Ações Educativas “Creche Odete Cristina”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Estado de Santa Catarina
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
ACONSELHAMENTO.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
GRIPE “A” NA UNIVERSIDADE – Vamos cuidar de nossa saúde
PROJETO EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TRABALHO: ESPAÇO CONSTRUÍDO PARA QUALIDADE DE VIDA Renata Trasse de Oliveira Barbosa, Rogério de Oliveira Rodrigues, Naara.
As atividades são in locu quando especificas, ou abertas quando de interesse geral. As ações contam com várias parcerias externas e são realizadas por.
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
Habilidades em Comunicação V
Atenção Integrada às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI)
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Projeto Contadores De Histórias
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
Desde 1999.
Política Nacional de Saúde do Idoso
DENTESCOLA PARA TODO MUNDO PODER SORRIR
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
CUIDADOS COM A DENTIÇÃO DA CRIANÇA GARANTEM O SORRISO DO ADULTO
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
Sandra Regina Santos dos Santos
CRECHE ÁGAPE/ 2014.
Escola de Educação profissional SEAC
ESF Integralidade da assistência
ASB Daniele Sarubbi Resing
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
Departamento de Nutrição
EDUCAÇÃO EM SAÚDE III Silvia Helena da Silva
SEAD – Serviço de Educação à Distância Auxiliar de saúde bucal     Aluna: Tatiana da Silva Tatsch  Professor: Fábio Cristiano Müller   Disciplina: Educação.
Atividade Nome : Rosane Barboza Disciplina : Educação em Saúde III
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
EDUCAÇÃO E SAÚDE lll ADRIANA PETTER A palestra PROFESSOR: Fábio Cristiano Muller Curso: Auxiliar em Saúde Bucal PORTO ALEGRE 2013.
Auxiliar de Saúde Bucal
SEAC - ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL À DISTÂNCIA CURSO ASB – AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL PROFESSOR: FÁBIO CRISTIANO ALUNA: ROSELI AP. BRISIDA DISCIPLINA:
Escovação Aluna: Claudete G. Ottoni
Silvana Regina Greco Facio -Expositora 1. INTRODUÇÃO NGA Santa Cruz –PAM Santa Cruz (Inamps) –Call Center (Estado) –Atenção Básica criança, gestante,
Prevenção é o Alvo Principal
Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL III
ESCOVAÇÃO DENTÁRIA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Farmácia Acadêmica Social. Como surgiu? ► 1961 a 2006: Atividades da Farmácia Acadêmica – Farmacinha centravam na DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS. ► Problemas.
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CHAPECÓ CRIANÇA – CIDADANIA EM AÇÃO
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Coragem para se doar num mundo que só pensa em receber
Avaliação em Saúde Bucal Coletiva
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA AULA 2
Direito à Saúde Direitos Humanos Eduardo Dias S. Ferreira
Inserção da Psicomotricidade na Residência em Ed. Física como componente da Resdência Multiprofissional em Saúde da Família/FURB/SEMUS- Blumenau. CONSIDERAÇÕES.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
Qual a doutrina do SUS.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
“ Crianças nesse mundo hoje passam fome, sofrem com o frio e por faltar um teto choram então a terra também choram o céu quando uma criança fica em silêncio”
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Transcrição da apresentação:

Ações Educativas “Creche Odete Cristina” Alunas: Franciele, Cristina, Fernanda, Carla

Ações educativas Na rotina de atividades do Programa Saúde da Família, a Equipe de Saúde da Família deve realizar ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde, propiciando a participação popular conforme o texto constitucional de 1988, onde o Sistema Único de Saúde foi instituído. As ações educativas devem contribuir enquanto espaço para construção-reconstrução coletiva de saberes, implicando em melhorias nas condições de vida e saúde da população e para consolidar o processo de cidadania que vem sendo pauta dos programas de ações das políticas para a população.

Ações educativas Estas ações fazem parte do dia-a-dia do enfermeiro do PSF, embora possam ter ou não o caráter de atividade programada e executada com a co-participação da população e de acordo com suas necessidades sócio-sanitárias. O cotidiano das práticas dos estudantes de enfermagem devem ser voltadas para a educação em saúde é permeado por aspectos que representam o contexto imediato e o específico, que estão atrelados ao contexto geral e ao meta contexto.

Introdução Ações Educativas Creche Odete Cristina Equipe responsável pelas ações educativas Carla, Cristina, Fernanda, Franciele

Introdução Creche Odete Cristina Organização não Governamental do grupo Missão Sal da Terra Possui convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Introdução Creche Odete Cristina A instituição atende um total de 60 crianças. A idade das crianças é de 2 a 5 anos. Funciona em regime integral (manhã e tarde).

Introdução Problemas levantados pela coordenadora da creche: 1 - Higiene bucal 2 - Higiene corporal 3 – Pediculose 4 - Doenças respiratórias mais freqüentes na infância

Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal Bonecos de fantoches para encenação de peça teatral. Personagens: Cascão Juquinha (amigo de Cascão) A mãe do Cascão Dentista.

Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal Vídeos de desenhos animados com músicas infantis sobre o tema Escovação do “Super-Dente” (Franciele) Música e dança com o “Super-Dente” (Franciele) e a turma do teatro

Ação Educativa Higiene Bucal e Corporal Técnica da escovação com uma escova de dentes e uma boca Distribuição de balões

Ação educativa Tema: Piolhos No dia 16/04/2009 realizamos um teatro “Alice no País dos Piolhos” com quatro personagens: “O piolho”( Franciele) “O mata piolhos”(Fernanda) “A Alice”(Carla) “A mãe de Alice” (Cristina)

Teatro: Alice no País dos Piolhos Na representação do teatro a personagem principal “ALICE” adquiriu piolho no colégio e sua mãe realizou todas as medidas necessárias para a cura da pediculose. Tais como o uso do pente fino, do xampu contra piolhos e uso de medicamentos de acordo com a prescrição médica.

Teatro: Alice no País dos Piolhos Foi uma atividade bem divertida, as crianças adoraram. Fizemos com saco plástico e papelão, a roupa do piolho (personagem)e o pente fino e todas do grupo caracterizaram de acordo com os personagens.

Teatro: Alice no País dos Piolhos Esse teatro teve como objetivo explicar a importância do tratamento contra os piolhos, a conduta correta de crianças que adquiriram piolhos e a prevenção da pediculose.

Ação Educativa: Reunião de Pais Ação educativa direcionada aos pais. Reunião de Pais para: -Repassar as ações educativas feitas com as crianças; -Reforçar aos pais a importância de incentivar a higiene corpora e bucal; -Esclarecimento de dúvidas levantadas com os pais pela coordenadora da instituição;

Ação Educativa: Reunião de Pais Além desses assuntos foram abordadas as infecções respiratórias mais comuns na infância; Foram abordadas a definição das doenças, sintomas, prevenção e tratamento; A exposição foi feita em forma de palestra; Foi aberto espaço para dúvidas dos pais e discussão.

Assegurar o fechamento. Confraternização Assegurar o fechamento.