Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema urinário Equipe de Biologia.
Advertisements

Excreção.
SISTEMA EXCRETOR.
REABSORÇÃO RENAL E FORMAÇÃO DE URINA CONCENTRADA
SISTEMA EXCRETOR (URINÁRIO)
SISTEMA EXCRETOR O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina, o principal líquido de excreção.
Fisiologia Renal.
Sistema Excretor.
SISTEMA EXCRETOR.
Aula 25 A excreção humana.
Sistema Urinário Objetivos da aula
Fisiologia Renal Função renal: excreção, controle do volume e composição dos líquidos corporais. Composto por um par de rins, um par de ureteres, pela.
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
FISIOLOGIA DO SISTEMA EXCRETOR (RENAL)
SISTEMA RENAL.
APARELHO URINÁRIO (III) (Reabsorção e secreção tubulares)
Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Pediatria
Noções básicas de Fisiologia renal
Prof. Regis Romero.
Fisiologia Humana Sistema urinário.
REGULAÇÃO DO CÁLCIO EXTRACELULAR
CÁLCIO EXTRACELULAR PTH
Acidose Tubular Renal tipo IV
FUNÇÃO: HOMEOSTASE OSMEORREGULAÇÃO
Juliana G Franco Rio, 02 de junho de 2011
Metabolismo do Potássio e Hipocalemia
SISTEMA EXCRETOR HUMANO
SISTEMA URINÁRIO.
Patologia e Dietoterapia nas Enfermidades Renais (Parte I)
de líquido extracelular
Controle do volume corporal
Estrutura Geral Histologia Fisiologia Anatomia Bases Fisiológicas
FGF, 37 anos, do lar, natural e procedente de SP
Concentração e diluição urinária
Provinha - aula 6Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) O controle do volume extracelular é feito regulando o ganho ou perda de água livre. (V)
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(V)
Provinha – 6 – turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) Se há queda na taxa de filtração glomerular, a fração de excreção de sódio deve aumentar,
Provinha 5 – turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (F) Na secreção inadequada (aumentada) de hormônio antidiurético (HAD) é recomendável que.
Provinha 3 – Turma BProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Apesar da reabsorção de 67% do Na + filtrado em túbulos proximais, não há alteração na.
Provinha 3 – Turma AProva A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Nos túbulos proximais, a maior parte da reabsorção de Na + se faz pelo trocador Na + /H.
Prova 8 – Turma AProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A resposta renal ao aumento na produção de ácidos fixos deve-se principalmente à geração.
Prova 8 – Turma BProva A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) As células intercaladas alfa secretam H + que se liga a tampões luminais, especialmente.
Função tubular.
Daniel Joelsons – R1 Área III
Manuseio tubular de Potássio – K+
Função dos Rins na Manutenção do Equilíbrio Ácido-Base
Provinha 1 – Turma A(A) Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Se a concentração na veia renal de uma dada substância presente no sangue arterial é zero,
Provinha 1 - tarde (A) Marque se é falso ou verdadeiro: 1-(V) Os rins normais de um indivíduo adulto filtram aproximadamente 180 L nas 24 horas. 2-(F)
Transporte de Na+, Cl- e H2O em néfron distal
Provinha 5 – Turma BProva A 1)Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A concentração de creatinina será sempre maior no final de segmento fino descendente.
Provinha 7 - Turma A Prova A Assinale se é falso ou verdadeiro: (V) A maior parte do K + filtrado é reabsorvido passivamente em túbulos proximais. (V)
Função integrada Reabsorção, secreção e Depuração plasmática.
ICC TRATAMENTO NÃO FARMACOLOGICO
Mecanismos de transporte através da membrana
Fisiologia de ácidos e bases
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
Disciplina de Fisiologia
PROVAS DE FUNÇÃO RENAL.
Monitoria de Bioquímica e Laboratório Clínico Prof. Nilo César do Vale Baracho Benefícios da Suplementação e Intoxicação por Magnésio Monitores: Eduardo.
Fisiologia Renal 1.
Benefícios da Suplementação e Intoxicação por Magnésio
SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.
Regulação hormonal do metabolismo do cálcio e fosfato.
O sistema urinário Professor Especialista Henrique Mendes.
OS RINS MANTÊM A HOMEOSTASE
TRANSPORTE TUBULAR NUTRIÇÃO – USP – 2016 FISIOLOGIA RENAL
Transcrição da apresentação:

Provinha 7 - Turma B Prova A Marque se é falso ou verdadeiro: (V) Quando há sobrecarga de K +, é importante que ocorra desvio da reabsorção de Na + de túbulo convoluto distal para ducto coletor cortical, para que a reabsorção de Na + induza secreção de K +. (F) A associação de tiazídico com furosemida é adequada por reduzir a perda urinária de K +. (F) São indutores da secreção de aldosterona a angiotensina II e a redução do K + plasmático. (V) Quando o transporte máximo (Tm) de glicose é atingido, o aumento da concentração plasmática de glicose leva a maior perda urinária de Na +, K +, Ca 2+ e água. (V) Ao longo do nefro, apenas em túbulo convoluto distal a reabsorção de Ca 2+ é transcelular e ativada por paratormônio e vitamina D.

Provinha 7 - Turma B Prova B Marque se é falso ou verdadeiro: (V) A maior perda de K + induzida pelos diuréticos tiazídicos, que inibem o cotransportador Na + -Cl -, ocorre pela maior secreção do íon em células principais. (V) Furosemida promove maior perda urinária de cálcio e magnésio, além de indiretamente prejudicar a reabsorção de água em ducto coletor. (V) O paratormônio inibe a reabsorção renal de fosfato e aumenta a reabsorção renal de Ca 2+. (V) Os transportadores de glicose em túbulos proximais removem toda a glicose luminal, especialmente pela alta afinidade do cotransportador Na + -glicose presente na porção final de túbulos proximais, que remove os traços finais de glicose. (F) Com o uso crônico de diuréticos de alça e tiazídicos há normalização do balanço de K + mas não do balanço de de Na +.

Provinha 7 – Turma B Prova C Marque se é falso ou verdadeiro: (V) O fenômeno de “escape” durante o uso crônico de diuréticos deve-se principalmente à maior reabsorção de Na + em túbulos proximais, que induz recuperação do balanço do Na +. (F) Em túbulos proximais e em segmento espesso ascendente, a reabsorção de Ca 2+ e Mg 2+ é ativa e modulada por hormônios. (V) Quando há aumento da concentração de glicose no plasma a níveis superiores a mg/dL (correspondente ao Tm da glicose), a glicose passa a funcionar como diurético osmótico. (V) O amiloride é um diurético menos potente que os diuréticos de alça, mas é adequado para evitar a perda de K +, quando usado em associação com estes últimos. (V) Aumentam a perda urinária de K + o aumento do fluxo tubular e a alcalinização do fluido luminal pela presença de HCO 3 -.