Professor: José Tiago Pereira Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Água: importância, onde é encontrada e preservação do recurso
Advertisements

Poluição da água, do ar e do solo
Oxidação através de H2O2/UV
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
OXIRREDUÇÃO.
ÁGUA.
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ÁGUA.
Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água
Portaria 518 MS Potabilidade de Água
CAPITULO 4- INIBIDORES DE CORROSÃO
Desenvolvimento Sustentável
CORROSÃO Faculdade de Tecnologia e Ciências Curso de Engenharia Civil
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
TRATABILIDADE DE EMULSÕES
Água.
Química –ENEM jozimar.com
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Reuso de Água na Fundação RIOZOO
Elementos do grupo 1 Usos e seus compostos.
CONFERÊNCI SOBRE O MEIO AMBIENTE.
A PURIFICAÇÃO DE ÁGUAS POLUÍDAS
Tecnologia de limpeza e de sanitização da fábrica e de seus equipamentos Água - - elemento mais importante para o funcionamento da indústria de alimentos;
Métodos gerais de análise
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
QUÍMICA DESCRITIVA.
A vida em risco Clube de Saúde Um trabalho de João Marques 5ºB João Duarte 5ºB Igor Lourenço 5ºB Escola E.B. 2, 3 de São Bernardo.
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Os elementos Químicos no corpo Humano
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
ÁCIDOS, HIDRÓXIDOS E SAIS
Sistemas de Separação por Membrana
Técnicas de Remediação
pH Alcalinidade Acidez
CONTROLE MICROBIOLÓGICO DE LAVAGEM
Origem e consequências
SISTEMAS DE TRATAMENTO/PURIFICAÇÃO DE AGUA
PROCESSOS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS
alguns aspectos gerais
PALESTRANTE: CARLOS MARCIO SOARES ROCHA QUÍMICO INDUSTRIAL
Abastecimento de Água em Rede Pública
Parâmetros de Caracterização da Qualidade das Águas
Conceitos Fundamentais
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
Quantidade de água disponível
Capítulo 17 Aspectos Adicionais dos Equilíbrios Aquosos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Centro Federal de Educação tecnológica de Minas gerais
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
Matéria Orgânica dos Solos
A Dureza e a Agressividade das Águas
Funções da Química Inorgânica
Estações de Tratamento de Água
Preparação de minérios e combustíveis
Professora Luana Bacellar
ESTERILIZAÇÃO.
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
É aquela com nível de pureza necessária para a utilização
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Professora Manuela Cardoso
Prof. Dr. Roque Passos Piveli Prof. Dr. Sidney Seckler Ferreira Filho Prof. Dr. Theo Syrto Octavio de Souza.
ÁGUA ÁGUA. MOLÉCULA DE ÁGUA Substância líquida que parece incolor a olho nu essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogênio e oxigênio.
2 3 4 pHpH 5 pHpH 6 ALCALINIDADE 7 Conversão Alcalinidade Bicarbonatada em CO 2.
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
Transcrição da apresentação:

Professor: José Tiago Pereira Barbosa Química das Águas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 2013

Poluição e Purificação das Águas Poluição de Águas Naturais Contaminantes Químicos Contaminantes Biológicos Problema Mundial!

Poluição e Purificação das Águas Poluição de Águas Naturais Poucas áreas povoadas atualmente no mundo não sofrem de alguma forma de poluição das águas.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção da Água A qualidade da água “bruta” (não tratada), captada de águas superficiais ou águas subterrâneas, com a intenção de ser usada como água potável: Quase Pura Altamente Poluída Variação

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção da Água Como o tipo e a quantidade de poluentes em água bruta são variáveis, os processos usados em sua purificação também variam de um lugar para o outro.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção da Água Etapas comuns de purificação de água potável

Poluição e Purificação das Águas Aeração das Águas Remoção de gases dissolvidos como o H2S e compostos organosulfurados. Aumento da quantidade de oxigênio da água oxida Fe2+ para Fe3+, o qual forma hidróxidos insolúveis que podem ser removidos como sólidos: Fe3+ + 3 OH-  Fe(OH)3 (s)

Poluição e Purificação das Águas Remoção de cálcio e magnésio Quando a água vem de poços em áreas com rochas calcárias, conterá um nível significativo de íons Ca2+ e Mg2+.

Poluição e Purificação das Águas Remoção de cálcio O cálcio é removido pela adição de íons fosfato. Esse íon é adicionado e o cálcio é removido por precipitação. Comumente o cálcio é removido por precipitação e filtragem de sais insolúveis de carbonato de cálcio (CaCO3) Ca2+ + CO32- CaCO3 (s)

Poluição e Purificação das Águas Remoção de magnésio Íons magnésio precipitam como hidróxido de magnésio, Mg(OH)2 quando a água se torna suficientemente alcalina (Elevada quantidade de íons OH-) Depois da remoção dos sólidos de CaCO3 e Mg(OH)2 por filtração, o pH da água é reajustado para próximo da neutralidade pelo borbulhamento de CO2.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção para prevenir doenças Eliminação de micro-organismos que podem causar doenças. Micro-organismos em águas brutas advém de contaminação por fezes humanas e de animais. Bactérias: Salmonella, Escherischia coli; Vírus: poliomielite, hepatite A; Protozoários: Crypstosporidium e Giardia Lamblia

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção para prevenir doenças Muitas técnicas bem conhecidas para desinfecção de águas; 1 bilhão de pessoas no mundo não tem acesso à água potável. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 4500 crianças morrem diariamente em consequências de águas poluídas e sanidade inadequada.

Poluição e Purificação das Águas Filtração da água A água bruta obtida dos rios, lagos ou riachos contém uma infinidade de partículas finas, que algumas vezes consistem de ou contém micro-organismos. Partículas suspensas: areia resultante da erosão de solos e rochas; Aumentam a turbidez da água reduzindo a habilidade de penetração da luz prejudicando a fotossíntese;

Poluição e Purificação das Águas Filtração da água Remoção das partículas: Simples filtração; Passagem através de um leito de areia. A areia retém sólidos suspensos incluindo micro-organismos, abaixo de 10 mm de tamanho.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por tecnologias de membranas A água pode ser purificada de muitos íons contaminantes, moléculas e pequenas partículas, incluindo vírus e bactérias, pela passagem de uma membrana na qual os orifícios individuais, chamados poros, são de tamanho uniforme e microscópico.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por tecnologias de membranas Filtração de contaminantes por vários métodos

Poluição e Purificação das Águas Osmose reversa Também chamada hiperfiltração; A água é forçada sob alta pressão a passar através de uma membrana semipermeável composta de um material polimérico orgânico tal como acetato de celulose ou triacetato. Todas as partículas, moléculas (incluindo ainda pequenas moléculas orgânicas) e íons com menos de 1 nm de tamanho são removidas pela osmose reversa.

Poluição e Purificação das Águas Osmose reversa Remoção de íons metálicos alcalinos e alcalinos terrosos, bem como sais de metais pesados. Técnica comum em hospitais e unidades renais para produzir água livre de íons; Utilizada em larga escala para a dessalinização, remoção de sais da água do mar.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por irradiação ultravioleta Luz ultravioleta gerada por lâmpadas contendo vapor de mercúrio. Cerca de 10 segundos são suficientes para micro-organismos tóxicos, como o Crysptosporidium.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por irradiação ultravioleta Vantagens: Pequenas unidades podem ser usadas para servir pequenas bases da população; Também podem ser utilizadas para água livre de compostos orgânicos dissolvidos;

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por irradiação ultravioleta Desvantagens: Espécies como ferro dissolvido e substâncias húmicas absorvem a luz UV, reduzindo a quantidade disponível para desinfecção. Pequenas partículas sólidas suspensas na água inibem a ação da luz UV, espalhando ou absorvendo-a.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos Ozônio (O3) Agente oxidante mais potente que o O2 Desinfecção das águas de bactérias perigosas e vírus, especialmente aqueles provenientes de matéria fecal de animais e humanos.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos Ozônio (O3) Tempo de vida curto. Gerado no local por um processo caro que envolve descarga elétrica (20.000 V) em ar seco. O ar carregado com O3 é borbulhado através da água, cerca de 10 minutos é suficiente para desinfecção.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos Cloração (Cl) O agente mais comum de purificação da água usado na América do Norte é o ácido hipocloroso, HClO. HClO, composto covalente e neutro mata micro-organismos por meio da passagem rápida por suas membranas celulares.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos Cloração (Cl) Desinfecção eficiente e barata. A cloração no abastecimento público de águas em países como os Estados Unidos, Canadá e Grã-Bretanha começou no início do século XX.

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos HClO (ácido hipocloroso) Instável. Gerado a partir do cloro molecular dissolvido, Cl2 em água. Cl2 (g) + H2O(aq) HOCl(aq) + H+ + Cl-

Poluição e Purificação das Águas Desinfecção por métodos químicos HClO (ácido hipocloroso) Gerado a partir do hipoclorito de cálcio Ca(OCl)2 ou hipoclorito de sódio NaOCl em água. OCl- + H2O HOCl + OH-