O PROPOSITO DA EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO MUDADO. JÁ SE FOI O TEMPO EM QUE A EDUCAÇÃO ERA VISTA COMO PARTE DE UMA ALIANÇA SOCIAL QUE REUNIA MUITAS ¨MINORIAS¨

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
Psicologia e práticas educativas.
Secretaria de Políticas para as Mulheres
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
DEMOCRACIA.
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
INCLUSÃO:A DIVERSIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
"Problemas e Perspectivas para o Currículo Escolar do Ensino Médio no Brasil" Antonio Carlos Amorim Faculdade de Educação/Unicamp GT Currículo ANPEd
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Ganhos e Discriminação
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Apresentação Disciplinar GEOGRAFIA
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
Educação no contexto do Trabalho
Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948 – ONU)
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A análise do capitalismo por Karl Marx
Direitos e Deveres da Pessoa
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
O I L U M N S Professor: Odair.
EDUCAÇÃO Não há uma única forma de Educação, nem um único modelo – esta ocorre em diferentes espaços e ambientes sociais ( na família, meios de comunicação,
Educação.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
Perspectivação Económico-Ética da Educação
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
A sociologia de Florestan Fernandes
O que é ensinar história?
O que é o Estado? Capítulo 16.
Capítulo 13.  “Entendemos por política o conjunto dos esforços que se faz em vista de participar do poder ou influenciar a divisão do poder entre os.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
A formação da sociedade moderna.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
PAULO FREIRE: uma presença, uma experiência
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
1 Filosofia Grupo ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS E FILOSOFIA  PROF.: JOSÉ LUIZ LEÃO  TURMA  - Djalma.
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
Max Weber e as ações sociais
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
J. J. Rousseau - “O BOM SELVAGEM”
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
GESTÃO DE PESSOAS SUSTENTÁVEL
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
IDEOLOGIA.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Curso Direito à Memória e à Verdade
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL RENOVADA PROGRESSIVISTA
O pensamento liberal Capítulo 18.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Psicologia da Educação
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
Transcrição da apresentação:

O PROPOSITO DA EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO MUDADO. JÁ SE FOI O TEMPO EM QUE A EDUCAÇÃO ERA VISTA COMO PARTE DE UMA ALIANÇA SOCIAL QUE REUNIA MUITAS ¨MINORIAS¨ MULHERES, PROFESSORES, ATIVISTAS COMUNITÁRIOS, LEGISLADORES PROGRESSISTAS, FUNCIONÁRIOS DE GOVERNOS E OUTROS, QUE AGIAM EM CONJUNTO PARA PROPOR POLÍTICAS SOCIAIS DEMOCRÁTICAS.

CONSTRUÇÃO IDOLÓGICA. AS ESCOLAS POR EXEMPLO – AMPLIAÇÃO DAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS, ESFORÇOS LIMITADOS DE EQUALIZAÇÃO DE RESULTADOS, DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO BILINGUE E MULTICUTURAL, E ASSIM POR DIANTE.

UMA NOVA ALIANÇA UMA NOVA ALIANÇA FOI CONSTRUÍDA, E VEM TENDO SUA INFLUÊNCIA NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E SOCIAIS AUMENTADA. ESSE BLOCO DE PODER ASSOCIA O MUNDO DOS NEGÓCIOS, A NOVA DIREITA E OS INTELECTUAIS NEOCONSERVADORES. SEUS INTERESSES CONCENTRAM-SE MUITO POUCO NA MELHORIA DAS OPORTUNIDADES DE VIDA DAS MULHERES, DAS PESSOAS DE COR OU DA CLASSE TRABALHADORA. EM VEZ DISSO, ESTÁ EMPENHADO EM PROVER AS CONDIÇÕES EDUCACIONAIS TIDAS COMO NECESSÁRIAS PARA NÃO SÓ AUMENTAR A COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL, O LUCRO E A DISCIPLINA, MAS TAMBÉM PARA RESGATAR UM PASSADO ROMANTIZADO.

REFLEXÃO ¨LIBERTAR ¨ OS INDIVÍDUOS PARA PROPÓSITOS ECONÔMICOS E SIMULTANEAMENTE CONTROLÁ-LO PARA PROPÓSITOS SOCIAIS ; DE FATO, A MEDIDA QUE A ¨ LIBERDADE¨ ECONÔMICA AUMENTA AS DESIGUALDADES, É PROVÁVEL QUE AUMENTE TAMBÉM A NECESSIDADE DE CONTROLE SOCIAL. Um ESTADO PEQUENO E FORTE LIMITA O ÂMBITO DE SUAS PRÓPRIAS ATIVIDADES TRANSFERINDO PARA O MERCADO, QUE ELE DEFENDE E LEGITIMA. O QUE SE PRETENDE É UM SISTEMA DUPLO POLARIZADO ENTRE ESCOLAS PARA O MERCADO E ESCOLAS MÍNIMAS. (DALE, 1989)

CULTURA E CONSCIÊNCIA É A CULTURA QUE INFORMA OS OLHOS COM OS QUAIS O HOMEM VÊ E COMPREENDE O MUNDO. NÃO EXISTE PARA O HOMEM UM OLHAR INOCENTE, NATURAL, IMEDIATO, COLADO A UM MODO DE VIDA PRIMORDIALMENTE ISENTO DE CONFLITO. O CONFLITO É O MAIS HUMANO DOS CONSTITUTIVOS ONTOLÓGICOS DO HOMEM. OS PROCESSOS VITAIS HUMANOS INEXISTEM DISSOCIADOS DO MUNDO DA CULTURA.

RELAÇÕES RELAÇÕES QUE ENSEJAM UMA AMBIÊNCIA DE AMBÍGUA CONFORMAÇÃO COGNITIVA, NA QUAL OS HOMENS NEM SE RECONHECEM COMO SERES PRODUTORES DE CULTURA, CONSTRUTORES DE MEDIAÇÕES, NEM DIFERENCIAM O MUNDO DA CULTURA DO MUNDO DA NATUREZA. NOUTRAS PALAVRAS: SOB O REGIME DE HETERONOMIA DA CULTURA, OS HOMENS TOMAM POR NATURAL O QUE É, POR NATUREZA, CULTURA.