EM974 – Métodos computacionais em engenharia térmica e ambiental Tema: Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado em alinhamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Advertisements

I. DESCRIÇÃO DO ESCOAMENTO DOS FLUIDOS:
FEM – Faculdade de Engenharia Mecânica
Determinação Do Coeficiente De Descarga Para Uma Placa De Orifício
Alunos: Marcelo Yoiti Ito Parada RA: Laís Menezes Ko RA:
Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974
Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental EM - 974
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Luciano Kiyoshi Araki (UFPR)
Universidade Federal de Uberlândia
Computação de Alto Desempenho
Fenômeno de Separação Gás-líquido (água-óleo) em Dutos Helicoidais: um estudo CFD Análise CFD do Efeito da Geometria na Separação Gás-líquido (água-óleo)
Convecção Forçada Propriedades Físicas Constantes
TA 733 A – Operações Unitárias II
Transferência de Calor em Interfaces de Sistemas Não-Isotérmicos
TA 733 A – Operações Unitárias II
Semana 9 Torres de Arrefecimento e Condensadores Evaporativos
1 Lei na Forma de Taxas e sua aplicação a Sistemas Abertos
Escoamento de Líquido na esteira de uma bolha de taylor
TRANSFERÊNCIA DE CALOR
Geradores de Vapor Caldeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Aula #3 Introdução ao Editor VR. ESTRUTURA DO PHOENICS EARDA T Q1 Pré-processador (VR Editor, Satellite) Processador (EARTH) VR Viewer PHOTON AUTOPLOT.
EM 974 – 2s2011 Transferência de calor em um transformador elétrico Professor EM974: Eugênio S. Rosa Alunos Grupo 5: Renata F. Guerra Roberto M.
Escoamento de líquido na esteira de uma bolha de Taylor
TUBO DE CHOQUE Grupo 1 – EM 974 Bruno Noronha (RA: )
Estudo do Escoamento Turbulento em Canal com uma Perturbação de Forma Tipo Duna Utilizando-se o Software PHOENICS Guilherme Augusto Ayek Francisco.
EM974-Métodos Computacionais em Eng. Térmica e Ambiental
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Escoamento de Líquido na esteira de uma bolha de taylor
Condensadores resfriados a ar
Cap.9 - Escoamento Externo
eStudo computacional de uma chaminé solar
Medição de Vazão Utilizando Placas com Orifícios
Fundamentos da Termodinâmica Clássica
André Kuyumjian Lane Mauricio satoshi karasawa Tamashiro
TROCADORES DE CALOR Prof. José Viriato Coelho Vargas
D ESEMPENHO DA C ORTINA DE A R  PARÂMETRO DE ANÁLISE:  Caudal Mássico de entrada de ar ambiente;  Caudal Mássico IN   Desempenho da cortina;  Avaliação.
Calor e Temperatura.
Desempenho de Motores a Pistão
Simulação de Escoamentos Reativos
EM974 - Métodos Computacionais em Engenharia Térmica e Ambiental
Cristiane Martins Simulação de Escoamentos Reativos AC 290.
Gás - Reduz até 50% no consumo de gás GN e GLP Tecnologia inovadora e patenteada no INPI Av. Carmem Miranda, 2099 | Jd. Madrid | Maringá - PR Fone: (44)
ENTROPIA.
SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
FENÔMENOS DE TRANSPORTES II
SIMULAÇÃO E MONITORAÇÃO DE FORNOS CERÂMICOS A ROLOS COM O OBJETIVO DE MELHORAR O DESEMPENHO ENERGÉTICO Eng . Tales Gottlieb Jahn Prof. Vicente de Paulo.
Exemplo 2 (Bocal). Vapor entra em um bocal operando em regime permanente com p1 = 40 bars, T1 = 400oC, e uma velocidade de 10 m/s. O vapor escoa através.
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Modelagem e Simulação de Processos - Introdução
Ciclos de potência.
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
EM 974 – Métodos Computacionais em Engenharia Térmica e Ambiental Prof. Orientador: Eugênio Spanó Rosa Alberto José dos Santos Jr.RA: Neill Gustavo.
TUBO DE VORTEX RANQUE-HILSCH
EM974 – Métodos Computacionais em Engenharia Térmica e Ambiental
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Exercício 1 1- Óleo quente com temperatura de 200ºC, h = 50W/m.k escoa através de um longo tubo ( L = 2 m ) de paredes delgadas e 30 mm de diâmetro.
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
VERIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES NUMÉRICAS EM DINÂMICA DOS FLUIDOS PARA MALHAS NÃO-ESTRUTURADAS CURITIBA, MAIO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PROGRAMA.
O problema da Convecção sobre uma placa
Trocadores de Calor Casco e Tubos – Correção da DTML
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Cornélio Procópio FENÔMENOS DE TRANSPORTES II Prof. ME RUBENS GALLO VI – ESCOAMENTO INTERNO.
Transcrição da apresentação:

EM974 – Métodos computacionais em engenharia térmica e ambiental Tema: Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado em alinhamento triangular Alunos: Ricardo Almeida Prado Ra: 064128 Paulo Henrique dos Santos Morais Ra: 063592 Professor: Eugênio Spanó Rosa

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Sumário: Introdução Motivação Problema proposto Resolução Analítica Modelagem computacional Resultados Conclusão

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Introdução: O projeto consiste na simulação de um trocador de calor com um escoamento cruzado através de um feixe de tubos com arranjo triângular. A troca de calor acontece através de um escoamento de um fluido a uma temperatura elevada chocando-se em tubos cruzados com temperaturas menores e arranjo triângular conhecido também na literatura como quincôncio.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Motivação: Equipamento amplamente utilizado em indústrias químicas, petrolíferas, metalúrgicas. Utilizado em plantas termoelétricas: caldeiras, evaporadores e recuperadores de energia

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Motivação: Automóveis: radiador, ar condicionado, intercooler Uso doméstico: aquecedores de água, refrigeradores Uso comercial: chopeiras

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Motivação: Objetivo: obter o maior aproveitamento possível da energia térmica de algum fluido de escape para aquecer ou resfriar outro tipo de fluido.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Problema proposto: Trocador de calor de correntes cruzadas, em alinhamento de quincôncio Gases quentes entrando a 427ºC Água entrando a 17ºC 36 tubos na direção longitudinal 15 tubos na direção transversal Total de 540 tubos

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Problema proposto: Objetivo: Modelar e simular o trocador de calor obtendo dados como : - temperatura de saída dos gases - transferência total de calor

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resolução analítica: Solução analítica feita pelo método da efetividade – e-NUT Considerações: Regime permanente Pressão atmosférica na descarga

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resolução analítica: Cálculo do número de Reynolds máximo, no diâmetro do tubo A velocidade máxima do fluido misturado para banco de tubos de arranjo triangular poderá ocorrer em dois planos transversais dependendo da configuração do trocador.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resolução analítica: Propriedades: ρ = 0,633 kg/m³ cp = 1040 J/kg.K ν = 288,4 E-7 m²/s k = 0,0439 W/m.k Pr = 0,633 Prs = 0,695 (T=373K) Equações: = Correlação de Zhukaukas =

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resolução analítica: Propriedades: ρ = 0,633 kg/m³ cp = 1040 J/kg.K ν = 288,4 E-7 m²/s k = 0,0439 W/m.k Pr = 0,633 Prs = 0,695 (T=373K) Resultados obtidos: Temperatura de saída do ar: T= 569 K = 296ºC Transferência de calor total: q = 5,44*106 W =

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional – Pré simulação: Modelo inicial:

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional – Pré simulação: Modelo considerando o ar circulando em corrente cruzada contra o banco de tubos Escoamento dentro dos tubos considerado Domínio fixado como o ar Tubos modelados como blockages em formato Tube Inlets e outlets individuais para cada tubo fixando a vazão mássica de entrada no tubo e a temperatura de entrada Vazão mássica de entrada de ar de 40kg/m³, a 427ºC (700K) Vazão mássica total circulando nos tubos de 50kg/m³, entrando a 17ºC (290K)

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resultados – Pré-simulação: Distribuição de temperatura obtida

variable resref (res sum)/resref (res sum) Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Resultados – Pré simulação: PROBLEMAS: Resíduo muito alto – resultado não confiável variable resref (res sum)/resref (res sum) TEM1 3.358E+00 1.493E+03 5.015E+03 Problemas de convergência da solução Alto tempo de processamento Dificuldades em conciliar o escoamento externo, que interage com os tubos, e com o escoamento interno.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional- Simplificações: Redução de modelo computacional Aumento dos espaçamentos entre os tubos, resultando em um menor número de tubos para o mesmo volume do trocador de calor Base da modelagem mantida: escoamento externo do ar e escoamento interno de água dentro dos tubos

variable resref (res sum)/resref (res sum) Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: PROBLEMAS: Resíduo muito alto – resultado não confiável   variable resref (res sum)/resref (res sum) P1 1.695E-04 1.051E+03 1.782E-01 U1 1.692E-03 4.938E+01 8.357E-02 V1 3.250E-03 1.122E+01 3.647E-02 W1 2.567E-04 6.066E+02 1.557E-01 TEM1 2.416E+01 1.425E+00 3.442E+01 Problemas de convergência da solução Alto tempo de processamento Dificuldades em conciliar o escoamento externo, que interage com os tubos, e com o escoamento interno.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados:

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Simplificações: Temperatura fixa nos tubos – média das temperaturas de entrada e saída da água 47ºC (320K) Exclusão do escoamento interno Redução de modelo computacional Tubos agora definidos como blockages no formato cylinder Domínio com 1/5 do tamanho inicial, bem como a vazão mássica no modelo reduzido

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Teste inicial com a malha automática do Phoenics: Perfil de temperatura Temperatura na Saída do trocador:

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Teste inicial com a malha automática do Phoenics: Perfil de velocidades

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Teste inicial com a malha automática do Phoenics: Perfil de velocidades em ZOOM

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: Resíduos Whole-field residuals before solution with resref values determined by EARTH & resfac= 1.000000E-03 variable resref (res sum)/resref (res sum) P1 4.707E-04 8.010E-01 3.770E-04 OK U1 1.872E-02 9.657E-01 1.808E-02 OK W1 1.242E-03 9.503E-01 1.181E-03 OK TEM1 1.633E+02 6.127E+02 1.001E+05 Ñ OK Transferência de calor Nett source of TEM1 at patch named: OB3 (INLETALL) = 5.823999E+06 Nett source of TEM1 at patch named: OB4 (OUTLETAL) =-5.726179E+06 pos. sum= 5.823999E+06 neg. sum=-5.726179E+06 nett sum= 9.782000E+04

Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu. Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : PROBLEMAS: Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Gradiente de temperatura Temperatura na Saída do trocador:

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil de velocidades

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil de velocidades em ZOOM

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil da queda de pressão

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: Resíduos Whole-field residuals before solution with resref values determined by EARTH & resfac= 1.000000E-03   variable resref (res sum)/resref (res sum) P1 3.355E-04 1.281E+01 4.300E-03 OK U1 1.755E-02 1.551E+00 2.721E-02 OK W1 4.920E-03 9.674E+00 4.759E-02 OK TEM1 1.551E+02 1.060E+03 1.645E+05 Ñ OK Transferência de calor Nett source of TEM1 at patch named: OB3 (INLETALL) = 5.823999E+06 Nett source of TEM1 at patch named: OB4 (OUTLETAL) =-5.587188E+06 pos. sum= 5.823999E+06 neg. sum=-5.587188E+06 nett sum= 2.368110E+05

Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu. Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Terceiro teste, agora quadruplicando a malha automática original do Phoenics: Gradiente de temperatura Temperatura na Saída do trocador:

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil de velocidades

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil de velocidades em ZOOM

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados : Segundo teste, agora duplicando a malha automática original do Phoenics: Perfil da queda de pressão

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: Resíduos Whole-field residuals before solution with resref values determined by EARTH & resfac= 1.000000E-03   variable resref (res sum)/resref (res sum) P1 1.668E-04 3.167E+01 5.283E-03 OK U1 8.283E-03 3.405E+00 2.820E-02 OK W1 2.034E-03 2.499E+01 5.082E-02 OK TEM1 7.763E+01 4.511E+03 3.502E+05 Ñ OK Transferência de calor Nett source of TEM1 at patch named: OB3 (INLETALL) = 5.824002E+06 Nett source of TEM1 at patch named: OB4 (OUTLETAL) =-5.325196E+06 pos. sum= 5.824002E+06 neg. sum=-5.325196E+06 nett sum= 4.988060E+05

Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu. Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Modelagem computacional - Resultados: PROBLEMAS: Velocidade e pressão com boa convergência. Temperatura não convergiu.

Transferência de calor em um trocador de calor em escoamento cruzado Conclusões: O modelo computacional apresentou uma tendência a convergir para a solução, à medida em que se aumenta a malha. O problema de velocidades e pressão converge bem, mas o problema de temperatura não apresentou o mesmo desempenho. Se houvesse maior disponibilidade de recursos computacionais, haveria possibilidade de fazer um refino ainda maior da malha afim de obter melhoes resultados