A Educação à Distância pode ser definida como instâncias de ensino e aprendizagem onde professores e alunos estão separados por uma distância física, com utilização de alguma tecnologia EAD E-learning Conteúdo Tecnologia Gerência Pedagógico
Visões Críticas “Corre-se o risco de formar enfermeiras que desmaiam ao ver sangue pela primeira vez.” Prof. J. A . Gianotti Folha de São Paulo - 14/07/1998
Deve-se estar preparado para responder as seguintes questões: Por quê temos de pensar em Ensino à Distância (EAD)? Quem vai ganhar com a EAD? Como atingir mais alunos com menor custo e qualidade? Como um professor poderia fazer uso das modernas tecnologias de EAD para conseguir aumentar a variedade da sala de aula, ampliando o ambiente de aprendizagem. Qual é a infraestrutura necessária (Software, Hardware e Pessoal) para dar apoio ao professor para estas novas modalidades de ensino e aprendizagem. Quais são as tecnologias de apoio hoje disponíveis e acessíveis? Qual é o apoio institucional para estas novas práticas? Como evoluir no processo de utilização da EAD.?
A educação a distância (EAD) já atinge quase três milhões de brasileiros, segundo levantamento do portal e-Learning Brasil da MicroPower, que identificou 388 organizações que usam o sistema no País, 13% a mais que no ano passado O Bradesco está com inscrições abertas para os cursos virtuais de seguros de automóveis A USP planeja realizar no próximo ano o vestibular para seu primeiro curso de graduação a distância via internet USP lança graduação via internet em 2005 MIT disponibilizará gratuitamente até 2006 todos os seus cursos na Internet, inclusive em português O Ministério da Educação (MEC) estuda a possibilidade de usar o ensino a distância para tentar reverter a carência de 270 mil professores de matemática, química, física e biologia nas escolas do País. Notícias da Semana
Aulas a Distância Aulas Presenciais Presencial com Tecnologias da Informação Aulas Presenciais Como um professor pode oferecer um curso a distância baseado na sua experiência com suas aulas presenciais ?
Níveis de Utilização da EAD Ponto de Vista do Professor
Tipos de Recursos para Aprendizagem Disponíveis na Internet Sites informativos ( Tutoriais, Notícias, Agendas, Seminários ) Portais de Conhecimento Projetos / Resolução de Problemas em Grupo Expedições On-line Mentor On-line Recursos para Pesquisa Pesquisadores Bibliotecas Dicionários Cursos Estão surgindo as Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Classes de Ferramentas utilizadas em EAD Convencionais Editores de sites Correio eletrônico Sistemas de Autoria Sistemas de Gerência de Curso Vídeo-Conferência Sistemas Colaborativos de Gerência de Conteúdo Sistemas de Gerência de Conteúdos de Aprendizagem
Nível 1 -Descrição Geral do Curso Um dos primeiro passos do professor na utilização das tecnologias da informação Normalmente feita na forma de syllabus Pode conter: Objetivos do curso Pré-requisitos Estrutura e atividades do curso Material bibliográfico a ser usado Processo de avaliação a ser usado Calendário do curso Contatos importantes Informações importantes relativas ao curso Permite ao aluno prever o que será o Curso Exemplo : Curso Banco de Dados- Prof. Angelo Guimarães, DCC/UFMG
Syllabus Como criar um Syllabus
Nível 2 -Repositório de Materiais Local onde os alunos podem encontrar os materiais a serem utilizados durante o curso: Textos Endereços de Internet Vão sendo acrescidos e modificados à medida que o professor avalia e desenvolve os materiais Podem conter: Compartilhamento de informação Exemplo : Curso Compilers, prof. Zelenski, Stanford University Clique em `Lectures ou Handouts Exercícios Artigos Entrevistas Imagens Sons / Vídeos Lista de endereços da Internet
Repositório de Materiais Sistema de Gerência de Cursos - LearningSpace Repositório de Materiais
Sistemas de Gerência de Cursos Funções básicas: Disponibilização de materiais Estruturação de aulas Realização de conferências Elaboração e correção de diversos tipos de questões / enquetes Inscrição dos alunos Acompanhamento das atividades dos alunos Exemplo: WebCT Clique nos itens do Menu
Tipos de Sistemas de Gerência de Cursos Pessoais Menor número de funções Capacidade limitada Acesso mais fácil Instalação individual Gratuitos Exemplo: LearnLoop Institucionais Maior número de funções Podem permitir grande número de acessos Podem ser integrados com sistemas de informação existentes Exigem infra-estrutura e suporte técnico profissional Exemplo: LearningSpace WebCT Como escolher
Sistemas de Gerência de Cursos - Pessoais Learnloop Experimente: http:www.learnloop.org
Nível 3 - Apresentações Reprodução da prática de uma aula convencional Publicadas na forma de: Textos, imagens, sons, animações, vídeos: Páginas HTML PDF eBooks Transparências Tutoriais Palestras: vídeo-conferência Visão básica: professor codificador / transmissor do conhecimento ( ensino ) Reprodução da prática de uma aula convencional Como fazer: Valorização do desempenho / estética / usabilidade: Diretrizes para Projeto
Tutorial http://www.pandia.com/goalgetter/index.html
Vídeo-conferência - CyberCast Curso Compilers - Prof. Zelenski -Stanford University Veja também -EAD Conceitos Básicos - Prof.Angelo DCC/UFMG
Aula com vídeos: Universia - MIT
Vídeo-conferência CyberCast
Nível 4 - Comunicação com Aluno Comunicação Unilateral : Professor para o aluno Aluno no máximo devolve trabalhos realizados Tipos de mensagem Definições do curso Avisos importantes Trabalhos e exercícios a realizar Comunicação Assíncrona Correio Eletrônico Início do processo de comunicação eletrônica professor - aluno Acompanhamento do Aluno
Nível 5 - Agenda de Trabalho Conjunto de atividades ( aulas ) a serem realizadas pelos alunos Atividades estruturadas na forma de módulos ( definidos por conteúdo, por tempo) Cada módulo pode conter: instruções sobre a aula, conteúdo, exercícios, leituras, sites relacionados Integracão dos recursos disponibilizados de acordo com objetivos do curso Centrado nas atividades estruturadas ( textos, listas de exercício ), com diálogo ( professor - aluno - aluno) praticamente inexistente O professor começa a se preocupar em criar um ambiente de estudo do aluno Favorece a sensibilização para o problema do modo de controle da aula versus autonomia de aprendizagem do aluno
Agenda de trabalho Curso Computing, Concepts & Competences -Michigan State University Clicar em All Daily Materials
Agenda de Trabalho - Teleduc
Níveis de conhecimento Agenda de trabalho Disciplina Introdução à Informática UFMG Níveis de conhecimento
Agenda de Trabalho com Auxílio Disciplina Introdução à Informática / UFMG
Nível 6 - Conferência com Grupos de Alunos Comunicação Professor - Aluno - Aluno Papel do Professor Atividades do professor durante a conferência Mandar e receber mensagens Realimentar os posicionamentos do aluno Rever e remediar os posicionamentos dos alunos Fomentar a discussão Preparar a Conferência Dispor os recursos necessários à discussão Motivar os alunos para a discussão Participar da discussão Avaliar os alunos Como preparar uma Conferência
Conferência com Grupo de Alunos Yahoo Groups Disciplina Introdução à Informática / UFMG
Netmeeting Conferência com som ou vídeo Quadro Branco Compartilhamento e transferência de arquivos Chat Diretórios Internet Acesso remoto a computadres
Classes de Ferramentas de Vídeo-Conferência Ponto a ponto Desktop Exemplo: Netmeeting Servidores de Diretórios de Usuários Exemplo: Windows 2000 CyberCast Exemplo: PowerPoint / Encoder Grupo a Grupo Exemplo: AcessGrid
O que se pode fazer com as modernas TI, que não se consegue fazer com as tecnologias convencionais ?
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NÍVEIS Colaboração Compartilhamento Cooperação
COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Compartilhamento Iterações / trocas sem compromisso Recursos ( idéias ) são disponibilizadas Acessa quem quer Distribuição de informação Colaboração Ajuda mútua ou unilateral Sem responsabilidade com resultados Socialização de informação Cooperação Objetivos, responsabilidades comuns Ações conjuntas e coordenadas Exige: Interdependência positiva Confiança mútua Responsabilidade individual / grupo Integração de informação COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Colaboração Envolvimento Cooperação Comprometimento A galinha e o porco abriram uma lanchonete especializada em ovos com bacon. A galinha está envolvida O porco está comprometido
Colaborativa Cooperativa Menos estruturada Processo menos definido Requer menos planejamento e coordenação Cooperativa A estrutura do grupo e o processo são sugeridos O professor apresenta situações problemas / desafios
Nível 7 - Ambiente Cooperativo Ambiente construtivista de estudo ( aprendizagem ) Baseado em projetos ou resolução de problemas Mudança papel do professor ( transmissor do conhecimento para auxiliar do processo de construção do conhecimento pelo próprio aluno ) Cooperação: mais do que: compartilhamento de informação colaboração entre os envolvidos Objetivos comuns, responsabilidades compartilhadas, compromisso do grupo com os resultados alcançados
Disciplina Introdução à Informática / UFMG Projeto Colaborativo Simulação de empresas ( grupos de alunos ) que devem cooperar para prestação de serviços de Informática Yahoo Groups Disciplina Introdução à Informática / UFMG
A colaboração ( cooperação ) ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação Vigotsky
Nível 8 - Comunidades Virtuais de Aprendizagem Educação continuada e por demanda, incorporada à vida cotidiana pessoal ou profissional Grupo de pessoas que se integram para Resolver problemas Adquirir novas experiências Trocar experiências Agregar conhecimento a produtos e serviços a serem oferecidos no mercado
TrekEarth – Ambiente cooperativo de fotógrafos digitais
Participação Cooperação Por necessidade / interesse pessoal Ambiente heterárquico ( sem hierarquia ) Especialistas definidos pelos participantes em função da colaboração prestada Cooperação Exibição de fotos por região Compromisso: melhoria de qualidade na galeria de fotos Capacitação do uso de ferramentas