A tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UFBA/ISC-PISAT SESI-DN FIEB/IEL
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
DISCIPLINA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
CURRICULO +.
CIDADE DIGITAL.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A Educação a Distância é possível?
OBJETIVOS Objetivo Geral
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Experimentações de EAD na Fundação Joaquim Nabuco Verônica Araújo FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Sandra H. Rodrigues FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO.
Formação de Tutores a Distância
CVA - R I C E S U Comunidade Virtual de Aprendizagem da Rede de Instituições Católicas de Ensino Superior Francisco Botelho.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Laboratório de Ensino a Distância
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
© Paulo Lima – Internet: / 1 CINTED - Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação V Ciclo.
“USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO CICLO BÁSICO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE”
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Prática como Componente Curricular
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Fórum EAD Sérgio Roberto Kieling Franco Secretário de Educação a Distância Silvestre Novak Vice-Secretário de Educação a Distância.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA “Gestão do Desenvolvimento Inclusivo da Escola” Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais do IFRS- Câmpus Rio.
1° Encontro.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Soluções para universidades corporativas
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso online Análise de Sites Educativos Desenvolvedora:
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
vídeo
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
Apresentação do novo modelo
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

a tecnologia DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) a favor da agilidade na CONCLUSÃO das Atividades Complementares em cursos a distância Ana Cristina Gobbo César – UNITAU  Susana Aparecida da Veiga – UNITAU

INTRODUÇÃO O desenvolvimento de novas tecnologias, aplicadas ao ensino presencial e a distância, ao longo dos anos, tem sido um agente relevante para o aprendizado, auxiliando o professor no exercício de sua profissão, dentro e fora da sala de aula. pt.dreamstime.com A combinação dos recursos humanos e tecnológicos intensifica a expansão das oportunidades para docentes e discentes, no ambiente escolar e universitário.

INTRODUÇÃO profvanessaadm.blogspot.com O EaD decorre da necessidade do estudo de novas propostas para o aluno que não tem uma delimitação geográfica e nem uma sala de aula presencial para qualificar-se. Observa-se que a reorganização ou inovação das práticas de ensino-aprendizagem devem ser pensadas e introduzidas de maneira criteriosa, buscando benefícios e resultados positivos para o aumento do conhecimento dos estudantes.

INTRODUÇÃO Segundo Pavezi et all. (2011) “a educação a distância (EAD) é uma modalidade de ensino em que os envolvidos no processo de ensino aprendizagem estão separados, mas interagem entre si, através das diversas tecnologias de comunicação e informação”. midiasedinfantil.blogspot.com

INTRODUÇÃO Nos cursos de modalidade de ensino à distância oferecidos pelo NEAD da UNITAU tem sido empregada a plataforma Moodle, utilizada para a construção dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA).

OBJETIVO Relatar a experiência do uso da plataforma Moodle no gerenciamento das atividades complementares para os cursos de licenciatura e tecnologia oferecidos na modalidade à distância pela UNITAU. Segundo o Ministério da Educação (2014): “As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Segundo o Ministério da Educação (2014): “As atividades complementares têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional”. www.dc46.com.br

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA UNITAU - Cursos oferecidos a distância: 10 licenciaturas e 4 tecnologias - AACC - 200h (licenciaturas) e 160h (tecnologias): < 20% carga horária total do curso (Resolução CNE/CES nº2/2007 do Ministério da Educação, 2014).

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NA UNITAU Único supervisor Responsável por fornecer informações, promover palestras, seminários, saídas de campo; elaborar relatórios; pesquisar atividades relacionadas aos cursos que os alunos possam desenvolver; receber, avaliar e atribuir solicitações de horas aos alunos; divulgar atividades e auxiliar em eventos institucionais.

A UTILIZAÇÃO DO MOODLE NO ENVIO DAS AACC Com o apoio do suporte tecnológico do NEAD foi implantado o uso do Ambiente Virtual Moodle como meio para o envio de comprovantes de atividades complementares. Foram criadas duas salas virtuais especialmente para AACC; uma específica para os cursos de licenciatura e outra para os cursos tecnológicos.

Nestas salas foram criados ícones/links para cada uma das turmas de alunos ingressantes de cada um dos cursos. Estes links permitem ao aluno localizar a sua turma e entregar seus comprovantes das atividades complementares realizadas.

O supervisor através desses links consegue acompanhar o andamento dos trabalhos realizados e enviados pelos alunos. Nestes links, as atividades apresentam data de início (a data em que o aluno realizou a matrícula) e data de término (a data prevista para o enceramento do curso)

Neste ambiente todos os alunos foram cadastrados e passaram a ter acesso ao regulamento de AACC, dicas de eventos e oportunidades para pontuação. A ampla divulgação do espaço entre os professores e alunos ajudou na disseminação das atividades.

As atividades realizadas pelos alunos devem vir acompanhadas de um comprovante no formato digital. Após a solicitação enviada, o supervisor irá avaliá-las e determinará o número de horas correspondentes, em acordo com o regulamento das AACC. Todos os arquivos enviados ficam armazenados nessas salas virtuais de AACC, conferindo um “histórico” do aluno e permitindo o acompanhamento pelo supervisor.

retitec.webnode.com.br Outra possibilidade de envio de comprovantes disponibilizada aos alunos foi a criação de um e-mail específico para contato com a supervisão de AACC. Isto também contribuiu para a agilização do processo de conclusão, principalmente para os alunos residentes em outros municípios, uma vez que os encontros presenciais ocorrem apenas uma vez ao mês.

Os resultados das avaliações são postados na plataforma em formato de arquivo Excel, possibilitando ao aluno, acompanhar o número de horas referentes às atividades complementares que já foram concluídas ou quantas faltam para a sua conclusão.

A utilização do AVA Moodle foi de extrema importância durante todo o processo de orientação aos alunos sobre as AACC e proporcionou um espaço no qual todos os alunos puderam buscar os conteúdos, reforçando assim os laços de comunicação dos participantes. weberfilosofia.blogspot.com

CONCLUSÕES Com uma abordagem diferente para uso da ferramenta Moodle nos cursos à distância, os alunos passaram a usar o próprio ambiente virtual para enviar os certificados e demais comprovantes referentes às atividades complementares. Pôde-se observar que a possibilidade dos alunos postarem seus comprovantes diretamente na plataforma, ao invés de entregá-los pessoalmente, facilitou e agilizou o processo de conclusão das AACC.

CONCLUSÕES Resultou em um aumento na satisfação dos alunos quanto ao atendimento referente a esta disciplina específica. Com a utilização da ferramenta para gerenciamento das atividades complementares, todo o processo tornou-se transparente aos alunos, coordenadores de cursos e supervisores no acompanhamento do número de horas realizadas, agilizando a conclusão da disciplina.

REFERÊNCIAS MASCARENHAS, P. K. B. Moodle como recurso de apoio ao ensino presencial. In: Anais do MOODLEMOOT BRASIL, 2007. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2007. p. 40-41. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qual o conceito de atividades complementares? 2014. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 de abril 2014. PAVEZI et al., 2011. O Uso das ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos Acadêmicos dos Cursos de Administração e Processos Gerenciais do NEAD-CESUMAR. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇAO A DISTANCIA, 2011 Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2011/cd/269.pdf>. Acesso em: 20 de abril 2014. REGO, A. H. G.; GOMES, A. V.; LUCENA, M.; BRITO, A. C. Relata: um módulo de geração de relatórios otimizados no Moodle. In: Anais do MOODLEMOOT BRASIL, 2011, São Paulo. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011. p. 26-35. Disponível em: <http://www.moodlemoot.com.br/2012/wp-content/uploads/2012/08/MoodleMoot_Brasil_2011.pdf>. Acesso em: 30 de março 2014. SILVA, L. A.; VALLIM Filho, A. R. A. Um processo de gestão e análise de atividades complementares com o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem moodle. Revista trilha Digital, V.1, n.1 - São Paulo – SP, 2013. p. 134-145. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/TDig/article/view/5893>. Acesso em: 20 de abril 2014.