SANIDADE V CONGRESSO BRASILEIRO de AGRIBUSINESS - ABAG Bases para o Futuro Sebastião Costa Guedes Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Legalização da agroindústria alimentar
Advertisements

Desafios da Agricultura Familiar frente à crise econômica atual
O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas é executado desde o ano 2.000, com financiamento parcial do Banco Mundial. O acordo de empréstimo (4238-BR)
USO DA LEI MUNDIAL DA SAÚDE EM CAMPANHAS DE ADVOCACIA DA SAÚDE PÚBLICA
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
9. TRANSGÊNICOS São organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contêm materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos.
Situação Atual da Pecuária Bovina de Corte Brasileira
Defesa Sanitária Animal e Vegetal
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Contrato Com o Futuro agronegócio é câmbio a ordem é garantir a segurança alimentar e exportar a produção excedente preparar terreno:OMC,ALCA, MERCOSUL.
A QUESTÃO COMPETITIVIDADE
7º Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão Hospitalar Novos Rumos nas Relações dos Gestores e Prestadores : desafios para os diversos.
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Resumo: Silas Ferreira Governança e Desenvolvimento em Cadeias de Valor Globais Humphrey e Schmitz, 2000 PRO 5809 – Redes de Cooperação Produtiva.
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
DESTAQUES GESTÃO JAN 2005-SET 2010
O futuro das regiões rurais – implicações para projetos alternativos de desenvolvimento rural sustentável Arilson Favareto.
Visão Geral das Normas ISO
Antenor de Amorim Nogueira
AGRONEGÓCIO.
Importância da Rede Nacional De Laboratórios de Diagnóstico no
V Encontro Nacional de Vigilância Sanitária em Alimentos
e a segurança dos alimentos
Eng. Agr. Álvaro Cabrini Jr Presidente Seminário de Agricultura Familiar, Pesca e Segurança Alimentar 05 e 06 de novembro de 2009 Salvador - BA SENGE/BA.
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
Projeto Fortalecimento e Melhoria da Gestão da SDA
Rosangela M. Carnevale Carvalho Pesquisadora IBGE
Banco do Brasil e o Agronegócio
SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA SECRETARIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA
Treinamento para credenciamento de veterinários para emissão de CIS-E.
ENCOMEX São Paulo 22 de outubro de 2009
INTEGRAÇÃO Cooperativas.
Implantação do SISAN municipal de Juiz de Fora - MG
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
UNAC/CNA Seminário internacional organizado pela CNA – Portugal Sábado, 20 de Março de 2010 Cidade de Espinho Apresentação: José Catarino Xerinda.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
COMO O GOVERNO PODE CONTROLAR E INTERAGIR COM PROGRAMAS PRIVADOS PARA CONTROLE DA FEBRE AFTOSA. A EXPERIENCIA E A VISÃO DO SETOR PRIVADO DO MERCOSUL. OIE/FAO.
PLANO DE METAS PARA A AGROPECUÁRIA E PESCA DO ESTADO DA PARAIBA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Vigilância Sanitária
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos CSA (Paraná) 1999 – Criados 164 CSA intermunicipais Fundamentados nas ULSAV Médicos Veterinários (DEFIS)
CONASEMS ANTONIO CARLOS NARDI A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE – AS EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS BRASILEIRAS A EVOLUÇÃO DAS PARCERIAS NA ÁREA DA SAÚDE.
Política Sanitária como Estratégia de Desenvolvimento da Suinocultura
Elaboração : GETEC2 COOPERADOS 5,762 Milhões Cooperativas Singulares Cooperativas Centrais 81 Federações 76 Confederações 13 OCB UF 27 OCB EMPREGOS.
Apresentação Diagnóstico Social
Uma abordagem inovadora para gerenciar e planejar o futuro da cidade Outubro 15, 2007 O ACORDO DE VANCOUVER.
COLABORAÇÃO BANCO MUNDIAL CONACI CGEs Objetivos Principais: Um Novo Foco Atingir os objetivos de maneira sustentável: Assegurando o futuro do planeta.
A CONTRIBUIÇÃO DO AGRONEGÓCIO NA BALANÇA COMERCIAL
A Comunidade Promovendo a Sanidade. 2 Histórico dos GDS (França) FASE I – 1954 – 1975 –Representação dos produtores –Luta contra as doenças regulamentares.
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Os Valores Anti-Rurais da Sociedade Brasileira
BARREIRAS PARA O LIVRE COMERCIO
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Sistema de garantias sanitárias para a exportação de animais vivos, produtos e subprodutos de origem animal Outubro 2013.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
RAIVA DOS HERBÍVOROS NO BRASIL
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
1 PRODUÇÃO ANIMAL PRODUÇÃO ANIMAL PRODUÇÃO VEGETAL PRODUÇÃO VEGETAL AGROINDÚSTRIAS COMPOSIÇÃO DO AGRONEGÓCIO.
Ferrugem Asiática da Soja Ponto de vista do produtor.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Tema: Sanidade da bovinocultura de Corte no Estado de Mato Grosso e os aspectos sanitários da Fronteira com a Bolívia LUIZ CARLOS MEISTER Pecuarista no.
Transcrição da apresentação:

SANIDADE V CONGRESSO BRASILEIRO de AGRIBUSINESS - ABAG Bases para o Futuro Sebastião Costa Guedes Presidente do Conselho Nacional da Pecuária de Corte - CNPC e do Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre. Aftosa - GIEFA S.Paulo, 2 de Agosto 2006

O MUNDO ESTÁ MUDANDO!!! PESSOAS,ANIMAIS E MICRÓBIOS VIVEM E VIVERÃO CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS OU JUNTOS.

PORQUÊ ? População em bilhões 2000: 6,1 2050: 9,4 a 11,2 Urbanização em 2000 : 47 % em 2003 : 60 %

CONSEQÜÊNCIA ÓBVIA! Cada vez mais doenças escapam dos animais para as pessoas: AIDS,CREUTZFELD-JACOB, INFLUENZA AVIÁRIA, SALMONELOSES RESISTENTES,ETC

SAÚDE PÚBLICA E SEGURANÇA ALIMENTAR *GRANDES PREOCUPAÇÕES MODERNAS. * GERAM BARREIRAS NÃO TARIFÁRIAS OU TÉCNICAS.

PORQUÊ PREOCUPA A SAÚDE PÚBLICA? pessoas vivem no III Mundo (17%população global); -Diarréias matam /ano; morrem por alimentos inseguros.

PAÍSES QUE NÃO EXPORTAM PRODUTOS PASSAM A EXPORTAR PESSOAS E CLANDESTINAMENTE NA SUA MAIORIA. MAS AUMENTAM AS EXIGÊNCIAS PARA OS PRODUTOS.

GLOBALIZAÇÃO ALTEROU PERFIL DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE COMMODITIES ANIMAIS E VEGETAIS,USANDO SANIDADE COMO BARREIRA INICIAL. RISCO DE BIOTERRORISMO TAMBÉM COLABORA!

EMERGÊNCIAS COMUNS: ANIMAIS FEBRE AFTOSA,VACA LOUCA,INFLUENZA AVIÁRIA, MAREK,NEW- CASTLE,AUJEZKY,PESTE SUÍNA. VEGETAIS BICUDO DO ALGODÃO, VASSOURA DE BRUXA DO CACAÚ,FERRUGEM DA SOJA,SIKATOGA NEGRA.

NOSSO GRANDE DESAFIO: CONSTRUIR PARCERIAS ENTRE SAÚDE ANIMAL/ VEGETAL E HUMANA GARANTINDO A SEGURANÇA ALIMENTAR

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS -INVESTIMENTOS ADEQUADOS E CONSTANTES EM DEFESA SANITÁRIA TANTO NA INFRAESTRUTURA QUANTO NA CAPACITAÇÃO. -TER VIGILÂNCIA ATIVA E PASSIVA. -DEIXAR DE AGIR APENAS NAS EMERGÊNCIAS.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS QUESTÃO SANITÁRIA DEFINIDA COMO POLÍTICA DE GOVERNO: Assegurar dotação orçamentária adequada e fluxo planejado nas liberações de recursos. Agricultura há 25 anos tinha 3% das receitas federais,hoje tem apenas 0,3%.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS ADEQUADA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DEVE CONSIDERAR: 30% do PIB 39% das Exportações 37% dos Empregos

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS ESTABELECER O CONCEITO DE AUTORIDADE SANITÁRIA. INTEGRAR E HARMONIZAR HIERÁRQUICAMENTE ESTADOS,MUNICÍPIOS E SETORES PRIVADOS. PADRONIZAR NORMAS E CERTIFICAÇÕES NACIONAIS ADEQUADAS E SEM EXAGEROS.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS ESTADOS FICAM INADIMPLENTES OU NÃO FAZEM PRESTAÇÃO ADEQUADA DE CONTAS DOS RECURSOS FEDERAIS PARA DEFESA PREJUDICANDO SEUS PRODUTORES E TÉCNICOS! BUSCAR ALTERNATIVA PARA RECEBER E ADMINISTRAR ESTES RECURSOS.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS UNIFICAR OS ORGANISMOS OU DEPARTAMENTOS ENVOLVIDOS EM EXPORTAÇÕES OU COM SEGURANÇA ALIMENTAR. A SEPARAÇÃO ENTRE DEFESA SANITÁRIA E RASTREABILIDADE CAUSA PROBLEMAS AOS PARCEIROS INTERNACIONAIS E É DESASTROSA NAS AUDITORIAS ESTADUAIS.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS INFORMATIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS SECRETÁRIAS ESTADUAIS COM AS ÁREAS RESPECTIVAS DO MAPA É ESSENCIAL. LABORATÓRIO COM BIOSSEGURANÇA P 3+DEVE SER IMPLANTADO SEM DELONGAS.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS REGIONALIZAÇÃO É COISA SÉRIA. DEVE SER MANEJADA CRITERIOSAMENTE. AVALIAÇÃO DE RISCOS PRINCIPALMENTE EM FRONTEIRAS É ESSENCIAL. INVESTIR MAIS ONDE RISCOS SÃO MAIORES. DIAGNÓSTICO PRECOCE É FATOR PARA ÊXITO E CUSTOS BAIXOS

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS Participação complementar da iniciativa privada para projetos específicos pré-discutidos. PARCERIA EFETIVA COM VISÃO DE FUTURO.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS ESTABELECER ADIDOS AGROPECUÁRIOS EM 5 EMBAIXADAS: EUA,UE,JAPÃO E SUDESTE ASIÁTICO,CHINA E ORIENTE MÉDIO. INSERIR AGRICULTURA FAMILIAR NO AGRONEGÓCIO.

ESTRATÉGIAS EXIGIDAS CONVÊNIOS E COOPERAÇÃO COM VIZINHOS DEVEM SER VALORIZADOS E BEM MANEJADOS. TALVEZ REVIGORÁ-LOS COM BOLÍVIA E PARAGUAI? VISÃO EXTERNA VÊ SEMPRE REGIÃO.

OBSERVAÇÕES BELIGERÂNCIA É PÉSSIMO. GUERRA ENTRE ESTADOS É IDIOTICE. PERDA DE CONFIANÇA E DESGATE NA IMAGEM DOS PROGRAMAS, TÉCNICOS E INSTITUIÇÕES ENTRE OS PRODUTORES.

O BRASIL precisa de Desenvolvimento Econômico. Isto se consegue só com mais Emprego,Exportação e Renda. Apenas o AGRONEGÓCIO pode gerar este tripé. SANIDADE É PRÉ-REQUISITO!

Muito Obrigado pela atenção e pelo gentil convite da ABAG. Conselho Nacional da Pecuária de Corte- CNPC Cuidando da pecuária,mas pensando no Homem.