Perfil do animador sociocultural 1120 inquéritos a animadores: Como deve ser o animador sociocultural? Quais as dimensões e os valores que deve possuir? As respostas fazem alusão aos conteúdos vivenciais e humanos que o animador tem de transmitir a todos os membros do grupo e categorizam-se nas seguintes dimensões: Cognitiva (espírito reflexivo) Afetiva (equilíbrio emocional) Social e de relacionamento (empatia e capacidade para motivar) Moral (honestidade) valores: Participação Liberdade Relações humanas Igualdade Solidariedade…
Identifique a atividade da Ana e justifique. A Ana concluiu a licenciatura em Ciências da Educação e encontra-se desempregada. Para ocupar o tempo livre voluntariou-se para participar na Universidade sénior de Machico. Aí criou uma “Oficina de teatro” com os idosos. Reúnem uma vez por semana durante 2 horas e ensaiam uma peça de teatro alusiva a cada época festiva do ano. Identifique a atividade da Ana e justifique. Nesta “Oficina de teatro” democratiza-se a cultura ou existe democracia cultural? Justifique. Identifique as características educativas e o contexto onde decorre a atividade. (formal, não formal, informal). Justifique. Quais as caraterísticas da dedicação da Ana relativamente a esta atividade? Classifique esta atividade de ASC em função das seguintes variáveis: a Destinatários. b. Idade c. Problemática d. Nível educativo dos destinatários e. Situação laboral dos destinatários 6. Identifique a principal modalidade de intervenção e justifique. (cultural, social, educativa)
Soluções: 1- slide 3 2-slide 4 3- slides 11, 12 e 13 4-slide 17 5-slide 18 6- slide 22
Nas respostas foram enumeradas tarefas: Numa pesquisa questionaram-se alguns Animadores Socioculturais sobre O que fazem? Nas respostas foram enumeradas tarefas: Estabelecer o programa de animação Fixar o calendário de atividades Definir a concretização Decidir a metodologia Informar o público Procurar instalações Solicitar colaborações Conseguir meios (equipamento e financeiro) Assumir tarefas de administração Reunir informações Estabelecer orçamentos Avaliar resultados Elaborar material Estimular a participação etc… A diversidade de tarefas induz à dispersão. Os profissionais não podem confundir a sua função com as tarefas diárias.
O animador pode exercer a animação seguindo diferentes estilos Estilo autoritário Impõe de vários modos: Autocrático, paternalista ou manobrador Estilo permissivo ou “deixar fazer” Não intervém Ausência de normas Confusão Estilo democrático Partilha Colaboração Respeito
Características de um bom animador
Qualidades requeridas ao animador predisposição para fazer animação pessoa dialogante e respeitosa mentalidade aberta; tolerante; estabelecer relações facilmente; visão global dos problemas sociais Conhecimentos necessários: Saber manejar as informações; Socorrer-se de outros especialistas; Estabelecer relações positivas entre as pessoas e os grupos.
Conhecimentos a adquirir: Animação Sociologia Antropologia História Psicologia Pedagogia Economia Direito Política social Organização e gestão Concepção e avaliação de programas socioculturais Deontologia profissional
Relacionar grupos diversos O animador deve ser formado para: Dirigir uma reunião Constituir um grupo Relacionar grupos diversos Elaborar um projeto Avaliar o projeto Levar a cabo o projeto Redigir informações Não há uma metodologia própria para elaborar projectos de ASC, porque estes dependem: Campo de acção da ASC Características dos destinatários Realidades territoriais Tipologia das organizações Recursos humanos Estrutura organizativa
Projetar ou programar em ASC, implica: A elaboração de projetos está condicionada por variáveis que influenciam as opções metodológicas a vários níveis Nível pessoal Nível grupal Nível institucional Nível formal Projetar ou programar em ASC, implica: Capacidade de concretizar a intervenção Delimitar a acção Definir as opções e as capacidades da organização Capacidade de acompanhamento, controlo e avaliação Possibilidade de autonomia para a execução de um projeto
O projeto de ASC pode entender-se segundo várias perspetivas: Processo de reflexão Ferramenta de gestão Instrumento de trabalho em equipa Exteriorização de ideias Concepção no presente de uma acção num futuro próximo Ponto de partida para a realização de um projeto Proposta que se adapte à realidade
Aspectos que condicionam a criação de um projeto: Objetivos: Desenvolvimento de uma politica estabelecida Desenvolvimento de uma iniciativa pessoal, grupal ou institucional Resposta a um pedido Resposta a uma problemática Antecedentes: Históricos Institucionais Experiências anteriores
Análise (interna) da organização gestora do projeto de Animação Sociocultural Trajetória da organização que assume o projeto (imagem, possibilidades,limites…) Estrutura formal da organização ( forma jurídica, organigrama, número de pessoas, pontos fortes e fracos…) Funcionamento interno (comunicação, coordenação…) Recursos disponíveis (humanos, económicos, infra-estruturas…)
Bases contextuais de um projeto Finalidades sociais Dinâmica territorial - carateristicas do ambiente territorial (bairro, cidade, região…) Dados territoriais - indicadores económicos Dinâmica setorial - sector de incidência ( infância, juventude, terceira idade…) Politicas sociais e educativas Necessidades e pedidos problemáticos - problemática de intervenção Diagnostico Hipóteses de intervenção Ideias para concepção do projeto