Seja Bem Vindo.

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Seja Bem Vindo

Apresentação

Contrato de convivência

, gozações , responsabilidades Não utilizar celular Pontualidade , respeito , compromisso ,evitar apelidos , insultos , gozações , responsabilidades Não utilizar celular

Mensagem de boas vindas SONHE http://www.youtube.com/watch?v=X-nE7PgcI4c

Como conseguir a Média em História Trabalhos diversos (Visto no caderno ou na apostila, pesquisas, seminários, exercícios para notas, etc.) 40% Provão 20% Avaliação Bimestral (Prova) 30% Autoavaliação Bimestral 10% Total 100% (conceito máximo 10) Média 5

1º ano do Ensino Médio 1º Bimestre 2º Bimestre Pré-História; Civilizações do Crescente Fértil: o Surgimento do Estado e da escrita; Civilização Grega: a constituição da cidadania clássica e as relações sociais marcadas pela escravidão; O Império de Alexandre e a fusão cultural do Oriente e Ocidente. 3º Bimestre 4º Bimestre A Civilização Romana e as migrações bárbaras Império Bizantino e o mundo árabe Os Francos e o Império de Carlos Magno Sociedade feudal: características sociais, econômicas, políticas e culturais Renascimento comercial e urbano Os conteúdos bimestrais estão fixados no mural da sala nos chamados Guia de Aprendizagem.

Introdução a História

O que é história? A história tem dois sentidos. A primeira podemos definir como o conjunto do passado, de tudo o que já passou ou aconteceu, e a segunda que a história é a interpretação do historiador sobre o passado.

Quem estuda a história? O historiador é o especialista que interpreta a história com ajuda dos registros e tenta reconstruir a história.

O que é tempo? Quando pensamos na palavra “tempo”, observamos que ela pode ter vários significados. Um deles é sinônimo de “clima”, é o tempo quando associado à chuva, aos ventos e a outras condições atmosféricas em certo local e em determinado momento, também chamado de “tempo meteorológico”. Outro significado pode ser o de “tempo cronológico", marcado em segundos, minutos, horas, meses e anos. Há ainda o “tempo histórico", que nos ajuda a perceber as permanências e mudanças, e as diferenças e semelhanças no modo de viver dos indivíduos e dos grupos sociais.

Quais são os tipos de registros ou fontes históricas que ajudam o historiador a reconstruir a história? • Fontes ou documentos escritos: trazem informações escritas em certidões, cartas, testamentos, jornais, letras de músicas, livros, receituários, discursos, diários, autobiografias, revistas, textos de órgãos públicos, religiosos e de empresas.

• Fontes materiais: são os vestígios materiais; os objetos • Fontes materiais: são os vestígios materiais; os objetos. Sinais que o homem deixa pelos lugares por onde passa. Exemplos: cerâmicas objetos de pedra em forma de animais, móveis, utensílios. Fontes ou relatos orais: são os registros feitos a partir de entrevistas, com pessoas que participaram de acontecimentos do passado ou os testemunharam.

• Fontes visuais ou iconográficas: são imagens, pinturas, fotografias, anúncios de publicidade e outros, sempre importantes como fontes históricas informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidos. • Fontes audiovisuais e musicais: nesta categoria, encontram-se o cinema, a televisão e os registros sonoros em geral.

O século e o milênio O século corresponde a um período de cem anos. O século I começou no ano 1 e terminou no ano 100. O século II começou no ano 101 e terminou no ano 200. Essa regra não muda; observe que o século XX começou no ano 1901 e terminou no ano 2000. Note que os séculos são escritos com números romanos. Dez séculos formam um milênio; assim, o século X corresponde a dez séculos, e o século XXI marca o início do terceiro milênio da nossa história.

Períodos da História A história pode ser dividida em dois períodos: Pré-história do surgimento do ser humano até o aparecimento da escrita por volta de (4000 a.C.) e História, que pode ser dividida em quatro fases: Idade Antiga ou Antiguidade: do aparecimento da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente em 476.

Idade Média: da queda do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453) Idade Moderna: da tomada de Constantinopla até a revolução Francesa (tomada da Bastilha, 1789); Idade Contemporânea: da revolução Francesa até os dias atuais.

HISTÓRIA História Pré-história Origem do homem   História Origem do homem Invenção da escrita 4000 a.C. Queda do Império Romano do Ocidente 476 Queda de Constantinopla em 1453 Revolução Francesa 1789 P A L E O Í T I C N D S M G É R Ô

O que contém? Dia 1 – embalagem de macarrão, embalagem de carne moída, embalagem de caixa de molho de tomate. O que não contém? restos de alimentos.

Que as pessoas gostam de macarrão Quais indícios ou vestígios podem nos fornecer informações sobre quem produziu o lixo? Por quê? Sabemos que no primeiro dia, foi preparada uma macarronada na refeição. Ao observar o lixo, o que podemos inferir sobre os hábitos das pessoas que o produziram? Que as pessoas gostam de macarrão

Em sua casa você separa o lixo Em sua casa você separa o lixo? Há distinção entre lixo orgânico e inorgânico? Separamos o lixo orgânico de inorgânico. Sim existe distinção dos lixos.