ROBERTO LOPES DOS SANTOS JÚNIOR INFORMATIKA: ESTUDO DAS TEORIAS DE ALEXANDER IVANOVICH MIKHAILOV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO
O mito da neutralidade científica
CESUSC – COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE SANTA CATARINA
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
23 de março de 2007 GRUPO DE PESQUISA : GRUPO DE PESQUISA : TEORIA, EPISTEMOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Lideres: Lideres: Maria.
IBICT - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
TRANSFORMAR AS PRÁTICAS PARA CONHECÊ-LAS: PESQUISA-AÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE. Autor: Gilles Monceau Hoje em dia pesquisa-ação e pesquisa-intervenção.
Causas da Fragilidade das Teorias e Paradigmas.
TCC: Monografia e/ou Artigo
Professora: Liliana M. Passerino Professora: Karoline
Ensaiando um ensaio.
Metodologia Científica
Fundamentação Teórica
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Patrícia Kayser Vargas Mangan Março de 2009
Sensibilização no IF-SC
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Projeto de Intervenção
A técnica (arte?) da escrita científica Osvaldo N. Oliveira Jr.
ARTIGO CIENTIFICO.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Revisão preliminar da literatura
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Metodologia Científica e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
Elaboração de Artigo Científico
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
TEORIAS DE ENFERMAGEM Prof. Diego Louzada.
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Sociologia geral Introdução.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Forma Canônica e Definições
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Programa de Pesquisa ao Alcance de Todos. Oficina 3: Pensares e Reflexões sobre referencial teórico. Coordenadoras: Patrícia Moura, Jonelle Niemann, Luana.
REFERENCIAL TEÓRICO (BOAVENTURA, E. Metodologia da pesquisa, 3)
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Titulo do Anteprojeto Área de concentração / Linha de.
Vanessa aparecida das Graças
Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito
Metodologia Unidade 1 : Ética nos negócios Unidade 2: Fontes de Informação Unidade 3: Da questão ao questionário Unidade 4: O tratamento da informação.
Redação Científica Profa. Ana Lúcia Buogo Prof. Vanderlei Carbonara.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Plano de estudo: anteprojeto, projeto e TCC/dissertação final
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Titulo do Projeto Nome do (a) bolsista
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
VARIÁVEIS SOCIAIS E DE NEGÓCIOS EM REDES DE EMPRESAS: ESTUDO MULTI-CASOS NO SETOR IMOBILIÁRIO DE SÃO PAULO Aluno1 ; Aluno2 (6°A [B,C,D] Administração Noturno.
Trabalho de Conclusão de Curso
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.
Um diálogo entre Arte e Ciência
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Tânia Maria Santana Botêlho
Metodologia Científica
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
UNEB – Universidade do Estado da Bahia
Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação 14 anos O GT1 nos 25 anos da ANCIB e os 60 anos do IBICT.
Transcrição da apresentação:

ROBERTO LOPES DOS SANTOS JÚNIOR INFORMATIKA: ESTUDO DAS TEORIAS DE ALEXANDER IVANOVICH MIKHAILOV

PROBLEMÁTICA I Rápida analise pessoal sobre Alexander Mikhailov ( ), importante pesquisador soviético que ajudou a formar importantes teorias para o desenvolvimento da ciência da Informação. Breve discussão acerca das “origens” e desenvolvimento da Ciência da Informação nos EUA, Europa e na antiga URSS a partir de Análise da teoria de Mikhailov, separando-a em quatro grandes fases:

PROBLEMÁTICA II Primeira parte ( ): inicio da utilização do conceito “Informação Científica” por Mikhailov. Conceito que seria a base principal de sua teoria nas décadas seguintes. Segunda Parte ( ): consolidação da teoria e do campo de estudo da “Informatika” e desenvolvimento em conjunto com A. I. Chernyi e R. S. Gilyarevskyi de artigos e livros que consolidaram esse conceito. Terceira parte (primeira metade dos anos 70): aprofundamento da teoria e analise de questões como as diferenças entre o campo russo e norte americano de estudo da informação e os tipos de informação cientifica estudados pela Informátika.

PROBLEMÁTICA III Quarta parte (final da década de 70- meados da de 80): Estudo de questões como a influência das novas tecnologias na produção, da gestão da informação e das novas praticas que os novos profissionais ligados a esse campo de estudo deveriam realizar e a analise de pressupostos que norteariam a Informatika nesse período. Estudo da influência de Mikhailov para os pesquisadores que trabalhavam com a questão da informação na antiga União Soviética, em sua esfera de influência (em especial Cuba e o Leste Europeu) e até em autores anglo-saxões (em particular D.J. Foskett).

OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Analisar a produção escrita de Alexander Mikhailov entre 1959 a 1985 (1958 a 1986), mostrando o desenvolvimento teórico do autor nesse período, identificando as principais idéias do conceito Informatika, suas idéias sobre a produção e gestão da informação e o que os autores, em especifico brasileiros, analisaram e discutiram sobre suas teorias e propostas. Pretende-se mostrar que a produção intelectual desse autor foi umas das mais importantes no desenvolvimento e evolução da ciência da informação.

OBJETIVOS II Objetivos específicos Análise do desenvolvimento teórico de Mikhailov (décadas de 50 a 80) e das principais questões e problemáticas que nortearam a teoria “Informatika”. Estudos dos conceitos ligados ao objeto informação (divididos em informação científica e social) formulados pelo autor. Estudo das características e funções do campo de estudo da “Informatika” e de questões como Interdisciplinaridade, epistemologia e recuperação e organização da informação produzida e armazenada.

OBJETIVOS III Objetivos específicos Análise dos estudos feitos por profissionais e pesquisadores brasileiros acerca das teorias de Mikhailov e ver de que forma suas teorias foram analisadas no campo brasileiro da C.I. Análise de autores contemporâneos de Mikhailov que citaram ou analisaram de alguma forma suas idéias e propostas, analisando o impacto de suas idéias na C.I. como um todo.

JUSTIFICATIVA Interesse de estudo de suas teorias advindo durante pesquisas anteriores. Estudo e análises incompletos ou superficiais das teorias de Mikhailov sejam por autores brasileiros ou do exterior (com exceções: Pinheiro, Freire, Ortega, Foskett). Quase inexistência de trabalhos que foquem unicamente as teorias, idéias e propostas de Mikhailov (ou da vertente russa da ciência da informação).

MARCO TEÓRICO “Informatika” ou ciência da Informação na antiga URSS entre meados dos anos 60 até Principais obras que serviram de base para sua teoria: Fundamentos da Informatika (publicado em russo em 1968, a edição que será utilizada será uma de Cuba de 1973) e Scientific Communications and Informatics (publicado em russo em 1976, com uma edição americana em 1984). Ambas escritas em conjunto com Chernyi e Gilyarevskyi.

METODOLOGIA Utilização de uma metodologia “híbrida”, isto é, utilizando-se de alguns conjuntos específicos de materiais (artigos, textos, apresentações em simpósios e livros). Estudar, na medida do possível informações acerca das estruturas de pesquisa da então URSS e de alguns países pertencentes a sua esfera de influência, analisando como funcionavam os principais órgãos de pesquisa científicos no então bloco comunista. Divisão do trabalho em três fases: , e (não deverá ser mais feito). Revisão de literatura.

METODOLOGIA (INCLUSÕES) UTILIZAÇÃO DE NOVOS MÉTODOS DE PESQUISA: Método do discurso (Foucualt ou Frohmann) na analise teórica da obra de Mikhailov. “Estudo histórico da C.I.”(Lena Vânia) e “metodologia de pesquisa em C.I.” (Nélida) na analise do desenvolvimento histórico da ciência da informação na URSS e na analise feita por outros autores sobre a teoria de Mikhailov.

METODOLOGIA (INCLUSÕES) Ao invés da utilização de uma divisão “cronológica” para o estudo das teorias de Mikhailov, pretendo separar a analise de sua teoria em quatro grandes pontos: Estudo e analise da informação Científica. Métodos e propostas de organização, armazenamento e recuperação da Informação. O impacto e uso das Novas tecnologias na C.I./ Informatika. Interdisciplinaridade.

Como Isa Maria Freire citou em sua apresentação no seminário, o pesquisador precisa as vezes agir como um “caçador” em busca de pistas (dados) para a sua pesquisa e as vezes usar armadilhas pra prender a caça.

FIM Sugestões serão muito bem vindas!