Ocupação do norte do Paraná

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
Advertisements

Brasil Maior país e maior população da América do Sul
Professor Reginaldo (Geografia/atualidades)
As conseqüências do avanço da cana
HIDROGRAFIA DO PARANÁ.
“OS EMPREGADOS DOMÉSTICOS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL”
Aids no Brasil 1980 – 2007 Novembro, 2007
PERPECTIVAS DO GÁS NATURAL NO MERCADO
AMARRIBO - Amigos Associados de Ribeirão Bonito
E.E profª. Nair Palácio de Souza
Violência 2ª Série EM Prof. Márcio.
GEOGRAFIA PROF. LEANDRO.
O desejo de ocupar a grande área inexplorada do Paraná era antigo
Articulação de Políticas para o Desenvolvimento do Brasil Rural
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Mortalidade - Exercícios
PARANÁ.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ERECHIM
Rede Pantanal: Rede Pantanal: FORTALECENDO A CONSERVAÇÃO E A SUSTENTABILIDADE PANTANEIRA Rafaela D. Nicola MSc. Ecologia e Conservação Coordenadora do.
IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DE LONGO PRAZO DA EXPANSÃO AGROPECUÁRIA NO BRASIL: REVOLUÇÃO INVISÍVEL E INCLUSÃO SOCIAL Regis Bonelli.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
2.3 O Brasil em números 187,7 milhões de habitantes (estimativa IBGE,07/2008) Quinto maior contingente populacional do planeta. 1º China 2º Índia 3º.
Geografia Santa Catarina Professor Edson.
População Paraibana População absoluta: (2009).
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
EDUCAÇÃO DA JUVENTUDE NA PROVÍNCIA
Quem é o jovem brasileiro?
CENTRO SUL.
LINHA PINHÃO CURITIBA – 321 ANOS
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
MARCOS AURÉLIO LIMA DE OLIVEIRA
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Capitão Leônidas Marques viaje no tempo com as fotos
EMPREGO FORMAL NA BAHIA PRINCIPAIS RESULTADOS DA RAIS 2010 Dipeq/Copes.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional Setembro 2012
SISTEMA ESTADUAL DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
Longevidade.
Análise dia 15 de maio de 2014.
REGIÃO SUL CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF. ARILSON C. SILVA.
Agricultura Brasileira
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Aspectos históricos. CONQUISTA E POVOAMENTO Primeiro núcleo de povoamento da região: Vila de Paranaguá em 1649; Até fins do século XVI: apenas populações.
Demografia Brasileira
TRABALHOS NO PARQUE EÓLICO PIAUI
Atividades do PECT - Paraná Municípios prioritários Supervisões realizadas:  12/05: Curitiba  14/05: Colombo  21/05: Pinhais  26/05:
Terras Alphaville Linhares
Rio Verde - Goiás - Brasil
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
PROJETO URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS NO TECIDO URBANO
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
BRASIL Extensão territorial Km²;
17. Convenção FACIAP Foz do Iguaçu O que é uma ADR ? Papel / Serviços A rede das ADR´s no Paraná Importância.
Identidades de Cachoeira do Campo Nosso Calendário
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 – POPULAÇÃO BRASILEIRA
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
COMPLEXOS REGIONAIS.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
CARACTERIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Curso de Especialização LOCAIS EM QUE ESTÁ OCORRENDO O CURSO em 2009.
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,
SANEAMENTO E URBANIZAÇÃO DE FAVELAS
Taekwondo nas UPS faixa preta 6° dan Fernando Madureira
GEOGRAFIA DO PARANÁ.
Unidade 1 O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS O SUDOESTE DO PARANÁ ASPECTOS GERAIS.
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
Espírito Santo Histórico.
Transcrição da apresentação:

Ocupação do norte do Paraná 1904: início da ocupação da região de Cambará (Norte Velho). Neste período, nas terras à oeste do rio Tibagi, a ocupação se dava lentamente por ações ineficazes do Estado; 1922: o governo estadual começa a conceder terras a empresas de colonização e em 1924 inicia-se a história da Cia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista na região norte.

Ocupação do norte do Paraná Apesar do início meio frustrante em decorrência dos baixos preços agrícolas no mercado internacional, o desenvolvimento teve início, com a companhia ganhando o slogan de “a mais notável obra de colonização que o Brasil já viu”; A repartição dos terrenos se deu em lotes relativamente pequenos. Os ingleses promoveram, desta forma, uma “verdadeira” reforma agrária, sem intervenção do Estado, no Norte do Paraná.

Ocupação do norte do Paraná 1ª catedral de Londrina, inaugurada em 19 de agosto de 1934 1938: Colégio Mãe de Deus nas atuais instalações 1935: 1ª estação rodoviária de Londrina Londrina surgiu em 1929, como primeiro posto avançado deste projeto inglês. No dia 21/08/1929, chegou a primeira expedição da Companhia ao local denominado Patrimônio Três Bocas; O nome Londrina foi uma homenagem prestada a Londres – “pequena Londres”. A criação do Município ocorreu cinco anos mais tarde, através do Decreto Estadual n.º 2.519, assinado pelo interventor Manoel Ribas, em 3 de dezembro de 1934. Sua instalação foi em 10 de dezembro do mesmo ano.

A geada de 1975: em julho de 1975 a geada chegou sinistra, disfarçada de chuva. Sem aviso, a geada queimou o “ouro verde” do Norte do Estado, esteio da cafeicultura brasileira. A madrugada do dia 18, sexta-feira, foi de perplexidade. Nas horas mais frias os termômetros despencaram e de repente nada mais restou;

População paranaense: 10.590.169 Principais cidades (tamanho da população – Censo de 2010) Curitiba: 1.751.907 Londrina: 506.701 Maringá: 357.077 P. Grossa: 311.611 Cascavel: 286.205 S. J. dos Pinhais: 264.210 F. do Iguaçu: 256.088 Colombo: 212.967 Guarapuava: 167.328 Paranaguá: 140.469 Indicadores socioeconômicos Crescimento demográfico: 9% (entre 2000 e 2010 ) População urbana: 85,3% (2010) Acesso à água: 87,1% Acesso à rede de esgoto: 71,5% Mortalidade infantil: 18,6 por mil Analfabetismo: 6,5% Analfabetismo funcional: 19% Obs.: exceto crescimento demográfico e população urbana, todos dados de 2007.

Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência IVJ: O Índice de Vulnerabilidade Juvenil fez um estudo em 266 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, analisando o quanto a população de 12 a 29 anos está exposta à violência. O estudo mostra que o grau de exposição dessa faixa etária à violência é considerado muito alto em 10 cidades: Itabuna (BA), Marabá (PA), Foz do Iguaçu (PR), Camaçari (BA), Governador Valadares (MG), Cabo de Santo Agostinho (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Teixeira de Freitas (BA), Linhares (ES) e Serra (ES). Maringá figura com o IVJ de 0,284, índice considerado baixo, e aparece como a cidade que menos expõe jovens à violência no Paraná. Entre os municípios menos vulneráveis à violência no Brasil, Maringá esta na 27.ª colocação. Revista Época (24/11/2009)

IDH dos estados brasileiros

Reservas indígenas do Paraná Existem no Estado aproximadamente 9015 Indígenas, habitando 85.264,30 hectares de terra. Esta área está distribuída em 17 terras abrigando as etnias Kaingang, Guarani e 6 remanescentes do povo Xetá.