GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Dos primeiros passos... I EREJA / Centro-Oeste
A Gestão Social pode ser vista como...
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Equivalente à média dos países da OCDE
Secretário Nacional de Juventude
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
A EDUCAÇÃO SEM DISTÂNCIA Apresentação: Profas. Selma Dias Leite e
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
3ª Reunião Técnica de Formação Escola para a Diversidade Mesa: O Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente na Política Nacional de Formação.
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Contas Nacionais Satélites em Saúde 1ª Reunião do Comitê Gestor 14/08/2006.
PLANO DE FORMAÇÃO Área de Ações Estratégicas - Baser Instituto de Formação.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FISCAL Secretaria de Estado da Educação Secretaria de Estado da Fazenda A GESTÃO DE RECURSOS NA ESCOLA TRANSFORMANDO A COMUNIDADE.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Subsecretaria de Informações e Tecnologias
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública.
Coordenadores das Câmaras Temáticas CONSELHO ESTADUAL DE TURISMO
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Atuação dos agentes de Controle Social
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Planejando a Próxima Década
Governança das Secretarias Estaduais de Educação: Diagnóstico e Iniciativas Inspiradoras Uma proposta de rede de colaboração Amapá, 20 de março de 2014.
07 de Agosto de 2014 INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública III Reunião Ordinária do Consed PLATAFORMA DE GOVERNANÇA Iniciativas.
Pesquisa de Governança das Secretarias Estaduais 2013.
Plano Municipal de Cultura de Belo Horizonte
Sistema Nacional de Formação
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
EIXO GESTÃO ESCOLAR COORDENAÇÃO: MARIA CECÍLIA E FÁTIMA GAVIOLI Linha Estratégica do CONSED.
SEMINÁRIO REUNI/UFV O Desafio da Formação de Professores
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
RELATÓRIO DAS AÇÕES REALIZADAS PELO NRE/CASCAVEL, EM PARCERIA COM A SEDS. PROGRAMA FAMÍLIA PARANAENSE.
PPQG – Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão 12 inscrições; 8 concorrentes; 4 organizações reconhecidas; 23 representantes de 11 empresas participaram.
Secretaria de Administração
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
O papel pedagógico do órgão gestor
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
SEMINÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO PLANO OPERATIVO LOCAL (POL)
Regiões Integradas de Desenvolvimento Audiência Pública Comissão de Desenvolvimento Urbano Brasília, outubro de 2015.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado da Educação Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional Gerência de Avaliação da Educação Básica e.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES Encontro EUROsociAL para a formação de membros das Secretarias de Conselhos Econômicos e Sociais.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

GOVERNANÇA DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTAS DE APERFEIÇOAMENTO COORDENAÇÃO: FERNANDO ABRUCIO PROJETO DO INSTITUTO NATURA São Paulo – FGV - 25/07/2012

OBJETIVOS DA PESQUISA INSPIRAÇÃO: PESQUISA PNAGE CONHECER MELHOR E FAZER UMA ANÁLISE DAS ESTRUTURAS ADMINISTRATIVAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO FAZER UMA ANÁLISE POR ESTADO, REGIÃO E NACIONAL DIAGNOSTICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS E DESAFIOS DAS POLÍTICAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO MAPEAR AS PRINCIPAIS INOVAÇÕES DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO, ANALISANDO SUAS ORIGENS, FUNCIONAMENTO, RESULTADOS E FORMAS DE DISSEMINAÇÃO ANALISAR AS POLÍTICAS DE COLABORAÇÃO E COORDENAÇÃO JUNTO AOS MUNICÍPIOS E NO PLANO INTRA-REGIONAL, ANALISAR POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO ENTRE OS ESTADOS E COM A UNIÃO PRODUZIR PROPOSTAS DE MELHORIA DA GESTÃO EDUCACIONAL

ESTRUTURA DA PESQUISA ANALISAR A GESTÃO EDUCACIONAL EM CINCO DIMENSÕES: AS SECRETARIAS EM SI, AS RELAÇÕES FEDERATIVAS (PRINCIPALMENTE COM OS MUNICÍPIOS), AS DIRETORIAS REGIONAIS, A RELAÇÃO COM A SOCIEDADE (PRINCIPALMENTE NA FORMA DOS CONSELHOS, MAS TAMBÉM AS PARCERIAS EXISTENTES) E OBSERVAR COMO O MACRO CHEGA NO MICRO, ESTUDANDO DUAS ESCOLAS NO MÍNIMO. AS VARIÁVEIS ESTUDADAS SERIAM AS SEGUINTES: RH, PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, DESENHO INSTITUCIONAL, CARACTERÍSTICAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL, RELAÇÕES FEDERATIVAS, INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE, RELACIONAMENTO COM AS ESCOLAS, SENDO QUE EM TODAS ELAS HAVERÁ QUATRO CATEGORIAS: SITUAÇÃO ATUAL, PROBLEMAS/DESAFIOS, INOVAÇÕES E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO PARA MELHORIA DA GESTÃO PESQUISA DE CAMPO, RELATÓRIOS, SEMINÁRIO (S) E DISCUSSÃO SOBRE MEDIDAS PARA MELHORAR A GESTÃO.

PESQUISA DE CAMPO PREPARAÇÃO DA PESQUISA – FORMAÇÃO DE REDE FEDERATIVA; UMA SEMANA/DEZ DIAS EM CADA ESTADO; REVISÃO E COMPLEMENTAÇÃO DO MATERIAL JUNTO À EQUIPE ESTADUAL; RELATÓRIOS; SEMINÁRIOS (S) DE DISCUSSÃO DOS DIAGNÓSTICOS/PROGNÓSTICOS AÇÕES PARA MELHORIA DA GESTÃO PRAZO DE CONCLUSÃO DO TRABALHO DE PESQUISA (INCLUINDO SEMINÁRIOS): CINCO MESES DOS PROGNÓSTICOS ÀS ESTRATÉGIAS DE MELHORIA DE GESTÃO