Opinião Prestando Contas Projeto no município de Santana do Livramento, RS p. 04 Pró-Reitor de Extensão fala da importância de ações de extensão e a atuação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Criação de Programas de Museus de Ciências e Matemática
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Encontro com professores
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Edital PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
AVALIAR ?? determinar valor (diferentes abordagens)
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária Pró-Reitor Prof. Dr. Adilson Avansi de Abreu O Processo de Avaliação na -
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
Bem Cultural Nº zero – nov 2009
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
IX Encontro dos Assessores de Comunicação das Instituições de Ensino Superior Comunitárias Realização ABRUC/Apoio Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Álamo Pimentel. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pós-doutor em Sociologia do Conhecimento pelo Centro de Estudos Sociais.
Diretrizes para os Institutos Federais
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Pedagogia Universitária
Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde
Bolsista: Carlos Henrique da Costa Coordenadora: Luciana Rita Guedes.
Ministério da Cultura.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Educação a Distância e a Extensão Universitária
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Sistema Universidade Aberta do Brasil
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Pensando nos OBJETIVOS DA UNIVERSIDADE.... EXTENSÃO PESQUISA GESTÃO ENSINO.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
A Gestão participativa
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Política Educacional Brasileira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Extensão Universitária: Avaliação e Curricularização
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Opinião Prestando Contas Projeto no município de Santana do Livramento, RS p. 04 Pró-Reitor de Extensão fala da importância de ações de extensão e a atuação da UFSM no cenário acadêmico nos seus 50 anos p. 02 N º 1 – maio 2010 p. 03

Opinião Prof. Dr. João Rodolpho Amaral Flôres Pró-Reitor de Extensão da UFSM A extensão universitária propugna a interação, parceirização e ações pró-ativas com a Sociedade. De acordo com a Política Nacional de Extensão, pactuada pelas Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil, embasada no Plano Nacional de Extensão emanado do FORPROEX, documento que define as diretrizes para a extensão universitária no país, a Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A síntese de tais diretrizes apontam a missão da extensão universitária como ação transformadora, consubstanciadas em estratégias de desenvolvimento regional e afirmadas através de políticas públicas. Bem como, para realizar a interação dialógica com os diferentes atores, através de práticas valorativas da troca de saberes e como forma superadora do discurso da hegemonia acadêmica, o que se faz através da interdisciplinaridade entre as várias áreas de conhecimento da Universidade e a interação com a Comunidade. Sempre atenta ao previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a extensão universitária tem trabalhado intensamente para promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. Assim, meios como a REVISTA BEM CULTURAL são sempre significativos, permitindo que a Universidade publicize parte do seu enorme potencial acadêmico e científico. Como Instituição Federal de Ensino Superior, pública e gratuita, a atuação da UFSM no cenário regional do Rio Grande do Sul, no Brasil e, mais recentemente, junto aos países do Cone Sul, valendo-se dos aportes de seus qualificados recursos humanos e NEP-UFSM Expediente Bem Cultural é um informativo experimental do Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória – NEP, projeto Institucional da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Coordenação: Prof. Dr. André Luis Ramos Soares Pró-Reitor de Extensão: Prof. Dr. João Rodolpho Amaral Flôres Equipe: Acadêmicos: Alexon M. da Rocha; Aline Krause; Aline Linhares; Ana Carla Cravo; Felipe Girardi; Felipe R. Pereira; Gabriel Vieira; Humberto Alagia Júnior; João Davi O. Minuzzi; Paula Rochele S. Becher; Rayssa A. Wolf; Renata B. Maciel; Thiago O. Petry 2 Contato: (55) Bem Cultural Prédio da Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Fonte: naval_27.html produtos científicos gerados, tem difundido conhecimentos e se coadunado aos grandes interesses de desenvolvimento e do bem estar da Sociedade, através de parcerias que se efetivaram ao longo dos 50 anos da sua profícua existência institucional.

3 UFSM: Patrimônio de Santa Maria Breve Histórico: Fundada em 14 de dezembro de 1960, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) conta atualmente com alunos (primeiro semestre), distribuídos nos cursos de graduação, pós-graduação e ensino médio e tecnológico. Ela foi a primeira universidade no país a localizar-se fora de uma capital, descentralizando o acesso ao ensino superior, dando assim o primeiro passo para a democratização educacional em nível superior. Em agosto de 1969 expandiu-se, formando o primeiro campus avançado de ensino superior na Amazônia, o qual deu origem ao que hoje é a Universidade Federal de Roraima. Sua área territorial total é de 1.837,36 hectares, nos quais as edificações perfazem ,92 m² de área construída no campus, além de ,41 m² em edificações no centro do município. Estende-se ainda aos municípios de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Silveira Martins. Com o objetivo de promover uma ampla rede de ações, o Núcleo de estudo do Patrimônio e Memória (NEP-UFSM), está desenvolvendo o projeto Memória da UFSM: valorização da universidade como patrimônio da cidade de Santa Maria, o qual visa relembrar à comunidade a importância da UFSM para o desenvolvimento da cidade. Assim, pretende-se a valorização da instituição como pólo educacional e cultural, projetada no cenário nacional e internacional. Bem Cultural NEP-UFSM ticias.public/imagens/noticia_257.jpg

4 Realizado em parceria entre o Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA-UNISC) e o Núcleo de Estudos do Patrimônio e Memória (NEP-UFSM), o projetoEducação Patrimonial no município de Santana do Livramento, RS: Resgate da história da casa de David Canabarro e a inserção do tema no currículo escolar teve como objetivo a conscientização da sociedade santanense sobre a necessidade em conhecer e resgatar os bens históricos e culturais da cidade, dando ênfase à antiga casa de David Canabarro. Concluídas em 2005, as atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As escavações arqueológicas, bem como o projeto de Educação Patrimonial, foram o ponto de partida para um projeto maior, evidenciado pelo IPHAN, para o estabelecimento do Museu do Pampa, no local onde se encontra a antiga casa de David Canabarro. Neste projeto reunimos atividades de arqueologia com as ações educativas, estimulando professores e a comunidade a valorizar o patrimônio cultural da cidade. Imagens do processo de escavação realizado em Santana do Livramento Bem Cultural Prestando Contas Projeto desenvolvido no município de Santana do Livramento, NEP-UFSM Esperando a vez Na cidade de Santa Maria, destaca-se a presença peculiar de uma intensa formação de ventos, popularmente conhecido como Vento Norte. Vento forte que pode chegar a 60 km/h, caracteriza- se pela sensação de calor que provoca. Gera controvérsias nas opiniões, mas certamente é uma marca da cidade de Santa Maria. Fonte: QjgXn7lI/AAAAAAAAABc/TUbsLnxJA18/s320/ vento%2Bnorte%2B-%2Bcratera.JPG Escultura Vento Norte (1996), da artística plástica Ana Norogrando, localizada no largo da biblioteca municipal da cidade.