São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Desenho didático para cursos dinamizados em ambientes online: o caso do curso de formação para professores em serviço do ensino médio MARISTELA MIDLEJ.
Material didático para EaD
Maio / 2006.
“Modelo de qualificação profissional para portadores de deficiência auditiva, com utilização de tecnologias de comunicação e informação”
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Educação Digital.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Instrumentos de Avaliação - MEC
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Curso: Tecnologias na Educação: Mídias em Ação.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Avaliação em EAD apoiada por Ambientes Colaborativos de Aprendizagem
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
Software Educativo Discente: Neuton Gomes da Silva Professora:
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NRE MARINGÁ ???.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
PROGESTÃO.
UNIMINAS Aluna – Aurilene de Paula Caixeta Professora – Gilca Vilarinho Setembro 2005 Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional Tecnologias na Educação: ensinando.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
Conteúdos e Cronograma do curso
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
Cursos do Proinfo Integrado Introdução à Educação Digital Redes de Aprendizagem Elaboração de Projetos Tecnologia na Educação 2° Semestre 1° Semestre,
Transcrição da apresentação:

São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação

O que é Programa de formação continuada, articulado pela SEED/MEC e desenvolvido (conteúdos/módulos e formação/realização) por IES públicas.IES públicas Grupo prioritário: professores de educação básica.

Objetivos Geral Proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. Específicos Destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; Incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das IES e das Secret. Est. e Munic.de Educ., no projeto político-pedagógico da escola, e Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.

Desenvolvimento Ciclos  Módulos –Leituras e –Atividades  Encontros presenciais  Monografia (especialização) Interações com tutores Interações com orientador

Conteúdos

Conteúdos – Módulos Básico Módulo Introdutório Integração de Mídias na Educação Módulo Gestão Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Oficina de TV e Vídeo: produzindo vídeos educativos Educomunicação Rádio na Escola Linguagem Radiofônica Módulo Básico Rádio e Política no Brasil Novo Módulo Básico de Gestão

Conteúdos – Módulos Intermediário Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Produção de textos didáticos Gêneros televisivos Uso pedagógico das ferramentas de interatividade Mídia impressa - mapas, gráficos e tabelas Ferramentas de autoria para produção de hipertexto na educação Texto e Hipertexto na educação Recursos de Áudio na WEB

Conteúdos – Módulos Avançado Convergência das Mídias Linguagem da mídia impressa: Escrita e Visual Multimídia educacional e softwares de autoria Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação O uso de blogs, flogs e webquest na educação Planejamento, gestão e avaliação do uso das mídias na educação Cordel A imagem na mídia impressa Histórias em quadrinhos e charges Gêneros de Entretenimento Propaganda e Publicidade Módulo Avançado 2 - Serviços de Radiodifusão Metodologia da Pesquisa Científica Gêneros Educativos Gêneros Infomativos na TV Aspectos Políticos da Televisão Metodologia de Pesquisa Cientifica

Ambiente virtual em que se desenvolve E-Proinfo:

Ciclos Período médio (estimado/nova estrutura-2011): Um ano e meio Básico –120 horas –Extensão Intermediário (até 2010) –60 horas –Extensão Avançado –360 horas –Extensão

Ofertas (NCE/USP-UFPE) - Aprovados Oferta 1 Básico: Out. 2006–Ago Intermediário: Dez. 2008–Jun Avançado: Maio 2010-Jul Oferta 2 Básico: Nov. 2007–Jul Intermediário: Maio-Julho Avançado: Ago Nov Oferta 3 Básico: Abr. 2009–Dez Intermediário: Março-Julho Avançado: Ago Nov. 2011

Desafios de gestão educomunicativa

Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dar maior coerência e praticidade a um projeto de formação que não teve uma coordenação geral e que não foi testado antes. –“Riqueza” (diferentes concepções e autonomia) e “fraqueza” (idem) pedagógica do curso.

Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dinâmicas que favorecem a interação e o diálogo cursista/tutor/coordenação. –Busca de perspectiva educomunicativa no desenvolvimento do curso e na formação, de maneira geral, incluindo a PESQUISA.

Exemplo da Planilha de Acompanhamento

Pesquisa O tópico “pesquisa” envolve três âmbitos desafiadores: As primeiras monografias dos cursistas, que concluem o curso/processo (LPs).LPs As reflexões dos pesquisadores do NCE (inclusive as monografias dos tutores). Trabalhos de pesquisadores que solicitam acesso ao curso para tanto.