CIÊNCIAS HUMANAS Orientação Geral

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEMOCRACIA.
Advertisements

ERA VARGAS ( ).
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
O governo João Goulart Prof. Ms. Wladmir Coelho
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
NEOLIBERALISMO E SUAS FACES
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Balanço da Atuação do Governo
Escola Superior de Guerra
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Rumos da América Latina no Século XX
O Caráter Autoritário do Desenvolvimento Capitalista no Brasil
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
Curso Direito à Memória e à Verdade
A globalização econômica nos anos 1990
Curso Direito à Memória e à Verdade
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
Transformar é possível....
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
AFRODESCENDENTES.
Pai dos pobres e Mãe dos Ricos
O NEOLIBERALISMO.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
História nas atuais propostas curriculares
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
Democracia.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
DIREITO ECONÔMICO Douglerson Santos. Histórico do Direito Econômico O que levou à Crise de 1929? O que levou.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Sociologia Por quê?.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revisão P3 História pontos importantes!
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
o interregno democrático e o golpe de 1964
POPULISMO NA AMÉRICA LATINA E NO BRASIL ( )
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
O pensamento liberal Capítulo 18.
História do Brasil republicano
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
A Crise de 1929 Contexto histórico:
Repressão e fechamento político
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
SOCIOLOGIA Revisão. Max Weber 1. As ideias não determinam a sociedade, mas elas são importantes, ou seja, elas influenciam. O que são os tipos ideais?
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
O povo vai às ruas! No final da década de 70, a sociedade brasileira estava muito descontente. A população não aguentava mais a situação econômica,
FÓRUM SINDICALISMO, POLÍTICA E CIDADANIA André Santos – assessor parlamentar do DIAP e Especialista em Política e Representação Parlamentar CNPL Confederação.
Instituições Políticas Brasileiras Prof. Octavio Amorim Neto EPGE/FGV-RJ.
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
O Estado na Economia Globalizada
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A REFORMA GERENCIAL DO ESTADO BRASILEIRO Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara Prof. Msc. Alexandre Gazeta.
Transcrição da apresentação:

CIÊNCIAS HUMANAS Orientação Geral A área de “Ciências Humanas” inclui os conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Sociologia e Filosofia, dialogando com as demais áreas das Ciências Sociais. Aplica-se a perspectiva interdisciplinar na identificação e análise dos fenômenos sociais, por meio da articulação entre experiências históricas, conceitos e dinâmicas culturais de forma contextualizada. A abordagem ancora-se em três eixos e busca integrar o contexto brasileiro ao mundial, respeitando as particularidades locais e regionais e privilegiando processos sócio-históricos situados entre meados do século XVIII e a atualidade. A partir da utilização de diferentes fontes teóricas e de registros e documentos variados, procura-se avaliar o domínio dos conhecimentos exigidos, em articulação com as diversas temporalidades e dimensões dos fenômenos sociais. Eixos da Área Sociedade, tempo e espaço Política, cidadania e cultura Economia, trabalho e tecnologia

1ª. Questão: Alternativa: a; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa:  Processo social e histórico de constituição da sociedade brasileira: heranças coloniais; Subitem do programa: Dependência e desenvolvimento econômico; Objetivo: Reconhecer os conflitos e negociações políticas na formação, consolidação e transformações da organização do Estado; Comentário da questão: Com a abertura dos portos, em 1808, o Brasil passou a ter contato direto com os mercados europeus, para onde passou a exportar produtos primários sem as amarras do exclusivo metropolitano, e consolidou sua posição de exportador de produtos agrícolas e importador de artigos industrializados.

2ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa:  Identidade, alteridade, etnia, raça, etnocentrismo, multiculturalismo; ideologia, ciência, ética; Objetivo: Compreender as origens do preconceito racial no Brasil; Comentário da questão: O texto de Emília Viotti afirma que a data da abolição da escravidão no Brasil é importante como símbolo da luta dos afro-descendentes contra a opressão, mas não pode se transformar em um mito que impeça a percepção de como nosso passado escravista ainda sustenta preconceitos contra os afro-descendentes. .

3ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo; Subitem do programa:  Conflitos políticos, revoltas e revoluções liberais; Objetivo: Relacionar a produção artística ao contexto histórico; Comentário da questão: No texto, Hobsbawm chama a atenção para o que considera uma das grandes qualidades da tela de Delacroix: a representação da mulher como protagonista da história, particularmente da Revolução de 1830 na França. Desse modo percebe-se que tanto a pintura quanto o texto não associam as mulheres aos movimentos monárquico e absolutista, ao contrário, representam a luta contra eles.  

4ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço; Subitem do programa: industrialização, capitalismo e seus modelos produtivos; Objetivo: Compreender as mudanças no processo produtivo a partir do desenvolvimento de novas tecnologias; Comentário da questão: O texto se refere à passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial, isto é, do capitalismo concorrencial para o capitalismo monopolista. Durante esse período, as transformações tecnológicas acompanharam e estimularam a concentração de capitais e a fusão do capital industrial com o capital bancário, que originou o capital financeiro. Essas mudanças exigiram uma nova organização empresarial e provocaram transformações no sistema capitalista.

5ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Processo histórico de constituição da sociedade brasileira; Subitem do programa:  Movimentos sociais, autoritarismo, resistência política, características e impasses da ordem democrática; Objetivo: Entender as diversas formas de organização, de combate e reações populares às ações opressoras do Estado; Comentário da questão: A canção de Aldir Blanc e João Bosco homenageia João Cândido, o Almirante Negro, líder da Revolta da Chibata, rebelião de marinheiros contra os castigos físicos e as condições de trabalho na Marinha de Guerra brasileira, em 1910.  

6ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e sua organização; Subitem do programa:  Estado, planejamento e regulação da economia; Objetivo: Discriminar os diversos momentos das crises cíclicas do sistema capitalista; Comentário da questão: De acordo com o texto da questão, a crise de 1929 “teve sua origem no grande aumento (incremento) da produção industrial e agrícola, nos EUA, ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial”. Com o fim do conflito, a produção estadunidense continuou a se expandir, mas o mercado externo se contraiu quando as economias europeias começaram a se recuperar e a substituir produtos antes importados dos EUA. Isso gerou uma crise de excedentes, tanto industrial quanto agrícola. Como resultado, os preços das ações na Bolsa de Valores de Nova York despencaram em outubro de 1929.

7ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: conflitos políticos; Subitem do programa: Imperialismo e neocolonialismo; movimentos nacionalistas, rivalidades regionais e étnico culturais, organização política na formação de Estados nacionais; Objetivo: Compreender a dinâmica do nacionalismo e do fortalecimento dos Estados totalitários; Comentário da questão: O texto argumenta que, uma vez no poder, Hitler restaurou o orgulho do povo alemão e manteve o apoio da maioria das elites conservadoras. Ao mesmo tempo, assegurou para seu grupo o controle das instituições políticas e promoveu o crescimento econômico, que lhe garantiu o apoio popular. Tudo isso foi fundamental para a concentração do poder nas mãos dos nazistas.

8ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações internacionais no mundo contemporâneo; Subitem do programa: Conflitos políticos, rivalidades e a construção de uma nova ordem geopolítica mundial; Objetivo: Relacionar o contexto histórico e o desenvolvimento tecnológico às origens da Guerra Fria; Comentário da questão: Ao mesmo tempo em que teve uma relação estreita com a produção de armas e com a corrida espacial, o desenvolvimento tecnológico alcançado no decorrer da Guerra Fria estimulou avanços sem precedentes em diversas áreas. Sobre as demais alternativas: a Crise dos Mísseis ocorreu em 1962, envolvendo a instalação de foguetes de ogiva nuclear pelos soviéticos em Cuba; o início do desenvolvimento tecnológico durante a Guerra Fria é anterior a ela; além disso, ela foi resolvida ainda em 1962, enquanto o avanço tecnológico continuou (a); a coexistência pacífica não deteve a corrida espacial e armamentista, nem as inovações tecnológicas (c); a política de Reagan não teve impacto no desenvolvimento tecnológico (d); recurso utilizado pelos soviéticos, o Muro de Berlim não teve relação com as transformações tecnológicas verificadas nesse período (e).

9ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira; Subitem do programa:  Interesses sociais e práticas culturais na formação da identidade nacional; Objetivo: Avaliar o poder da propaganda na construção do mito; Comentário da questão: Os ideólogos comprometidos com o movimento que levou Getúlio Vargas ao poder procuraram traçar uma linha divisória entre o antes e o depois de 1930. Criaram para isso algumas expressões como República Velha (anterior ao movimento) e República Nova, inaugurada naquele ano. Esse trabalho ideológico incluía a crítica ao regime iniciado com a Proclamação da República em 1889. Com essa estratégia, eles e os ocupantes do poder procuravam legitimar a ordem política instaurada com o movimento de 1930.

10ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Processo sócio-histórico de constituição da sociedade brasileira; Subitem do programa: Formação da identidade nacional a partir da indústria cultural; Objetivo: Analisar o populismo como um fenômeno político de persuasão e manipulação das massas populares; Comentário da questão: Durante o Estado Novo (1937-1945), a Hora do Brasil não tinha o propósito de enaltecer as lutas sindicais (a), nem de promover a autonomia dos grupos sociais (b); tampouco, o de estimular os movimentos grevistas (c) ou de aumentar os grupos de discussão (e). O governo de Getúlio Vargas, ao mesmo tempo em que concedia direitos trabalhistas à classe operária, procurava manter os sindicatos sob seu controle estrito. Entre seus objetivos não estava estimular ou favorecer a organização independente dos trabalhadores. Na verdade, os programas Hora do Brasil contribuíram para consolidar a imagem de Vargas como um governante protetor das massas (d).

11ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Hierarquias e exclusões sociais; Subitem do programa: Conflitos e negociações políticas na formação Objetivo: Compreender as articulações entre o capital e o trabalho; Comentário da questão: O texto citado na questão é de 1942 e exalta a ação do governo de Getúlio, afirmando que a legislação trabalhista foi uma “dádiva” concedida desse governo aos trabalhadores. Seu autor omitiu, deliberadamente ou não, as lutas da classe trabalhadora por esses direitos desde fins do século XIX. O governo de Getúlio apropriou-se das reivindicações contidas nessas lutas e desse processo resultou a legislação trabalhista.  

12ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Relações entre economia, trabalho e tecnologia: Subitem do programa:  Desenvolvimento, dependência, capitalismo e modernidade; Objetivo: Compreender as articulações políticas entre o Capital e o Estado; Comentário da questão: O texto citado faz referência à diminuição da oferta de empregos e à desvalorização dos salários, decorrentes da inflação provocada pela política econômica desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek. Assim, os conflitos sociais ocorridos no início dos anos 1960 foram resultado principalmente das contradições dessa política econômica.

13ª. Questão: Alternativa: a; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa: ideologia, ética e nacionalismo;  Objetivo: Perceber as diferentes formas de resistência às ações arbitrárias do Estado; Comentário da questão: No começo dos anos 1960, o CPC era uma entre várias entidades controladas por grupos de esquerda, muitos dos quais de inspiração marxista. Com sua proposta de “conscientização das classes trabalhadoras” e suas críticas ao “imperialismo”, o CPC era visto pelos militares e pelos grupos conservadores como uma ameaça ao capitalismo e à sociedade brasileira.

14ª. Questão: Alternativa: c; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre ideologia, política e cidadania; Subitem do programa: Hierarquias e exclusões sociais, conflitos e negociações políticas na formação, consolidação e transformações da organização do Estado; Objetivo: Entender às práticas autoritárias travestidas de princípios democráticos; Comentário da questão: A charge ironiza um dos slogans de propaganda do regime militar: “Brasil: ame-o ou deixe-o”. Esse estilo de propaganda se associa às medidas de repressão tomadas a partir da publicação do Ato Institucional nº 5 (1968), que aprofundou a ditadura militar, institucionalizando a prisão, a tortura e o assassinato de dissidentes políticos.  

15ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa:  identidade, alteridade, multiculturalismo, tradição e modernidade, ideologia e ciência; Objetivo: Entender os mecanismos utilizados pelo sistema capitalista associados aos processos de consumo; Comentário da questão: Para o autor, as pessoas se mostram incapazes de entender as mudanças e de interferir no rumo dos acontecimentos; preferem se deixar levar por elas, sem refletir sobre seus significados. Sendo assim, não se pode afirmar que a sociedade está satisfeita, já que não há reflexão sobre as transformações em curso; é fato que a sociedade se sente perdida em meio às mudanças, mas o autor não identifica nenhum movimento no sentido de questioná-las; na verdade, a sociedade mergulhou de cabeça no prazer que as novas tecnologias propiciam; o autor não afirma que a sociedade prefere resistir às mudanças, mas sim que prefere se deixar levar por elas, sem reflexão

16ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa: Conflitos políticos, revoltas e revoluções; Objetivo: Destacar a influência do contexto histórico nas transformações políticas e sociais; Comentário da questão: Até o governo de Getúlio Vargas a administração pública era dominada pelo patrimonialismo e pelo clientelismo e controlada por grupos oligárquicos, principalmente de Minas Gerais e São Paulo. Com a tomada do governo após o “golpe” revolucionário de 1930, Getúlio entendendo o cenário da grande crise econômica internacional implantou em 1936, o Conselho Federal do Serviço Público Civil, depois transformado em 1938 no Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP, com a missão de definir e executar a política para o pessoal civil, inclusive a admissão mediante concurso público e a capacitação técnica do funcionalismo, promover a racionalização de métodos no serviço público e elaborar o orçamento da União."

17ª. Questão: Alternativa: a; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa: Hierarquias e exclusões sociais, conflitos e negociações políticas na formação, consolidação e transformações da organização do Estado Objetivo: Perceber o contexto histórico e a manutenção e a eternização do modelo político do Estado brasileiro; Comentário da questão: FHC, governou o Brasil entre (1994-1997) e (1998-2002), esses períodos foram marcados pela efetiva implantação da política Neoliberal no Brasil. FHC apresentou ao Brasil e ao mundo números mentirosos sobre a reforma agrária. Na propaganda oficial, espalhou ter assentado 600 mil famílias durante oito anos de reinado. Os números estavam inflados. O governo considerou assentadas famílias que haviam apenas sido inscritas no programa. Alguns assentamentos só existiam no papel. Em vez de reparar a fraude, baixou decreto para oficializar o engodo.

18ª. Questão: Alternativa: b; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço; Subitem do programa: O mundo globalizado; Objetivo: Entender o funcionamento do neoliberalismo e suas consequências para a sociedade brasileira; Comentário da questão: FHC, pautou pela privatização de várias estatais brasileiras, como a Companhia Vale do Rio Doce (do setor de mineração e siderurgia), a Telebrás (empresa de telecomunicações) e o Banespa (banco do Estado de São Paulo), entre outras. A compra das empresas estatais ocorreu, sobretudo, por grupos estrangeiros. Durante o seu governo a distribuição de renda no Brasil continuou desigual, a renda dos 20% da população rica continuou cerca de 30 vezes maior que a dos 20% da população mais pobre.

19ª. Questão: Alternativa: a; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço; Subitem do programa:  O mundo globalizado; Objetivo: Entender o funcionamento do neoliberalismo e suas consequências para a sociedade brasileira; Comentário da questão: A privatização do sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, caixa de campanha de FHC e do senador José Serra e ex-diretor da Área Internacional do Banco do Brasil, é acusado de pedir propina de R$ 15 milhões para obter apoio dos fundos de pensão ao consórcio do empresário Benjamin Steinbruch, que levou a Vale, e de ter cobrado R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar.

20ª. Questão: Alternativa: c; Eixo interdisciplinar: Economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço; Subitem do programa:  O mundo globalizado; Objetivo: Entender o funcionamento do neoliberalismo e suas consequências para a sociedade brasileira; Comentário da questão: Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Características: mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais;

21ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Relações entre economia, trabalho e tecnologia; Item do programa: Agentes econômicos do capitalismo e a organização do espaço; Subitem do programa: Desenvolvimento, dependência, capitalismo; Objetivo: Entender as heranças deixadas pelos governos militares entre os anos de 1964 e 1985; Comentário da questão: Plano Real  foi o programa brasileiro de estabilização econômica que promoveu o fim da inflação elevada no Brasil, situação que já durava aproximadamente trinta anos. Até então, os pacotes econômicos eram marcados por medidas como congelamento de preços. O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real.

23ª. Questão: Alternativa: c; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa:  Conflitos políticos, revoltas e revoluções; Objetivo: Perceber a importância da participação política como instrumento de pressão no combate a corrupção; Comentário da questão: Após muitos anos de ditadura militar e eleições indiretas para presidente, uma campanha popular tomou as ruas para pedir o afastamento do cargo do presidente Fernando Collor de Melo. Acusado de corrupção e esquemas ilegais em seu governo, a campanha “Fora Collor” mobilizou muitos estudantes que saíram às ruas com as caras pintadas para protestar contra o corrupto presidente.

24ª. Questão: Alternativa: a; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa:  Conflitos políticos, revoltas e revoluções; Objetivo: Perceber a importância da participação da população como instrumento de pressão política; Comentário da questão: Um Plebiscito é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam para aprovar ou não uma questão. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Apesar disso, desde o ano 2000, os Movimentos Sociais brasileiros começaram a organizar Plebiscitos Populares sobre temas diversos, em que qualquer pessoa, independente do sexo, da idade ou da religião, pode trabalhar para que ele seja realizado, organizando grupos em seus bairros, escolas, universidades, igrejas, sindicatos, aonde quer que seja, para dialogar com a população sobre um determinado tema e coletar votos. O Plebiscito Popular permite que milhões de brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

25ª. Questão: Alternativa: d; Eixo interdisciplinar: Política, cidadania e cultura; Item do programa: Relações entre política, cidadania e cultura; Subitem do programa:  Conflitos políticos, revoltas e revoluções; Objetivo: Perceber a importância da participação da população como instrumento de pressão política; Comentário da questão: O texto mostra que durante os governos de Fernando Collor e FHC, adotou-se o neoliberalismo. Porém, os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Desejo a você um feliz exame de qualificação!

Até a próxima aula...