Encontro de Educadores Pólo Uberlândia. Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Como produzir um jornal escolar
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
III Formação de Português Ensino Regular – PAT1cf III e IV e Todos pela Aprendizagem 14 de junho
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO Dia Escolar - 16/05/09
Programa Algar Educa “Educação Integral”
Programa Algar Educa º Encontro de Formação de Líderes.
1º Encontro de Educadores 2012
Prêmio Alexandrino Garcia – Categoria Educação – Comissões Julgadoras Regionais . Criação Consultoria.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Programa aluno pesquisador
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
ABC na Educação Científica Mão na Massa
Carla Lima Massolla Aragão da Cruz Nilcéia Benício Lima de Souza
III Encontro de Boas Práticas
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Encontro de Capacitação de Professores 13/04/2007
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
Programa Ler e Escrever
Estudante, pesquisador, autor.
Objeto de Aprendizagem Língua Solta
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Universidade Federal do Amapá
As Dificuldades para o Ensino e aprendizagem da Filosofia na Educação Básica Pública. E.E.P. FRANCISCO BRANT Prof. Supervisor: Westerley A. Santos.
Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
III Encontro de Boas Práticas
Teoria da Computação Prof. Fabiano Sabha.
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Oficina de Apropriação de Resultados
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.
MARCUS VINICIUS BATISTA NASCIMENTO
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
Abrir o Apetite Poético
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Transcrição da apresentação:

Encontro de Educadores Pólo Uberlândia

Síntese Geral da Formação Presencial de Educadores

Datas do encontro: 21 e 22 de março Local: Unialgar - Uberlândia Cidades participantes Número de participantes presentes Araguari07 Araxá05 Divinópolis09 Franca18 Ituiutaba09 Itumbiara09 Cidades participantes Número de participantes presentes Pará de Minas10 Patos de Minas10 Patrocínio05 S. J. Rio Preto06 Uberaba11 Uberlândia20 Total: 119 participantes presentes

Resumo da Pauta Objetivo do Encontro – Retomar os princípios gerais do Programa Algar Educa, tal como foi em 2011 para dar continuidade em – Discutir a relação entre as dimensões do ensino de Língua portuguesa e a noção de desenvolvimento humano. – Experimentar modelos de análise da aula de português, com subsídio nos quais será possível elaborar propostas de intervenção na escola. Conteúdos – Apresentação do Programa e das perspectivas para – As dimensões do ensino da língua portuguesa e sua relação com a educação integral e o desenvolvimento humano. – Modelos de análise das dimensões do ensino da língua portuguesa nas aulas de português (análise de livros, relatos de experiência e aulas gravadas).

Irandé ANTUNES, Aula de português – Encontro & Interação. São Paulo: Parábola, 2003 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Irandé ANTUNES, Muito além da gramática. São Paulo: Parábola, 2010 (Este livro faz parte da Biblioteca do Professor, do MEC) Suzana HERCULANO-HOUZEL, O cérebro nosso de cada dia. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007 Suzana HERCULANO-HOUZEL, Cérebro: guia do proprietário. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Suzana HERCULANO-HOUZEL, Neurociência do aprendizado. São Paulo: ATTA, 2002 (DVD) Elvira Souza LIMA, Neurociência e Aprendizagem. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Leitura. São Paulo: Inter Alia, Elvira Souza LIMA, Neurociência e Escrita. São Paulo: Inter Alia, Maira Teresa A. FREITAS & Sérgio Roberto COSTA, Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: Editora da UFJF, Bibliografia Básica

Avaliações

Do total de 119 participantes presentes, 114 (95,80%) responderam à avaliação. Os participantes que se abstiveram de responder à avaliação foram: CidadeNome do participante DivinópolisAna Luisa Gontijo (Diretor) – EM Prof. Darcy Ribeiro ItumbiaraAdriana Santos Prateado (Diretor) – EM Vinícius de Aquino Ramos S. J. do Rio PretoRenata Rodrigues Madi (CP) – EM Darcy Ribeiro UberlândiaMarinésia Costa Freitas (Diretor) – EE Prof. Américo R. Giannetti UberlândiaNádia Cristina Silva (Professor) – EM Prof. Gláucia S. Monteiro

Os dados do gráfico a seguir apresentam o consolidado da avaliação do pólo de Uberlândia das doze cidades. Nos próximos slides, o desempenho de cada item avaliado por cidades.

Conteúdo Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

Metodologia Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

Duração Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

Infraestrutura Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

Formadores Os números indicam o total de respostas da cidade, na categoria

Sugestões Das 114 avaliações recebidas, 78 (69%) vieram com comentários nas Sugestões e Comentários. Nas demais, esse item opcional não foi preenchido. Classificando essas sugestões usando as mesmas categorias (conteúdo, metodologia, infraestrutura, duração e formadores) da primeira parte da avaliação, o resultado é o que está indicado na tabela a seguir.

Categoria 1: Conteúdo * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Destaque e elogios à importância do tema e do conteúdo da formação 24% (20 vezes) Solicitação de que se ampliem atividades de análise de livros, aulas e outros materiais nas próximas formações 11%

Categoria 2: Metodologia * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentáriosFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Aumentar o número de atividades práticas e de análises 6% Primeiro dia cansativo6% Separar o Seminário Inicial da Formação1,5% Ter mais tempo de formação presencial1,5%

Categoria 3: Duração * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Reestruturar o tempo da formação, para garantir mais discussões em grupos e menos atividades na plenária. 26%

Categoria 4: Infraestrutura * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Melhorar as acomodações do hotel10% Providenciar crachás de identificação para todos os participantes 4% Diminuir o número de hóspedes por quarto – três hóspedes é excessivo 4% Realizar a formação no hotel2,5% Mais microfones para as discussões na plenária 1,5% Separar o Seminário Inicial da Formação do Educa, porque foi muito cansativo 1,5%

Categoria 5: Formadores * A frequência considera apenas as 78 (100%) avaliações com comentários ComentárioFrequência* no total das 78 avaliações com comentários Elogios aos formadores4%

Algar Educa Assessoria Educacional Criação Consultoria Av. Santo Amaro, 1817, sala – São Paulo, SP (11)