Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS TERAPIAS NÃO CONVENCIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA Picinini-Teixeira J.B.(docente); Barreto B.B (docente); Cividini P.R. (Discente); Aquino L. O. (discente);
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
Cultivo de plantas medicinais
Programa de Plantas Medicinais: uma articulação entre a UFJF e o Instituto Estadual de Educação (IEE) HONORATO, Aldeir Félix; SOARES, Thaís de Andrade.
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
NÚCLEO DE PROJETOS ESPECIAIS
JARDIM DE PLANTAS MEDICINAIS FARMÁCIA VIVA
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
RESUMO O Encontro Regional dos Estudantes de Economia do Nordeste - ERECO é um dos eventos mais tradicionais.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE EDIFICAÇÕES E AMBIENTAL
Suplementação e Saúde Boa noite a todos!! O objetivo dessa apresentação é falar não de um produto ou de uma indicação específica de suplementação, mas.
II Encontro de Educação e Saúde
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
AULA 2: Cultivo e beneficiamento de plantas medicinais
Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A PRÁTICA DA FITOTERAPIA EM PINHAL DA SERRA
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Projeto Farmácias Vivas
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
¹ ² Instituição de Ensino Superior - IES ¹ ²
ALUNO PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS ALMEIDA
Tecnologias em Terapêuticas Neoesotéricas: Religiosidades e cuidados paliativos em Teresina-PI. Dra. Francisca Verônica Cavalcante.¹, Ianne Paulo Macêdo².
Agenda Verde Escolar Um projeto desenvolvido por todos
Nome: Victória Melo Nº. 31 1ºEM Profª. Carol
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
A Importância das tecnologias no mundo
“Horta na Escola” “Conscientização Ambiental.”
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
De 29 a 31 de Outubro de 2008 Faculdade de Ciencias Agronomicas – FCA – UNESP – Campus de Botucatu/SP INTRODUÇÃO O aumento populacional, assim como o desenvolvimento.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
Política Educacional Brasileira
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Vera Lucia Reis, Inciativa MAP,
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Tópicos Especiais em Saúde
Princípios Pedagógicos da EaD na Contemporaneidade. Preparação adequada do instrutor, apoio e tutoria.
Metodologia do Trabalho Acadêmico
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
COLÉGIO Professora: Paula Aluna: Ana Laura Ano: 5º.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
CONSTRUÇÃO DE UMA COMPOSTEIRA SUSTENTÁVEL COM A REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET EM PROL DO REAPROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORGÂNICOS NA EEEFM PROFª. BENVINDA.
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
18/08/11 Farmacovigilância de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Araraquara-SP–Brasil Botelho VT 1, Straci MS 1, Frederico NR 2, Figueiredo WM 2, Quilez.
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
UMA ANALISE SOBRE A AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Andresa Kuczkowski Juliêta Patricia Bolina Mariane Santos Muriel Fernandes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
SERVIÇO DE PSICOLOGIA - CEDEBA
Transcrição da apresentação:

Programa de Plantas Medicinais: a Fitoterapia na Casa do Adolescente LIMA, Karen Kelly – Acadêmica do curso de Enfermagem/UFJF; HONORATO, Aldeir Félix - Acadêmico do curso de Farmácia-Bioquímica/UFJF; ANTUNES, Fernanda Figueiredo; CALIL, Zaine Oliveira; BARBOSA, Patrícia Reis; JUNQUEIRA, Valesca de Castro – Acadêmicas do curso de Medicina/UFJF; PICININI TEIXEIRA, João Batista – Prof. Dr. e orientador do projeto. Universidade Federal de Juiz de Fora INTRODUÇÃO Em tempos remotos a fitoterapia era considerada manifestação divina, sendo a utilização de plantas medicinais tão antiga quanto a própria civilização. Hoje, sabe-se que o poder das plantas, é na verdade proveniente de sua composição química. Embora continue a fazer parte da cultura popular de muitos povos por fatores culturais, religiosos e históricos. Com os avanços científicos da Fitoterapia, a população vem se beneficiando da prática adequada dessa ciência. O crescimento da fitoterapia ganhou força com o isolamento de substâncias vegetais (princípios ativos). O projeto, realizado na Casa do Adolescente, em Juiz de Fora, MG, sob supervisão do Programa de Plantas Medicinais da UFJF contou com a participação de estagiários que elaboraram e ministraram aulas sobre cultivo, secagem, armazenamento e uso correto de plantas medicinais, históricos da Fitoterapia e conhecimento de algumas espécies medicinais. OBJETIVOS Sabendo da necessidade de se levar conhecimento à população, principalmente aos seguimentos mais carentes, o Programa de Plantas Medicinais com o projeto Hortos Medicinais, em parceria com a Casa do Adolescente, visa, principalmente, difundir o conhecimento de plantas medicinais, ensinando desde o plantio até a utilização correta das mesmas às crianças e adolescentes, que freqüentam a instituição, tudo isso com o fim de promover o uso racional de plantas medicinais, conscientizando a todos dos benefícios e riscos que envolve o uso de cada uma delas. MATERIAIS E MÉTODOS Foram ministradas aulas sobre cultivo, secagem, armazenamento e uso correto de plantas medicinais, históricos da Fitoterapia e conhecimento de algumas espécies medicinais. As aulas constituíram-se de duas partes, uma teórica e outra prática. A parte teórica é composta por explicação básica e geral sobre as plantas medicinais, incluindo suas utilidades terapêuticas, toxicidades, formas de preparo e observações essenciais. A parte prática se caracteriza pelo ensinamento do cultivo e preparo das formas farmacêuticas das plantas medicinais. Tais atividades são desenvolvidas na Casa do Adolescente no Bairro Linhares em Juiz de Fora/MG, desde março de 2005. RESULTADOS Os alunos demonstram interesse, participam das atividades práticas, como cultivo de plantas medicinais na Casa do Adolescente, onde se construiu um horto medicinal e uma horta comunitária. As mudas foram fornecidas pelo Horto da Faculdade de Farmácia e Bioquímica e pela Fazenda Santa Cândida da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da PMJF. O material cultivado é aproveitado na merenda escolar e utilizado na forma de chás pela comunidade e familiares. Assim, buscou-se implementar o conhecimento da fitoterapia sem perder de vista o preceito que norteia o presente projeto: o trabalho pratico e educacional são as grandes ferramentas de mudança da sociedade. Programa de Plantas Medicinais e Terapias não Convencionais- UFJF www.ufjf.br/proplamed