a colonização da américa - ii

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação da América Inglesa
Advertisements

A AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA
A regionalização por critérios socioeconômico
A ocupação da América e do Brasil
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A ESTRUTURA POLÍTICO-ADMINISTRATIVA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: AS REVOLUÇÕES INGLESAS OBJETIVOS.
Colonização das Américas
EXPANSIONISMO MARÍTIMO
América Latina Professora Rosaine Lima
Capitulo 5: Ponto 2.
Agricultura Mundial I, II e III – G13, G14 e G15
Professor Bruno Barreira
1 – Conquista ou Descobrimento: “A visão Eurocêntrica da História.”
CAPÍTULO II – CONTINENTES E PAISAGENS NATURAIS
As bases históricas do Subdesenvolvimento ( I )
Estrutura fundiária brasileira Histórico
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
América Latina.
IMPERIALISMO E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Prof. Cap Queiroz.
EXPANSÕES TARDIAS.
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
Estados Unidos da América
América.
Conteúdo para prova de História
Os Domínios de Filipe II
Antigo sistema Colonial
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
As treze colônias O primeiros colonos ingleses a desembarcar no continente americano eram os puritanos. Eles fundaram na costa atlântica uma colônia chamada.
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA DA AMÉRICA
Professora Carol/Geografia
ÁFRICA Aspectos gerais da África Colonização Descolonização
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
EUA – A FORMAÇÃO DA NAÇÃO
África: Aspectos Naturais.
Organização Econômica do Brasil Colonial Grupo 7 – Capítulo 11
Colonização das Américas Grupo 06 – Capítulo 09
Sentido da colonização na América
A Colonização Inglesa Ideias Gerais:
A Nova Inglaterra teve início no atual estado de Massachusetts
Colonização das Américas
Iluminismo.
AMÉRICA DO NORTE Antes da independência, os Estados Unidos era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto.
MÉXICO.
A AMÉRICA ESPANHOLA Profª Helena Profº Gugu.
Independência dos EUA PROF. MAX DANTAS.
Objetivos Centrais: Entender a inserção da América no contexto mundial da europeização; Compreender a exploração das terras americanas por parte das potências.
Revisão 8º ano.
América Central.
Colonização Africana Colonização Africana.
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
BRASIL COLONIA II PROF: ADRIANO CAJU.
INDEPENDENCIA DOS EUA 22/9/20151www.nilson.pro.br.
Raízes do crescimento econômico norte-americano
AMÉRICA COLONIAL Prof. Thiago.
COLONIZAÇÃO ESPANHOLA NA AMÉRICA
Formação Econômica do Brasil
REGIÃO SUL A menor das regiões do IBGE A terceira mais populosa
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
América Aspectos gerais.
As colônias da América Prof. Filipe Carota. Regras de Sala 1)Respeitar 2) Pedir 3) Cumprir.
Colonização Inglesa na América. COLONIZAÇÃO  Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para uma.
Expansão Comercial e Marítima Europeia
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
E.E.M PLACIDO ADERALDO CASTELO 2º Ano “B” HISTORIA Professora: Raquel Equipe: Ana Géssica Daniele Cristina Gabriela Gabriel Emanuel.
A independência dos Estados Unidos
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Transcrição da apresentação:

a colonização da américa - ii História A Aula 27

As navegações inglesas aconteceram durante a Dinastia Tudor. Reinado de Elizabeth I (1558 – 1603). A Colonização ocorreu na Dinastia Stuart (1603), na costa Leste dos EUA.

Servidão por Contrato. Perseguidos políticos e religiosos (Governo e Igreja Anglicana). Outros Emigrantes: irlandeses, escoceses, alemães e suecos. Africanos na condição de escravos.

Exploração COLÔNIAS DO NORTE (NOVA INGLATERRA). - TRABALHO LIVRE. - PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES. - COMÉRCIO TRIANGULAR. ECONOMIA DIVERSIFICADA. Povoamento COLÔNIAS DO CENTRO COLÔNIAS DO SUL - TRABALHO ESCRAVO. - LATIFÚNDIO (BASE AGRÍCOLA (TABACO E ALGODÃO). - MERCADO EXTERNO. Exploração

COLÔNIAS CENTRAIS Últimas a serem ocupadas. Agricultura extensiva por ter solos férteis e boas planíceis. Grande diversidade étnico-cultural (suecos, holandeses e ingleses.

Comércio triangular

Negligência Salutar Colônias da Coroa (desistência dos proprietários ou das Companhias) Colônias de Proprietários. Colônias de Companhias de Comércio.

“O Negro bom era o negro era o negro no eito, trabalhando; o índio bom era o índio morto”.

América francesa Exploração do comério de peles e da pesca. Mais tarde, estabeleceram-se nas Antilhas, por meio do trabalho escravo. Rígido controle da Igreja Católica e do Estado Francês.

colonização holandesa Criação das Companhias das Índias Ocidentais e Orientais. Os Batavos fundaram Nova Amesterdã (1624).

Ocuparam pequenas ilhas, a região do Suriname e estabeleceram-se no Nordeste brasileiro entre os anos de 1630 e 1654.

(UFSC/13) Imperialismo ecológico   Os emigrantes europeus e seus descendentes estão em toda parte, e isso exige uma explicação. Mais do que qualquer outra, é difícil explicar a distribuição pelo mundo dessa subdivisão da espécie humana. A localização das outras subdivisões faz sentido que é óbvio. É na Ásia que vive a maior parte das muitas variedades de asiáticos. Os africanos negros vivem em três continentes, mas a maioria concentra-se nas latitudes originais, os trópicos, situando-se face a face com o oceano de permeio. Os ameríndios, com poucas exceções, vivem nas Américas, e praticamente todos os aborígenes australianos habitam a Austrália.

Os esquimós vivem nas terras circumpolares, e os melanésios, polinésios e micronésios espalham-se por ilhas de um só oceano, por maior que seja este. Todos esses povos expandiram-se geograficamente – cometeram, se assim quisermos, atos de imperialismo – mas expandiram-se por áreas adjacentes ou pelo menos próximas àquelas em que já viviam, ou, no caso dos povos do Pacífico, foram para a ilha mais próxima e desta para a seguinte, não importa quantos quilômetros de água houvesse entre uma e outra. Os europeus, ao contrário, parecem ter brincado de pular carniça por todos os quadrantes do globo.   CROSBY, Alfred W. Imperialismo ecológico: a expansão biológica da Europa, 900-1900. São Paulo: Companhia das Letras, 1993. p. 13.

O texto de Alfred Crosby nos remete aos impactos sociais, econômicos, culturais e, também, ambientais da expansão e dominação europeia sobre as Américas. Considerando isso, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. No processo de dominação das Américas pelos europeus, ocorreu o genocídio da população ameríndia, tanto através das armas quanto de doenças como a varíola e a gripe, transmitidas pelos conquistadores.

02. Como resultado da dominação europeia nas Américas, está a introdução de espécies animais, como o cavalo e a vaca, e vegetais, como o trigo e a cevada. 04. O plantation, sistema adotado pelos europeus em suas colônias de exploração nas Américas, era muito utilizado na Europa pelos produtores rurais das mais diversas regiões do continente desde a Idade Média.

08. A cana-de-açúcar e o milho são exemplos de culturas agrícolas nativas das Américas domesticadas pelos europeus e, posteriormente, transformadas em produtos básicos do sistema de plantation adotado no continente durante o período colonial. 16. A introdução de diversas espécies vegetais nas Américas durante o período colonial demonstra a preocupação dos colonizadores europeus com o desmatamento das florestas no Novo Mundo.

32. Durante o período colonial, os europeus desconsideraram completamente os conhecimentos das populações ameríndias e acabaram implantando nas Américas as mais modernas técnicas agrícolas adotadas na Europa. Soma 03

(FGV/11) Sobre a colonização europeia na América, leia as assertivas. I. As colônias de exploração, típicas da colonização ibérica na América, apresentavam traços comuns: o emprego do trabalho compulsório, associado aos interesses mercantis. II. Na América espanhola, em geral, ocorreu a exploração do trabalho forçado dos povos indígenas, por meio da encomienda, mita e cuatequil.

III. A exploração colonial espanhola organizou-se por meio do sistema de porto único. IV. A retomada da política ultramarina e colonial francesa na Nova França, atual Canadá, no início do século XVII, foi possível com o fim das guerras entre católicos e huguenotes. V. No século XVII, um pequeno número de povoadores ingleses puritanos, perseguidos por questões religiosas, fundou a colônia de povoamento de Massachusetts, na América do Norte.

Estão corretas as afirmações a) I, II e V, apenas. b) I, III e V, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) III, IV e V, apenas. e) I, II, III, IV e V. e) I, II, III, IV e V.