Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
OFICINA Sinalizando a Saúde para Todos HIV/AIDS e pessoas com deficiência Rio de janeiro, 2005 Objetivo Geral Contribuir para a construção de kit com.
POMMAR/USAID-Partners
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
Políticas de Segurança Pública
SEGURANÇA CIDADÃ por Ana Beatriz Leal
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Famílias de risco Metodologia Jogar é preciso
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Prefeitura Municipal de Pedreira
Papel de Coordenadores e Técnicos na Execução das Ações no PBSM.
GT5 Municípios e Comunidades Saudáveis
PRINCIPAIS DESAFIOS E AGENDA DE ENFRENTAMENTO Implementar a Política de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens em 100% dos municípios; Superar.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
O campo da Psicologia no CRAS
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Estudo Conceitual sobre Espaços Urbanos Seguros Carolina Ricardo
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Tecnologias Sociais e compromissos com o desenvolvimento humano"
Desenvolvimento Regional Sustentável
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Fortalecendo a governança para o Crescimento: A OCDE e a possibilidade de aprendizado em políticas públicas Francisco Gaetani Secretário-Executivo Adjunto.
Cidadania Indicadores da.
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Caravana por uma zona e cadeia de produção livres do trabalho infantil.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
SECRETARIA DE SEGURANÇA URBANA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
TERRITÓRIOS DE PAZ DE PORTO ALEGRE GABINETE DE GESTÃO INTEGRADA MUNICIPAL.
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
 .
APLICAÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO.
Fundação ArcelorMittal Brasil Criança, adolescente e jovem adulto
O Brasil sem Miséria e as novas perspectivas para as políticas
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Secretaria de Estado de Defesa Social Coordenadoria Especial de Prevenção à Criminalidade Diretoria do Núcleo de Resolução Pacífica de Conflitos PROGRAMA.
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
Primeira Infância e Direitos Humanos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Histórico  A Organização Aldeias Infantis SOS se propõe a apoiar desde 2012 no alinhamento político e programático dos países, onde está presente (133.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Pedagogia a distância Seminário Integrador I Ana Cíntia de Oliveira Brasil Porto Alegre, 2015.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
Objetivos O Programa de Redução da Violência Letal tem como objetivos: mobilizar e articular a sociedade em torno do tema dos homicídios construir mecanismos.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Fundado em 1997 Um patrimônio da Sociedade Paulista.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
Dados do Mapa da Violência Evolução da Taxa de mortalidade violenta.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis AGOSTO / 2008 REESTRUTURAÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL DE FLORIANÓPOLIS, BASEADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
Transcrição da apresentação:

Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração

Prevenção é multigovernamental: divisão de responsabilidades. Por que discutir? A segurança está na agenda nacional Impacto negativo da violência afeta diretamente o município Prevenção é multigovernamental: divisão de responsabilidades.

Por que discutir? Participação da comunidade ajuda na formulação de soluções conjuntas. Reforça o comprometimento do poder público e da sociedade civil.

Convivência e Segurança Cidadã Abordagem conceitual: Multicausalidade Integralidade de políticas e ações Multiplicidade de atores Governança local Participação social

Como o PNUD trabalha? Foco no desenvolvimento do capital humano e nas mudanças de atitudes Alinhamento do conhecimento - preparação do território Desenvolvimento de capacidades - Curso de Convivência e Segurança Cidadã; missões técnicas

Como o PNUD trabalha? Diagnóstico situacional e participativo Plano local integral e participativo Comunicação e mobilização Monitoramento

Programa Conjunto Segurança com Cidadania Experiência recente do PNUD em nível local: 2010 a 2013 Interagencial Municípios de regiões metropolitanas: Contagem – MG Lauro de Freitas – BA Vitória - ES Specific territory HDI more than 0.754

Programa Conjunto Segurança com Cidadania Territórios específicos – diferentes violências e crimes Altas taxas de criminalidade IDH maiores que 0.754

O que faz a diferença Marca PNUD associada à idéia de paz Mediação do diálogo Catalização de processos Participação social Adesão do poder público local

O que faz a diferença Flexibilidade da implementação – adaptabilidade das metodologias Ausência de transferência de recursos aos municípios O processo em si mesmo

Resultados em geral Fortalecimento da dimensão da prevenção Protagonismo da comunidade Participação da comunidade no tema segurança Melhoria das relações entre polícia e comunidade Promoção de diálogo mais heterogêneo Reorganização de projetos e programas em uma perspectiva mais integrada Redução de homicídios

Resultados em Lauro de Freitas - BA Violência reduzida em 80% na Escola Gregório Pinto Redirecionamento de políticas públicas: instalação de posto de saúde e cadastramento do Bolsa Família Aumento do diálogo entre a base comunitária e as escolas

Resultados em Lauro de Freitas - BA Reconhecimento e fortalecimento da Guarda Municipal Estreitamento do diálogo com a mídia Maior participação de jovens e adolescentes – Projeto Travessia Cidadã

Lições Aprendidas Cultura clientelista constrange a compreensão e a mudança Não há espaço para “pacotes fechados” Projeto deve ser blindado dos efeitos do processo político, na medida do possível É importante contar a história – sistematização É preciso engajar os estados desde o início

Desafios Processo eleitoral – sustentabilidade Escassez de recursos nos municípios Apropriação da perspectiva de integração de políticas públicas Participação do poder público e da sociedade civil

Obrigada! erica.machado@undp.org