RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MATEMÁTICA 7.º ANO Razões E  Proporções
Advertisements

Matemática Financeira Razão e proporção
I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
Adaptado por: Carina Jegundo, Catarina Pratas e Susana Costa 2006/2007.
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Velocidade Média CINEMÁTICA vm vm
Semelhança de Figuras.
SOLUÇÕES – A SOLUÇÃO IDEAL E AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS
O que você deve saber sobre
SEGMENTOS PROPORCIONAIS
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Formulário de Matemática
Formulário de matemática
Formulário de Matemática
Professor João Gilberto
PROPORÇÃO. PRELIMINARES: Para se compreender o que vem a ser uma proporção é necessário ter idéia a respeito do que seja uma razão.   RAZÃO Razão é uma.
Regra de Três Simples e Composta
PROPRIEDADES DOS DETERMINANTES
Proporcionalidade Inversa.
Teorema do Confronto   Se não pudermos obter o limite diretamente, talvez possamos obtê-lo indiretamente com o teorema do confronto. O teorema se refere.
Razão e Proporção.
Razão, Proporção e Regra de Três
Grandezas Proporcionais
Rever a Matemática de 6ºano
Matemática Financeira Razão e proporção
Matemática Financeira Razão e proporção
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
PROPORCIONALIDADE 6ª série
PA (somente conceitos básicos)
Curso de Nivelamento Razão, Proporção e Regra de Três
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Exercícios de Matemática
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
GASES.
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
Série Geográfica (espaço).
SEMELHANÇA DE FIGURAS Conceitos aplicações Sair do programa.
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
EXERCÍCIOS: PROPORÇÃO
Matemática Básica Introdução
Mapa de círculos proporcionais
VETORES.
Conjuntos Numéricos. Conjuntos Numéricos Regras de Sinais.
Módulo 24 – Frente 2 – Apostila 3
Razão/Proporções Regra de três Profª Adriana Massucci
Razões e Proporções Amintas Paiva Afonso.
PROPORÇÃO.
REVISÃO DE MATEMÁTICA EXERCÍCIOS ENEM 18/ 10/ 15.
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
PROPORÇÃO.
RAZÃO O conceito de razão é a forma mais comum e prática de fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Ao dividir uma grandeza por outra, estamos.
RAZÃO O conceito de razão é a forma mais comum e prática de fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Ao dividir uma grandeza por outra, estamos.
Razão e proporção.
Razão e proporção – velocidade média. Velocidade média é um tipo de razão. Você sabe o que é razão? Sim, é a comparação entre dois números, por meio de.
Matemática Renato Tognere Ferron.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
Semelhança de figuras planas
SARA CORREÇÃO 1º EM. NESTE EXERCÍCIO PRECISARÍAMOS IDENTIFICAR A PROPORCIONALIDADE DIRETA ENTRE A QUANTIDADE DE XÍCARAS DE CAFÉ OBTIDAS COM A QUANTIDADE.
PROPORCIONALIDADE DIRECTA. Razão As canecas A, B e C têm sumo de laranja. Na caneca A deitaram-se 2 copos de concentrado de sumo e 3 copos de água. Na.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
Aula 4 Bioestatística Probabilidade para variáveis aleatórias.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Proporcionalidade directa Proporcionalidade Directa Profª Ana Sofia Castanheira Escola Básica Vasco da Gama de Sines 2010 / 2011 de Escolas de Sines Matemática.
Proporcionalidade Directa. Aspectos analíticos:  Duas grandezas são directamente proporcionais se a sua razão for um valor constante diferente de zero.
Razões e Proporções.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

RAZÃO E PROPORÇÃO GIOVANNI ÁVILA

RAZÃO Forma mais comum de fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Dados dois números reais a e b, com b diferente de zero, chamamos de razão entre a e b ao quociente a/b = a:b = k (k é um número real) a = antecedente b=consequente

b) c) d) e) Enem 2013) Em um certo teatro, as poltronas são divididas em setores. A figura apresenta a vista do setor 3 desse teatro, no qual as cadeiras escuras estão reservadas e as claras não foram vendidas. A razão que representa a quantidade de cadeiras reservadas do setor 3 em relação ao total de cadeiras desse mesmo setor é a) b) c) d) e)

ESCALA 𝑒𝑠𝑐𝑎𝑙𝑎= 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑛𝑜 𝑑𝑒𝑠𝑒𝑛ℎ𝑜 𝑚𝑒𝑑𝑖𝑑𝑎 𝑟𝑒𝑎𝑙

programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola (Enem 2013) A Secretaria de Saúde de um município avalia um programa que disponibiliza, para cada aluno de uma escola municipal, uma bicicleta, que deve ser usada no trajeto de ida e volta, entre sua casa e a escola. Na fase de implantação do programa, o aluno que morava mais distante da escola realizou sempre o mesmo trajeto, representado na figura, na escala por um período de cinco dias.

Quantos quilômetros esse aluno percorreu na fase de implantação do programa? a) 4 b) 8 c) 16 d) 20 e) 40

PROPORÇÃO Chamamos de proporção a igualdade de razões. k é chamada de constante de proporcionalidade. 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 = 𝑒 𝑓 =𝑘

Propriedades das proporções Fundamental: o produto dos meios é igual ao produto dos extremos. 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 ad=bc

Propriedade II A soma ou a diferença dos dois primeiros termos está para o primeiro (ou para o segundo), assim como a soma ou a diferença dos dois últimos termos está para o terceiro (ou para o quarto). 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 → 𝑎+𝑏 𝑎 = 𝑐+𝑑 𝑐 𝑜𝑢 𝑎+𝑏 𝑏 = 𝑐+𝑑 𝑑 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 → 𝑎−𝑏 𝑎 = 𝑐−𝑑 𝑐 𝑜𝑢 𝑎−𝑏 𝑏 = 𝑐−𝑑 𝑑

Propriedade III A soma (ou a diferença) dos antecedentes está para a soma (ou a diferença) dos consequentes, assim como cada antecedente está para o seu consequente. 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 → 𝑎+𝑐 𝑏+𝑑 = 𝑎 𝑏 𝑜𝑢 𝑎+𝑐 𝑏+𝑑 = 𝑐 𝑑 𝑎 𝑏 = 𝑐 𝑑 → 𝑎−𝑐 𝑏−𝑑 = 𝑎 𝑏 𝑜𝑢 𝑎−𝑐 𝑏−𝑑 = 𝑐 𝑑

Grandezas diretamente proporcionais São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade. 

Grandezas inversamente proporcionais É inversamente proporcional quando operações inversas são utilizadas nas grandezas. Por exemplo, se dobramos uma das grandezas temos que dividir a outra por dois, se triplicamos uma delas devemos dividir a outra por três e assim sucessivamente. A velocidade e o tempo são considerados grandezas inversas, pois aumentarmos a velocidade, o tempo é reduzido, e se diminuímos a velocidade, o tempo aumenta.