São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação
O que é Programa de formação continuada, articulado pela SEED/MEC e desenvolvido (conteúdos/módulos e formação/realização) por IES públicas.IES públicas Grupo prioritário: professores de educação básica.
Objetivos Geral Proporcionar formação continuada para o uso pedagógico das diferentes tecnologias da informação e da comunicação – TV e vídeo, informática, rádio e impresso. Específicos Destacar as linguagens de comunicação mais adequadas aos processos de ensino e aprendizagem; Incorporar programas da Seed (TV Escola, Proinfo, Rádio Escola, Rived), das IES e das Secret. Est. e Munic.de Educ., no projeto político-pedagógico da escola, e Desenvolver estratégias de autoria e de formação do leitor crítico nas diferentes mídias.
Desenvolvimento Ciclos Módulos –Leituras e –Atividades Encontros presenciais Monografia (especialização) Interações com tutores Interações com orientador
Conteúdos
Conteúdos – Módulos Básico Módulo Introdutório Integração de Mídias na Educação Módulo Gestão Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Oficina de TV e Vídeo: produzindo vídeos educativos Educomunicação Rádio na Escola Linguagem Radiofônica Módulo Básico Rádio e Política no Brasil Novo Módulo Básico de Gestão
Conteúdos – Módulos Intermediário Módulo Material Impresso Módulo TV e Vídeo Módulo Rádio Módulo informática Produção de textos didáticos Gêneros televisivos Uso pedagógico das ferramentas de interatividade Mídia impressa - mapas, gráficos e tabelas Ferramentas de autoria para produção de hipertexto na educação Texto e Hipertexto na educação Recursos de Áudio na WEB
Conteúdos – Módulos Avançado Convergência das Mídias Linguagem da mídia impressa: Escrita e Visual Multimídia educacional e softwares de autoria Vivenciando o desenvolvimento de projeto com mídias integradas na educação O uso de blogs, flogs e webquest na educação Planejamento, gestão e avaliação do uso das mídias na educação Cordel A imagem na mídia impressa Histórias em quadrinhos e charges Gêneros de Entretenimento Propaganda e Publicidade Módulo Avançado 2 - Serviços de Radiodifusão Metodologia da Pesquisa Científica Gêneros Educativos Gêneros Infomativos na TV Aspectos Políticos da Televisão Metodologia de Pesquisa Cientifica
Ambiente virtual em que se desenvolve E-Proinfo:
Ciclos Período médio (estimado/nova estrutura-2011): Um ano e meio Básico –120 horas –Extensão Intermediário (até 2010) –60 horas –Extensão Avançado –360 horas –Extensão
Ofertas (NCE/USP-UFPE) - Aprovados Oferta 1 Básico: Out. 2006–Ago Intermediário: Dez. 2008–Jun Avançado: Maio 2010-Jul Oferta 2 Básico: Nov. 2007–Jul Intermediário: Maio-Julho Avançado: Ago Nov Oferta 3 Básico: Abr. 2009–Dez Intermediário: Março-Julho Avançado: Ago Nov. 2011
Desafios de gestão educomunicativa
Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dar maior coerência e praticidade a um projeto de formação que não teve uma coordenação geral e que não foi testado antes. –“Riqueza” (diferentes concepções e autonomia) e “fraqueza” (idem) pedagógica do curso.
Cultura de EAD/formação de professores Gestão pedagógica: Desenhar e desenvolver estratégias que sejam mais efetivas quanto aos objetivos: –Dinâmicas que favorecem a interação e o diálogo cursista/tutor/coordenação. –Busca de perspectiva educomunicativa no desenvolvimento do curso e na formação, de maneira geral, incluindo a PESQUISA.
Exemplo da Planilha de Acompanhamento
Pesquisa O tópico “pesquisa” envolve três âmbitos desafiadores: As primeiras monografias dos cursistas, que concluem o curso/processo (LPs).LPs As reflexões dos pesquisadores do NCE (inclusive as monografias dos tutores). Trabalhos de pesquisadores que solicitam acesso ao curso para tanto.