PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS.

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Transcrição da apresentação:

PROFESSORES: IZABELA E LUIS FELIPE AULÃO: IDEOLOGIAS POLÍTICAS

A NARQUISMO, S OCIALISMO E D OUTRINA S OCIAL DA I GREJA A BAIXO O L IBERALISMO !

INTRODUÇÃO As Revoluções Burguesas do século XVIII inauguraram uma nova era, que chamamos de Idade Contemporânea. A Revolução Industrial representa o caso emblemático de formação do capitalismo — e de uma nova classe: o proletariado. A Revolução Francesa consagra um novo conjunto de idéias e instituições, fornecendo o modelo do liberalismo político clássico: sistema representativo, divisão de poderes, Estado de Direito etc. O século XIX europeu floresce num cenário de profundas transformações sociais marcadas por condições de vida e trabalho cada vez mais precárias para a classe trabalhadora. As “ondas” revolucionárias de 1830 e 1848, por seu turno, sepultam o Antigo Regime na maior parte da Europa. A “Primavera dos Povos” significou a consagração do poder político da burguesia, o avanço das idéias liberais e o surgimento do proletariado industrial como ator político nacional. È nesse contexto que se reconhece a importância teórica da Questão Social, da natureza da sociedade, da direção para a qual ela se encaminhava e do sentido que ela deveria tomar. A insatisfação e a insurgência dos trabalhadores fizeram da Questão Operária tema obrigatório do pensamento social desta época. O racionalismo iluminista fornece a base de todo o pensamento social do XIX. Mas a partir desta inspiração comum vão surgir diferentes correntes teóricas de análise das rápidas e intensas transformações do mundo social. Três correntes teóricas se destacaram na crítica ao pensamento liberal e na proposição de vias alternativas para alcançar o progresso e instituir uma nova ordem social baseada nos princípios iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade entre os homens. LIBERALISMO

Os representantes do liberalismo (político) clássico consideravam adequada a ordem burguesa que se consolidava. A razão e a ciência se ocupariam de trazer o progresso, tanto na vida pública como na esfera privada, contanto que estivessem garantidas a liberdade e a igualdade de oportunidades. Cartismo ? (é idéia? Ou movimento?) SOCIALISMO UTÓPICO Primeira metade do século XIX (entre as guerras napoleônicas e as revoluções de 1848) Comuna de Paris (72 dias do primeiro governo socialista da História, 1871) Formulado por membros das elites preocupados com opressão e desigualdades sociais Principais teóricos: François-Charles Fourier, conde de Saint-Simon e Robert Owen Pregavam fim do individualismo, da competição e da propriedade privada, a conquistar através da conscientização de empresários e trabalhadores Chamados “utópicos” por acreditarem numa transformação social total por meios pacíficos, sem revolução (com ênfase em aspectos morais) SOCIALISMO CIENTÍFICO Marco inaugural é o Manifesto Comunista, de Karl Marx e Friederich Engels, escrito em 1848 A partir da crença de que o socialismo não viria pela conscientização dos empresários e sim pela luta revolucionária do proletariado organizado, pregavam análise científica do capitalismo Princípios centrais: materialismo histórico, materialismo dialético, luta de classes, mais-valia, evolucionismo e ditadura do proletariado Marxismo opunha ao nacionalismo burguês o internacionalismo proletário ANARQUISMO Segunda metade do século XIX (disputava com o marxismo a hegemonia nas Internacionais) Principais teóricos: Proudhon, Bakunin, Stirner, Malatesta, Kropotkin e Tolstoi Anarquia não significa desordem, mas ausência de domínio político autoritário Consideravam o Estado a maior expressão da dominação capitalista, e os partidos políticos a base de sua formação, por isso negavam a política Autoridade é origem de todo mal Propunham sociedade libertária, organizada a partir de cooperativas de produção em autogestão Anticlericalismo, voluntarismo e “homem novo” DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA Chamada socialismo cristão ou catolicismo social Estratégia da Igreja Católica no século XIX de se posicionar frente à miséria e conter o socialismo Prega reformismo, apelando ao espírito cristão dos empresários e defendendo colaboração social para promover melhores condições de vida Mas cuidado! Não confundir liberalismo político (= democracia representativa) com liberalismo econômico (= livre mercado). Mas reafirma propriedade privada, negando o marxismo e a luta de classes Encíclica Rerum novarum, do Papa Leão XIII, é o documento inaugural desta doutrina (1891) Pendências que não couberam Denominação “utópicos” é feita pelos autoproclamados “socialistas científicos” Liberalismo burguês era tentativa de conter insurgência popular

SOCIALISMO UTçOPICO Primeira metade do século XIX (entre as guerras napoleônicas e as revoluções de 1848) Comuna de Paris (72 dias do primeiro governo socialista da História, 1871) Formulado por membros das elites preocupados com opressão e desigualdades sociais Principais teóricos: François-Charles Fourier, conde de Saint-Simon e Robert Owen Pregavam fim do individualismo, da competição e da propriedade privada, a conquistar através da conscientização de empresários e trabalhadores Chamados “utópicos” por acreditarem numa transformação social total por meios pacíficos, sem revolução (com ênfase em aspectos morais)

SOCIALISMO CIENTÍFICO Primeira metade do século XIX (entre as guerras napoleônicas e as revoluções de 1848) Comuna de Paris (72 dias do primeiro governo socialista da História, 1871) Formulado por membros das elites preocupados com opressão e desigualdades sociais Principais teóricos: François-Charles Fourier, conde de Saint-Simon e Robert Owen Pregavam fim do individualismo, da competição e da propriedade privada, a conquistar através da conscientização de empresários e trabalhadores Chamados “utópicos” por acreditarem numa transformação social total por meios pacíficos, sem revolução (com ênfase em aspectos morais)