Impossível viver sem ela.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnico em Automação Industrial
Advertisements

O Avanço Tecnológico na sociedade moderna.
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia de Minas.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ENGENHARIA QUÍMICA PROF. MARCELO PRATA VIDAL COORDENADOR:
Curso de Engenharia Mecânica
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
O Profissional de Engenharia Química
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Formação por competências
Princípios básicos da Indústria Química
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Prof. João Carlos Gomes Presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) O COMPROMISSO DA UNIVERSIDADE.
ENGENHARIA DE MATERIAIS
Administração de Recursos Materiais
O que é Química? É a Ciência que estuda as propriedades e as transformações que ocorrem com a matéria e a energia envolvida nesses processos.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Introdução à Engenharia de Produção 1.º Semestre Eng.ª de Produção
Pós-Graduação em TI de A a Z
Curso Técnico em Meio Ambiente
AS CIÊNCIAS FÍSICAS E QUÍMICAS
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Apresentação de IEE 14/03/2014 Nomes: Rafael Perez, Lucas Mattos, Ana Carolina, Thábata Tessima e Matheus Sossa 1.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Talentos para Inovação
Administração de Materiais e Patrimônio Aulas 1
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Metodologia Científica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
É a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de processos industriais que empregam transformações físico-químicas. O engenheiro químico cria técnicas.
Profa Dra Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira
FÍSICA.
Engenharia Naval.
A Sociedade humana: generalidades
Escola de Formação Política Miguel Arraes
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ENG500 - Introdução à Engenharia Química
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Interdisciplinaridade na formação acadêmica para o exercício profissional Eng. Civil José Tadeu da Silva Maio de 2014.
Física Hoje Uma das grandes questões da Física hoje Uma das grandes questões da Física hoje é saber quais os componentes básicos da matéria e da radiação.
Introdução à Engenharia Bioquímica
É possível definir a Engenharia Química como a aplicação dos conceitos de engenharia para: Projetar, Desenvolver, Operar, Manejar, processos e produtos.
IEP Introdução à Engenharia de Produção
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Qualificação Profissional
HISTÓRICO Egito Revolução industrial Guerras mundiais Era contemporânea.
Colégio Da Polícia Militar
Engenharia Mecânica.
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
O ser Administrador  Tópicos Atuais Profissionais  T A P Aula II.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Universidade Federal do Pampa Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

Impossível viver sem ela. Engenharia Química Impossível viver sem ela.

Entendendo a Engenharia Química A Engenharia Química é uma área do conhecimento que envolve, como principal atividade, o desenvolvimento de processos para a produção de produtos diversos, em escala comercial, a custos adequados.  Por essa razão, acaba por se fazer presente em praticamente todas as áreas: alimentos, cosméticos, biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento, papel e celulose, nuclear, automobilística, plásticos, borrachas, meio-ambiente, entre outras. A principal característica da área é a sua abrangência, caracterizada pelo universo de indústrias e processos industriais, pelos setores de atuação e pelas atividades e funções desempenhadas: engenheiro de produto, engenheiro de processo, setor de pesquisa e desenvolvimento, área comercial e área administrativa. O profissional formado em Engenharia Química é capaz de projetar, supervisionar, elaborar e coordenar experimentos e interpretar resultados; identificar, formular e resolver problemas de engenharia; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; avaliar criticamente a ordem de grandeza e significância de resultados numéricos; e, ainda, obter uma progressiva autonomia intelectual.

Definição da Engenharia Química. Têm existido ao longo do tempo muitas definições para a Engenharia Química. Numa perspectiva Histórica pode dizer-se que a Engenharia Química se constituiu como um ramo autônomo da Engenharia no final do Século XIX. De fato, foi em 1988 que surgiu no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, o primeiro curso de Engenharia Química independente dos restantes ramos da Engenharia. No essencial, a Engenharia Química trata da transformação de matérias-primas em produtos de valor acrescentado que contribuem para a nossa qualidade de vida.

Moléculas Engenharia Química Produtos Em linguagem simples podemos dizer que: “A Engenharia Química põe as Moléculas a trabalhar para nós” e, como tal, “O Progresso conta com os Produtos da Engenharia Química”:  Moléculas Engenharia Química Produtos

Novas fronteiras da Engenharia química. Nos seus primórdios, e durante grande parte do Século XX, a Engenharia Química esteve muito ligada ao desenvolvimento da Industria Petroquímica. Contudo, a Engenharia Química assumiu-se sempre como uma ciência que soube trabalhar na fronteira com as outras ciências e engenharias, sem perder a sua identidade assente nos pilares da Termodinâmica, Fenômenos de Transferência e Reação Química, os quais necessitam, obviamente, das bases científicas da Matemática, Física e Química.

Nos finais do Século XX foi unanimemente reconhecido, pela comunidade dos Engenheiros Químicos, que a Engenharia Química possuía em si capacidades para atuar em domínios tradicionalmente não identificados com a Engenharia Química, em resposta às tendências de evolução e modificações profundas a nível social e econômico e, conseqüentemente, no tecido industrial. Ao tripé de Ciências Básicas em que a Engenharia Química assentava os seus fundamentos, juntou-se então, a partir de certa altura, a Biologia.

A Engenharia Química pode então passar a definir-se no século XXI, como a ciência dos Processos que permitem a transformação Química, Biológica e Física, da matéria ou energia, em produtos necessários ao nosso bem-estar.

O curso. Física, química e matemática estão presentes no currículo durante todo o curso, que tem duração média de cinco anos. Com os recentes avanços da biotecnologia, os conhecimentos de biologia vêm sendo incorporados ao currículo. A partir do terceiro ano, essas disciplinas passam a ser aplicadas a processos físico-químicos, nos quais o aluno aprende a identificar as reações, a analisar e a purificar compostos químicos e a projetar equipamentos relacionados com as diversas transformações que ocorrem na indústria química. As aulas em laboratório, inclusive no de informática, ocupam parte significativa da carga horária e são fundamentais para o estudante se familiarizar com os equipamentos industriais e se preparar para enfrentar problemas reais de uma fábrica. Algumas escolas oferecem formação específica em certas áreas, como meio ambiente ou celulose e papel. 

O que você pode fazer: Desenvolvimento  Criar produtos e analisar sua viabilidade técnica e econômica. Aperfeiçoar o processo de fabricação ou beneficiamento de produtos, introduzindo novas tecnologias e adaptando as que estão em operação.  Meio ambiente  Definir normas e métodos de preservação ambiental. Reciclar e tratar resíduos industriais.  Processo industrial  Planejar e supervisionar operações industriais, administrando as equipes e as diversas etapas de produção. Estudar e implantar métodos para aumentar a produtividade, reduzir custos e garantir a segurança no trabalho.  Projetos  Projetar fábricas, determinar processos de produção, instalações e equipamentos, procedimentos de segurança e a logística de estocagem e movimentação de materiais

Mercado de trabalho. Nos últimos anos, os investimentos das indústrias, sobretudo as voltadas para exportação, abriram vagas para o engenheiro químico.“A criação de matérias-primas mais resistentes, leves, compactas e baratas, aumenta a competitividade das indústrias e torna o profissional uma peça estratégica nas corporações, já que ele participa desses desenvolvimentos”, diz Kamal Mattar, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos. Os setores petroquímico, de papel e celulose, alimentício e farmacêutico têm uma demanda acentuada pelo graduado. As empresas de reciclagem e as indústrias que se preocupam com o reaproveitamento de materiais também oferecem oportunidades a quem atua na área de meio ambiente. 

Resultado: Cerca de 45% dos formados vão trabalhar para grandes firmas fabricantes de produtos químicos, petroquímicos, polpa e papel, plásticos, têxteis e outros materiais. Outros 35% vão trabalhar em agências governamentais e firmas de consultoria e projeto (muitas delas especializadas em legislação ambiental e controle da poluição) Outros 10% voltam à universidade para fazer um outro curso, em uma área diferente, como medicina, direito ou administração.

Cerca de 10% passaram diretamente para a pós-graduação em engenharia química. Os candidatos ao mestrado aprofundarão o seu conhecimento nas áreas tradicionais da engenharia química (termodinâmica, projeto e análise de reatores químicos, dinâmica dos fluidos, transferência de calor e massa, e controle e projeto de processos químicos), e em cerca de dois anos a maior parte deles defenderá a sua tese e conseguirá trabalho fazendo projetos de processos, sistemas de controle ou desenvolvimento de produtos. Os candidatos ao doutorado aprofundarão ainda mais o seu conhecimento, desenvolvendo novos projetos de pesquisa, e em quatro ou cinco anos a maior parte deles defenderá a sua tese e irá para pesquisa e desenvolvimento industrial ou para o corpo docente de urna universidade.

Típico Engenheiro Químico

Grupo: Ilua Mendes Thiago Sacramento Marcus Dórea Jaciane Rangel Letícia Uehara Renato Bastos