correção Criatividade Humor Preparação prévia Postura Conhecer as necessidade do público Recursos

Metas permanentes do Preletor/Orientador/Professor Reorganizar os recursos disponíveis Aprender mais e melhor Observar uma situação por vários pontos de vista Buscar estratégias mais apropriadas Aperfeiçoar, eliminar, alterar, atualizar Introduzir Harmonizar Humildade Delicadeza e cuidado Respeito

A aula deve levar em conta: público finalidade momento ambiente Para quem O que Quando Onde Atividades variadas- fazer adequações - políticos / empresas / escola / Seicho-No-Ie

Para uma aula atraente: Domínio, competência Humildade, gentileza, docilidade, carinho nas palavras, nas ações Preparação da aula (aula confusa = aula mal preparada) O QUE AFASTA O PÚBLICO: Arrogância, esnobismo, sarcasmo, ironia

Aula A aula é como uma árvore: Tronco ( ideia central) Ramos (subtemas, subdivisões) Folhas (relatos – estudo de casos) Nunca fugir do tema. Pode-se desviar do roteiro, mas nunca do tema.