1º AUDIÊNCIA PÚBLICA DA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE PASSAGEIROS NO MUNICÍPIO DE VIAMÃO/RS Novembro 2014
OBJETIVO Apresentar e dialogar sobre a proposta da Nova Rede do Sistema de Transportes Coletivo Urbano, com o objetivo de qualificarmos o transporte proporcionando rapidez, segurança, confiabilidade, que seja economicamente acessível e com um sistema de informações claras. Esta Nova Rede fará parte do edital de licitação das Linhas de Transporte do Município de Viamão.
Premissas do Projeto: Atender a uma antiga demanda de Licitar o Sistema de Transporte Coletivo Urbano; Uma Nova Rede de Transporte lingando toda a cidade (LIGLIG); Qualificação do sistema de Transporte Urbano; Possibilidade de deslocamentos integrando todo o sistema urbano em pontos seguros e qualificados; Atender demandas reprimidas.
ZT 100 ZT 200 ZT 300 ZT 400 Zoneamento da Cidade de Viamão Zonas de Tráfego Bairros atendidos ZT 100 Sta. Isabel, Cecilia, Antonio Batista, Esmeralda Gaúcha, Medanha, Pró-Morar, Vila Elza e Estância Grande; ZT 200 São Tomé, Florescente, Carlota, Beco dos Cunhas , Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá, Residencial Figueira e Morrinhos; ZT 300 Espigão, Itapuã e Pimenta; ZT 400 Boa Vista e Capão da Porteira;
Zoneamento da Cidade de Viamão
Demanda por Zonas de Tráfego Passageiros/ dia útil Quilômetros/ dia útil Viagens/ ZT 100 11.822 4.672,45 292 ZT 200 9.539 3.781,52 297 ZT 300 1.351 1.510,15 61 ZT 400 5.944 3.531,00 104 Obs.: 17% são passageiros isentos de tarifa Fonte: Passageiro dia útil maio /2014
Pesquisa de Opinião Fonte: Pesquisa realizada nos dias 27 a 30 de maio de 2014, com 728 questionários validados, margem de confiança 96% e erro estimado de 7% .
Diagnóstico do Sistema Atual: Sobreposição das linhas municipais e intermunicipais; Pouca frequência de horários ; Longo deslocamento dentro dos bairros; Grande quantidade de desdobramentos de uma mesma linha; Excessiva quilometragem em estrada não pavimentada; Falta de condições nos pontos de paradas; Deficiência na oferta de lugares na hora pico; Número excessivo de gratuidades e isenções municipais (17%); Bilhetagem eletrônica implantada em todo sistema de transporte Urbano e Metropolitano.
Proposta de Nova Rede: Florescente / Universal
Região 01 ZONA 200 Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Desembarcam no centro 626 45,39 Desembarcam no eixo 365 26,47 Desembarcam no bairro 357 25,89 Desembarcam em outros 31 2,25 Beco dos Cunhas / Carlota / Jaguaribe/Santa Maria , Residencial Figueira . Pesquisa Turno Manhã Passageiros % Embarque 1.379 13,51 Desembarque 586 5,74 Fonte: Pesquisa de embarque e desembarque maio /2014
Características operacionais : TRONCAL 02: Início na P. 21 da Lomba do Pinheiro, via José Bérico Bernardes, P42, Salgado Filho até o Centro de Viamão. Extensão/ sentido Intervalo entre as viagens no Pico entre pico Troncal 02 13,20km 12 min 18 min. Alimentadora Florescente : Atenderá em horários a P.24 Lomba do Pinheiro.
Características operacionais : As linhas Carlota e Jaguaribe serão Inter-Bairros e ligarão o bairro Florescente a Escola Getúlio Vargas. Saindo da P.42, passando pela Martinica, Sto. Onofre Recanto da Lagoa, Maratá, Carlota, Nossa Sr. Da Conceição , Querência , parte do Jardim Krahe e terminando no Centro de Viamão. ATUAL Intervalo Entre as viagens no Pico Entre as Viagens no Entre Pico PROPOSTA Intervalo entre as viagens no Entre pico Inter- Bairros 6:20 JAGUARIBE 6:25 CARLOTA 7:25 CARLOTA 7:40 JAGUARIBE 10:50 CARLOTA 12:05 CARLOTA 12:20 JAGUARIBE 13:30 JAGURIBE 14:45 CARLOTA 35 min 55 min.
Mapa linha Inter- Bairros:
Características operacionais : A linha Beco dos Cunhas/Estalagem será dividida em duas no terminal central, facilitando a distribuição dos horários . A linha Beco dos Cunhas atenderá o Residencial Figueira. Seus horários parte passará pelo Jardim Krahe e parte via Alcebiades A. Santos; ATUAL Intervalo Entre as viagens no Pico Entre as Viagens no Entre Pico PROPOSTA Intervalo Entre as viagens no Entre pico Linha Beco dos Cunhas Intervalo varia de 20 min a 40 min Intervalo varia de 30 min a 40 min 30 min 35 min.
Mapa da Linha Beco dos Cunhas:
Paradas de Integração
Paradas de Integração
Vantagens da Nova Rede: Criação de uma identidade visual, para as três troncais e para a linha rápida , caracterizando um Novo Sistema . Construção de terminais de Integração em 5 pontos com infraestrutura multimodal.
Vantagens da Nova Rede: As troncais 01 e 02 atenderão o eixo da RS040 com intervalo de 5minutos entre as viagens; Nova linha Rápida Caminho do Meio sairá da Isabel Cecília e passará pelo Caminho do Meio com horários pelo bairro Belo Horizonte, ligando ao centro de Viamão de forma direta e rápida; Maior oferta nos bairros; Atendimento direto de uma Nova linha para Aparecida e UFRGS com apenas 3 paradas , saindo da P42 , passando nas parada 36 e 32 e indo até a Universidade.
Vantagens para a Região: As linhas Inter Bairros na ZT 200, que atendem os bairros geograficamente abaixo da RS 040, com intervalos médios de 35 minutos. Possibilitando que todos uma ligação até o centro sem integração; Aumento de 12 horários para a região Carlota , Beco dos Cunhas, Jaguaribe, Santa Maria, Jardim Maratá e Residencial Figueira; Ligação rápida ao Eixo da RS 040 e ao centro de Viamão, possibilitando uma integração ao Sistema Intermunicipal e Urbano.
Contatos : Telefone do Fala Cidadão, 156, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12hs e das 13h30 às 17h30 ou pelo mail falacidadao156@gmail.com Endereço do site: www.viamao.rs.gov.br Clicar no banner do LigLig que abrirá o espaço para escrever. Preencher todos os espaços e clicar em enviar. Sua mensagem será recebida pela equipe da Prefeitura.