SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial Isend – Marketing
Advertisements

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
Orientação – acesso ambiente virtual
Moodle para Professores
Sistema Escola On Line Módulo Turmas-escola.
Informática Aplicada.
Melhor Gestão, Melhor Ensino Ciências
Tutorial de utilização do
Tutorial de utilização do
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Prontuário Eletrônico do Paciente
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Manual de utilização SIGA
ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL
Como usar o novo site.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
Este treinamento foi desenvolvido para facilitar a sua ‘Programação de Férias’, com total segurança e privacidade das informações, através do RH Auto -
Para criação dos instrumentos de avaliação (questionários) é necessário seguir os seguintes procedimentos: Acessar o Portal SIGA com o perfil de Gerente.
Plataforma de Ensino a Distância
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Gpnet Criando um novo módulo.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
INFORARIOS SOFTWARE, LDA
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Avaliação de Desempenho 2012
PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO
Manual de acesso - Câmeras da Escola Atrium
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
Guia de Abertura de Chamado
Título da apresentação SIG ApexBrasil Gestão de Mudanças JULHO 2010.
Após a carregar a página, digite seu usuário e senha(que serão disponibilizados pela SERAC), e clique em “Entrar”, para ter acesso a área do professor.
Pedidos Online Herbalife
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Após a carregar a página, digite seu usuário e senha, disponibilizado pela SERAC ou pelo Setor de TI, caso tenha recebido o treinamento presencial. Clique.
CONTROLE DE FUNCIONÁRIOS.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
IMAGENS As imagens devem ser escaneadas (digitalizadas) com resolução de 300 DPI. Abaixo disso são reproduzidas com baixa qualidade. Acima disso o jornal.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
PDV - Controle de Mesas.
02/09/2014 Treinamento Mídias Online. Instruções -Campanhas devem conter valor, caso contrário não irão aparecer na Simulação de Plano de Custo. -Para.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Nessa parte do manual será apresentado ao usuário (Administrador) como criar um paciente Criar Paciente.
Manual Paciente Virtual para Aluno. Preencher Consulta.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Automação de Escritório II Excel
Inscrição on-line Estamos preparando a Feira de Profissões Unoeste com todo o carinho pra você e sua escola. Vamos fazer a inscrição? Siga esse passo a.
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática.
Como Criar um Curso Utilizando o Editor de Aulas Viviane Guimarães Ribeiro.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
INSTRUÇÕES AO FORNECEDOR
Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
APRESENTAÇÃO PORTAL CITI CONTA CORRENTE
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas.
Tutorial do AEP – Apoio ao Ensino Presencial Alunos
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Agora que você faz parte da Comunidade da Consocial Virtual você pode acessar materiais para entender mais sobre os temas, participar das discussões e.
Instruções SIMADE.
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
Ganhe dinheiro de verdade com a Zeekler! Pessoal, vocês já perceberam que PTC é muito trabalhoso, cansativo, desgastante e que quando pagam é uma miséria.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
Manual de Utilização. TELA INICIAL: Ao acessar o MonitoraSUS, você tem a tela inicial dos Eixos. No primeiro acesso você não terá nenhum eixo cadastrado,
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico Manual de Instrução de Uso do Sistema SIAP Perfil Professor

DEFINIÇÃO DA ESCOLA A função Definição da Escola no perfil do Professor é destinada aos servidores que possuem mais de uma modulação em unidades escolares diferentes, e necessitam utilizar o diário dessas escolas distintas. O professor pode ter modulações diferentes em cada unidade escolar e assim o diário é definido na unidade de acordo com a modulação.

DEFININDO A UNIDADE ESCOLAR E A FUNÇÃO. Acessar a função no sistema; Selecionar a unidade escolar; Selecionar a função desejada Clicar em . O acesso do servidor será definido para a unidade escolar e função escolhida.

Planejamento do Professor por Turma O professor tem a função de fazer os planejamento de suas aulas, o conteúdo é construído a partir do planejamento anual da unidade escolar e do currículo referência da SEDUC. Ao utilizar a função o professor tem a opção de fazer o planejamento para cada turma que ele leciona ou ainda copiar um planejamento e replica-lo para as outras turmas da mesma série. Depois de pronto o planejamento, ele é visível no diário do professor no momento de executar os conteúdos planejados.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Os passos que o professor deve executar para fazer o planejamento da turma é: Acessar a função no menu; Na tela de abertura clicar no botão para exibir todas as disciplinas por turma que o professor está modulado; Selecionar uma disciplina de uma das turmas; Clicar no botão para mostrar o quadro do planejamento.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O sistema mostra em formato de calendário os dias de aula possíveis para a disciplina do professor selecionada no item anterior. As aulas estão distribuídas de acordo como o professor foi inserido no quadro de horário definido pela unidade escolar e pela quantidade de aulas que o professor tem para essa disciplina. Veja na imagem que o professor de Música da turma 6A tem uma aula na semana e a aula é ministrada na quarta-feira.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Veja algumas particularidades para entender melhor a disposição das aulas: Este professor tem uma aula por semana de sua disciplina (identificado por um quadro em destaque AZUL ), foi inserido no 1º quadro de horário inicialmente na quarta-feira, a partir de 15/03 foi alterado o quadro e a sua aula passou a acontecer na sexta-feira. Os quadros em azul mostram que não há planejamento da aula no dia indicado; Os quadros em verde mostram que já houve planejamento cadastrado para aula no dia indicado.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O professor deve escolher uma data para fazer o cadastro do planejamento da turma e disciplina selecionada; Ao clicar na data o sistema mostra uma janela com o número da aula correspondente ao dia escolhido; Clicar sobre o item correspondente a aula;

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Cadastrar o planejamento da turma no sistema é informar selecionando um ou mais itens a seguir: O Eixo Temático que será usado; Qual o bimestre; A Expectativas de Aprendizagem; O conteúdo; A metodologia; A avaliação. Esses itens são buscados do planejamento anual realizado pela unidade escolar.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O professor tem a opção de fazer o planejamento de uma AULA ou fazer o planejamento de uma AVALIAÇÃO basta selecionar um dos itens no momento do planejamento da aula.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Ao clicar nos itens do planejamento anual eles são carregados nos campos específicos no planejamento do professor. Basta clicar sobre o tópico para ser carregado para o campo correspondente.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Para que o planejamento do professor fique completo, pelo menos um tópico deve ser inserido em cada campo. 1 – Expectativa de Aprendizagem; 1 – Conteúdo; Note que nos itens de conteúdo há espaços se caso o professor desejar, pode ser inseridos mais informações. 1 – Metodologia; 1 – Avaliação. Após finalizar o cadastro o professor deve salvar o plano da aula, ao final da página tem o botão para

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O professor ainda tem a opção de usar esse mesmo plano para outras turmas da mesma série. Ao final da página existe o botão Ao clicar no botão o sistema exibe todas as turmas da mesma série, caso o professo queira replicar o planejamento para as outras turmas, basta marcar qual turma receberá e confirmar. A turma marcada receberá o plano de aula para o mesmo dia e número de aula.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Para modificar ou alterar o planejamento da turma que recebeu o planejamento replicado, basta entrar no planejamento da aula e fazer as alterações conforme o professor desejar. Depois de replicado as alterações são especificas em cada aula de cada turma.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA Ainda no planejamento do professor ao final da página há um espaço para registro do coordenador da unidade escolar para validação do plano de aula do professor. O coordenador depois de verificado o plano de aula, valida marcando no campo reservado e caso tenha alguma observação ele informa no espaço destinado.

CADASTRANDO O PLANEJAMENTO PARA UMA TURMA O planejamento de uma avaliação é realizado com mesmo procedimento: Clicar na aba AVALIAÇÃO; Marcar os itens que comporão a avaliação; Clicar no botão salvar. A aula indicada foi planejada com uma avaliação. A informação estará no diário do professor no espaço de conteúdo planejados.

Ótimo! O Planejamento do Professor está pronto! Agora é só usar no diário eletrônico Bom Trabalho

DIÁRIO ELETRÔNICO Diário eletrônico do professor e a ferramenta de cadastro diário com controle dos resultados dos alunos. No sistema o professor informa os dados de frequência e notas dos alunos, além dos registros de informações de conteúdos trabalhados na sala de aula.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO Veja algumas particularidades para utilizar o diário eletrônico: Os diários são exibidos por bimestre. Para cada disciplina que o professor está modulado e para cada turma, existem 4 diários – um em cada bimestre. Para que o diário eletrônico fique disponível para o professor, a unidade escolar precisa cadastrar o planejamento anual da disciplina e também ter inserido o professor no quadro de horário.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO Os passos que o professor deve executar para abrir o diário da turma é: Acessar a função no menu; Na tela de abertura clicar no botão para exibir todas as disciplinas por turma e bimestres que o professor está modulado; Selecionar o bimestres que deseja trabalhar; Clicar no botão para mostrar o diário da disciplina no bimestre escolhido.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO O SIAP mostrará o diário pela primeira vez como duas colunas de informação: Coluna de FREQUÊNCIA E ALUNOS e outra coluna de CONTEÚDOS. O professor deve clicar sobre a coluna que quer trabalhar.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Ao clicar na coluna de frequência e aluno o sistema exibe novas colunas com outros títulos que mostram informações diferentes. Coluna Aluno – mostra a listagem dos alunos na turma; Coluna Frequência – o professor faz a manutenção da frequência dos alunos na disciplina; Coluna Avaliações – o professor cadastra as notas para as atividades avaliativas que ele inserir no sistema; Coluna Notas Extras – o professor pode inserir notas para os alunos que somarão com a média do aluno; Coluna Totais – mostra o resultado do aluno com média e quantidade de faltas na disciplina.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Aluno - mostra a listagem dos alunos da turma. O sistema mostra os alunos assim como esses estão enturmado na escola; O cadastro dos alunos é originado do sistema SIGE; Os alunos não frequentes na turma estão desabilitados e à frente de cada nome está o ícone para saber o que este está indicando clique sobre o ícone e veja a situação atual do aluno na turma.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Frequência - mostra a frequência dos alunos da turma. A frequência dos alunos inicialmente não é inserida pelo professor, a frequência é originada da COLETA DA FREQUÊNCIA DIÁRIA da unidade escolar; Os alunos já devem vir marcados com presença (.) ou ausência (F), mas os professores tem a permissão para alterar a frequência caso haja necessidade – tornar uma presença em ausência e vice-versa. Os dias configurados na parte superior indica os dias que o professor tem aula da disciplina e estão disponibilizados por bimestre. (As aulas disponíveis no bimestre escolhido)

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações – mostra as avaliações que o professor cadastrou e as notas inseridas para cada aluno. O professor definir as avaliações; O professor defini o quantitativo de avaliações que irá usar; A média do aluno é contabilizada pelo total de avaliações inseridas;

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações – Passos para cadastrar avaliações: Clicar no ícone para adicionar uma avaliação; Selecionar o tipo de avaliação*; Informar o peso** da avaliação; Informar a Descrição (Título da Avaliação); Clicar em confirmar. * Se o tipo escolhido for RECUPERAÇÃO o campo Avaliação Referencia é habilitado para indicar qual avaliação será a substituída. ** Se a unidade escolar usa avaliações com peso o item pode ser usado normalmente, caso a escola não trabalhe com peso, usar sempre o valor 1.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Avaliações – particularidade Veja no exemplo da imagem ao lado que o professor cadastrou duas avaliações (1º VA e Simulado). O sistema nesse caso sempre dividirá o somatório das notas dos alunos por 2. caso cadastre mais avaliações o sistema dividirá pela quantidade cadastrada. O 8ª aluno da lista terá a média reduzida, pois só tem nota é uma das avaliações (8,5 + 0 / 2 = 4,2). Para cadastrar uma recuperação – as avaliações de referência devem serem cadastradas primeiro, salvadas e depois o sistema permite escolher a referência. Para remover uma avaliação cadastrada clique sobre o titulo e na janela que irá abrir clique em REMOVER e depois CONFIRMAR.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Notas Extras – é uma campo destinado a inserir uma nota que some com a média total do aluno. O sistema não usa a NOTA EXTRA como um item para a contagem de divisão da média – o valor da NOTA EXTRE sempre somará com a média final do aluno.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – FREQUÊNCIA e ALUNOS Coluna Totais – mostra o resultado do quantitativo de falta dos alunos na disciplina e a média das notas cadastradas nas avaliações.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – CONTEÚDOS A coluna CONTEÚDOS mostra todos os conteúdos planejados para a disciplina. Para completar o uso do diário, o professor deve clicar no conteúdo na coluna planejados e arrastar até o dia que foi aplicado o conteúdo na turma na coluna de conteúdos executados. Um conteúdo planejado pode ser usado em quantos dias o professor quiser.

USANDO O DIÁRIO ELETRÔNICO – CONTEÚDOS Ao final de todos os cadastros o professor salva os dados e ao fim de cada bimestre pode enviar as informações ao SIGE. Para enviar as notas e demais informações de frequência e carga-horária dos alunos, no final da página o sistema mostra o botão . Confirmar o envio clicando em SIM na janela: Depois de processado as informações pelo sistema SIGE, receber o resultado no relatório RESUMO FINAL DIÁRIO.

O DIÁRIO ELETRÔNICO está completo. Bom trabalho professor!

ACOMPANHAMENTO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR O acompanhamento do Planejamento do Professor é uma função que auxilia o professor no cadastro dos planejamentos da quinzena relacionado á Frequência Diária do Professor – Programa Reconhecer.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR Ao selecionar a função o sistema mostra as aulas que o professor tem para todas as turmas no período referente a quinzena correspondente ao Programa Reconhecer e a situação do planejamento.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em branco mostram que não houve planejamento realizado para as aulas na turma indicado no período. Caso o professor queira, clicando nas aulas sem planejamento o sistema abre a função para fazer o cadastro do planejamento da aula selecionada.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda vermelha mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período porém não foram validadas pelo coordenador.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda verde mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR As aulas em verde com borda azul mostram que houve planejamento realizado para as aulas da turma indicados no período e foram validadas pelo coordenador com observações que devem ser revisadas pelo professor. Clicando na aula, o professor pode ver o registro do coordenador no campos observações.

FAZENDO O ACOMPANHAMENTO DO PLANEJAMENTO DO PROFESSOR Após realizado o acompanhamento dos planejamentos da quinzena o professor pode fazer o envio das informações para os registros do Programa Reconhecer. Ao final da página existe o botão que faz o envido dos dados dos planejamentos. Pronto o acompanhamento foi finalizado.

Parabéns! Trabalho concluído!

RESUMO FINAL DIÁRIO O Resumo Final Diário é relatório final do trabalho do professor que é disponibilizado após o processamento das informações enviadas pelos diários dos professores ao final de cada bimestre pelo SIGE

Para o professor obter o relatório, basta acessa a função ao final de cada bimestre: Selecionar a composição, série, turno, turma e disciplina e pedir para gerar o relatório.

Veja o exemplo do relatório gerado do resumo final.

Finalizamos o treinamento do DIÁRIO ELETRÔNICO Bom Trabalho Professor