Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estrutura de Mercado Pool
Advertisements

12 de Dezembro de 2002 Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrando: Rogério Dias Paulo Orientador: Professor Doutor Adriano Carvalho.
Análise e desenvolvimento de Comunicação e Computação móvel em Sistemas de Automação. Aluno: Gustavo Fernandes Orientador: Adriano Carvalho.
Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes.
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DE PERFIS DE CONSUMIDORES DE ENERGIA ELÉCTRICA DE MÉDIA TENSÃO USANDO TÉCNICAS DE DATA MINING ORIENTADORES: PROFESSOR ANTÓNIO MACHADO.
Marketing: Introdução
Criado em 2003 com o objetivo de auxiliar o Produtor Rural a obter melhores condições na comercialização Soja; Buscar alternativas de financiamento do.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia de Construção Civil Grupo de Tecnologia e Gestão da Produção Orientador:
6. Conclusões: Licenciatura em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores – Ramo de Sistemas de Energia Projecto, Seminário ou Trabalho de Fim de Curso 2003/2004.
Faculdade de Engenharia da UP
Arthur Barrionuevo Filho - EESP 1 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP - FUNDAP PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA Intervenção.
O Conselho de Reguladores do MIBEL Carlos Tavares Madrid, 19 de Setembro de 2007.
Introdução ao Composto de Marketing
P4 Ao preço p4 > p3 qual a quantidade que os consumidores domésticos estariam dispostos a comprar? E que quantidade seria produzida no país? Em uma economia.
E-Business a Nova Economia
MERCADO IBÉRICO de ELECTRICIDADE
Inovação e Transferência de Tecnologia Fevereiro 2003 Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia PROGRAMA PREN (Assignment 1) Trabalho realizado por:
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
Sistema de Alimentação
Nuno Orientador: Prof. João Paulo Tomé Saraiva Apoio no INESC:
PMBOK 5ª Edição Capítulo 12
Regulamento das Relações Comerciais 2001 ge-see. Grandezas a medir para aplicação das tarifas Potência contratada Potência em horas de ponta Energia activa.
Características das estruturas do mercado da EE
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de transporte de energia eléctrica Gestão de Energia em S.E.E.
Funções da entidade concessionária da RNT
Funções do distribuidor vinculado
2004/2005 MEEC - Gestão de Energia em Edifícios e na Indústria 1 Certificação energética de edifícios Álvaro Gomes.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Sessão #12 | 30 Junho 2010 :: :: :: Sessão #12 :: Estratégias de licitação de um agente produtor no mercado de energia eléctrica :: Price taker vs.
- 1 - Gestão de Congestionamentos nas Interligações em Mercados de Energia Eléctrica Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa.
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
Formação Galp Energia Modelação e Simulação de Mercados de Energia Eléctrica :: Sessão #14 :: Mecanismos de alocação de capacidade e de gestão de congestionamento.
ECR: Efficient consumer response
Subgrupo 1:Jessica Magalhães e Larissa Gonçalves.
Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia WASTENET Mercado de resíduos Apresentação Por : Ana Sofia Mascarenhas José Mangueira Inovação e Transferência.
- 1 - ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Simulação do mercado de energia eléctrica usando o GAMS Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor.
Business to Business – B2B
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Mestrado em Engenharia e Gestão da Tecnologia Políticas de Ciência e Tecnologia IPCTN Resposta e Comentários João Silva Paulo Anastácio Ricardo.
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
- 1 - Sessão #15 | 28 Julho 2010 :: :: :: Sessão #15 :: Análise e simulação do mecanismo de market splitting. Estudo de caso: MIBEL Jorge de Sousa Professor.
Projecto de Automação 2001/2002 Máquina de Corte e Chanfro de Componentes Cerâmicos Autores: Germano Veiga Rui Homem Orientadores: Prof. José Santos Eng.
Julho de 2004Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia - Apresentação da Dissertação de Mestrado - “ Metodologias de Resolução de Congestionamentos:
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
João Santana ERSE / IST João Santana ERSE / IST MESTRADO EM ENGENHARIA E GESTÃO DA TECNOLOGIA 11 de Outubro de 2003 ENERGY MARKET LIBERALISATION: THE REGULATOR.
O plano de Negócio.
Crisiane Rezende Vilela de Oliveira Orientador: Prof. Celso Carnieri
Aquisição de recursos patrimoniais: Empreendimentos e equipamentos
Regulamento de Acesso às Redes e às Interligações Gestão de Energia em S.E.E.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Cenários de liberalização do mercado de electricidade Actividade de comercialização de “retalho” Gestão de Energia em S.E.E.
- 1 - Sessão #3 | 3 Maio 2010 :: :: :: Sessão #3 :: Despacho Económico de Grupos Térmicos de Produção de Energia Eléctrica Jorge de Sousa Professor Coordenador.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
- 1 - Sessão #7 | 26 Maio 2010 :: :: :: Sessão #7 :: Modelação e integração de fontes de produção não despacháveis no sistema electroprodutor com aplicação.
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
Mestrado Eng. Electrotécnica e de Computadores IST-ISEP 2004/06
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Infraestrutura laboratorial para experimentação remota Orientador Prof. José Manuel Martins Ferreira.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores.
OBJECTIVOS  Conferir ao estágiario expriência na análise e controlo de redes electricas.  Verificar através do software de simulação “Powerworld” a viabilidade.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Estrutura da Cadeia Logística
Divisão de Telecomunicações DESENVOLVIMENTO DE MODELO MATEMATICO PARA REDES DE MÉDIA TENSÃO EM APLICAÇÕES PLC (POWER LINE CARRIER) MAIO DE 2007 Diogo da.
PLANO DE NEGÓCIOS MODELO CANVAS
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
Transcrição da apresentação:

Curso de Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Sistemas de Energia Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC

12 Dezembro 2002André Sá - 2 Prof. João Paulo Tomé Saraiva MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Título: Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Aluno: André Fernando Ribeiro de Sá Orientador: Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC

12 Dezembro 2002André Sá - 3 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC 1 - Estudo aprofundado do processo de reestruturação do sector eléctrico a nível mundial, dando uma atenção especial à legislação portuguesa, ao MIBEL, e à Directiva da Comunidade Europeia. Caracterização Sumária do Projecto:

12 Dezembro 2002André Sá - 4 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Caracterização Sumária do Projecto: 2 – Construir um ambiente de simulação do mercado de energia eléctrica considerando uma organização do tipo Pool. Este ambiente de simulação deverá aceitar ofertas de compra e venda de energia eléctrica, por forma a obter o preço de mercado [implementação em Visual Basic]. quantidade Preço das ofertas de compra Preço das ofertas de venda Quantidade negociada Market Clearing Quantity Preço de Mercado Market Clearing Price preço

12 Dezembro 2002André Sá - 5 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Caracterização Sumária do Projecto: 3 – Construir um ambiente de simulação do sistema de energia eléctrica usando o despacho obtido pelo simulador de mercado e verificando a viabilidade técnica das restrições do sistema - trânsito de potências AC [Newton- Raphson] e uma formulação linearizada de um mercado de ajustes [implementação em Visual Basic do Simplex].

12 Dezembro 2002André Sá - 6 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Caracterização Sumária do Projecto: Potência e nós. Congestio- namento Congestio- namento Produtores Comercializadores Consumidores Elegíveis Operador de Mercado Pool Propostas:. preço;. potência;. nós; Restrições de rede Despacho dos geradores Despacho dos serviços auxiliares Informação para redes de transmissão Operador de Sistema ISO Potência e nós. Contratos Bilaterais Físicos

12 Dezembro 2002André Sá - 7 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Caracterização Sumária do Projecto: 4 – Completar o ambiente de simulação através de utilização de um interface em html, para fornecimento dos dados respeitantes às ofertas de compra/venda e divulgação dos resultados.

12 Dezembro 2002André Sá - 8 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Principais Objectivos a Atingir: Aquisição de conhecimentos numa área estratégica para o funcionamento de redes eléctricas; Desenvolvimento de uma aplicação computacional para simulação do ambiente de mercado e de sistema.

12 Dezembro 2002André Sá - 9 MEEC – Sistemas de Energia – Edição 2001/2003 Simulador de Operadores de Mercado e de Sistema em Mercados de Electricidade Adoptando um Modelo AC Plano e Calendarização do Projecto: