SETOR PRÉ-MATRIMONIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

O Sacramento do Matrimônio
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Convite para Fazer o   Compromisso CVX.
Proposta Pastoral 2006.
COMPROMISSO CRISTÃO.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
A VOCAÇÃO.
Constituição de Equipas de
Pastoral Familiar Setor Casos Especiais.
CARISMA MISTICA ESPIRITUALIDADE DAS ENS
Um novo olhar para uma nova prática
UM CAMINHO DE DISCIPULADO E MISSÃO
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
PREPARAÇÃO PARA O MATRIMÔNIO E A VIDA FAMILIAR.
A FAMILIA NA CONSTRUÇÃO DO MUNDO
ORIENTAÇÕES 2008.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FAMÍLIA, UM DOS EIXOS DA AÇÃO EVANGELIZADORA
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
ENCONTRO DE RESPONSÁVEIS MCC DA DIOCESE DE ARAÇATUBA
O Pão da Palavra e da Eucaristia
Diocese de Amargosa.
Linhas de Pastoral Juvenil Vocacional Redentorista
PASTORAL FAMILIAR. CONCEITOS E OBJETIVOS NÚCLEO DE FORMAÇÃO E ESPIRITUALIDADE – NUFESP 2.
Igreja: comunidade de comunidades
Os Sacramentos do encontro com Deus
Sínodo sobre nova evangelização
Espiritualidade do Catequista
Pastoral da Educação e da Cultura
Pais. Pais Precede Acompanha Enriquece todas as outras formas de catequese (CT 68; DGC 227, 255)
Sejam Bem Vindos E Bem Vindas.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
JULGAR I! Formação do discípulo para um novo PENTECOSTES
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Equipes de Nossa Senhora
Pastoral familiar possibilidades
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Um carisma que chega ao Jubileu, merece que o vivamos como um novo Pentecostes! MCC DO BRASIL – AR 2013.
Um novo olhar para uma nova prática
SETOR PÓS-MATRIMONIAL INDICAÇÕES PASTORAIS
Paróquia Santo Antonio Maria Claret.. Dom José, Filho Amado de Maria.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
Os anos das grandes oportunidades
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
16/02/ Comunidade Santo Inácio Paes Landin (PI) Trabalhos relevantes desenvolvidos até o presente momento: zona rural e urbana com a catequese, liturgia,
A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
PRÉ-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL Projeto de Educação para o amor Diretório da Pastoral Familiar Familiaris Consortio Documento de Aparecida 2013.
Guia de preparação para a vida matrimonial
Encontros para Novos Casais Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Sacramento do Matrimônio Dom para a comunhão e educação dos filhos.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
Formação sobre o Guia de preparação para a vida matrimonial
SETOR PRÉ-MATRIMONIAL / FORMAÇÃO. “Cremos que a «família é imagem de DEUS que em seu mistério mais íntimo não é uma solidão, mas uma família». Na comunhão.
Uma realidade possível e necessária às nossas comunidades.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
PASTORAL FAMILIAR FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE PREPARAÇÃO PARA A VIDA MATRIMONIAL ( ENCONTROS DE NOIVOS)
Encontros para Novos Casais
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
PRÉ-MATRIMONIAL PRÉ-MATRIMONIAL Projeto de Educação para o amor Diretório da Pastoral Familiar Familiaris Consortio Documento de Aparecida 2015.
Transcrição da apresentação:

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL NUFESP 2010

INTRODUÇÃO A Igreja, iluminada pela fé, que lhe faz conhecer toda a verdade sobre o precioso bem do matrimônio e da família e sobre os seus significados mais profundos, sente mais uma vez a urgência de anunciar o Evangelho, isto é, a «Boa Nova» a todos indistintamente, em particular a todos aqueles que são chamados ao matrimônio e para ele se preparam, a todos os esposos e pais do mundo. (FC nº3)

O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: O QUE DIZ A IGREJA O trabalho Pastoral Familiar divide-se em 3 setores: PRÉ MATRIMONIAL PÓS MATRIMONIAL CASOS ESPECIAIS

PRÉ O QUE DIZ A IGREJA MATRIMONIAL Preparação Remota Preparação Próxima Preparação Imediata PRÉ MATRIMONIAL

... uma combinação dos três fatores apresentados: OS SETORES SÃO... ... uma combinação dos três fatores apresentados: CÍCLICO PÓS PRÉ PARALELISMO CONTINUIDADE

Infância e adolescência EXEMPLIFICANDO Infância e adolescência Dia do casamento Gestação 1ª infância Namoro e noivado Pré-matrimonial

A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS; PREMISSA DO TRABALHO A premissa do Pré-matrimonial é o trabalho com os FILHOS; FILHOS que são dons de DEUS para cada casal; FILHOS que são queridos por DEUS e, portanto, devem também ser queridos pelos casais.

O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS? “Você tem filhos? Eduque-os e ensine-os a obedecer desde a infância. Você tem filhas? Cuide do corpo delas, e não seja indulgente com elas. Arrume casamento para sua filha, e terá realizado uma grande tarefa, mas faça que ela se case com homem sensato.” (Eclo 7, 23-25)

O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS? “Feliz quem teme a Javé e anda em seus caminhos! Você comerá do trabalho de suas próprias mãos, tranqüilo e feliz. Sua esposa será como vinha fecunda, na intimidade do seu lar. Seus filhos, rebentos de oliveira, ao redor de sua mesa.” (Salmo 128)

O QUE DIZ A PALAVRA DE DEUS? “Pais, não dêem aos filhos motivo de revolta contra vocês; criem os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor.” (Ef. 6, 4)

Os pais são os PRIMEIROS AGENTES desse Setor da Pastoral Familiar. EXPLICANDO O trabalho com o Pré-matrimonial envolve toda a família, mas o foco do trabalho são os filhos. Os pais e toda a Igreja são agentes desse trabalho junto com os agentes de Pastoral Familiar. Os pais são os PRIMEIROS AGENTES desse Setor da Pastoral Familiar.

UMA VISÃO DO PÓS-MATRIMONIAL O Pós-matrimonial prevê uma série de ações que vão de encontro à família – explicitamente os pais – e de encontro à comunidade; Há momentos, como veremos adiante, em que os trabalhos dos dois Setores complementam-se e chegam a confundir-se na prática. O importante é descobrir o que há para fazer em cada Setor.

O QUE FAZER NO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL Visão pastoral, prática e subsídios

PRÉ-MATRIMONIAL - PREPARAÇÃO REMOTA “A preparação remota é básica. Sobre ela se apoiam as posteriores. Abrange um período bastante grande da vida do ser humano como cidadão e como cristão. Tem seu início no seio da família e percorre o caminho da escola, da catequese da primeira eucaristia e crisma” DPF nº 264

PRÉ-MATRIMONIAL - GESTAÇÃO Subsídio da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) Preparação Contínua, que prepara os pais para receber o filho(a) com amor, como dom de Deus, alertando-os para diversos aspectos da vida futura da criança.

PRÉ-MATRIMONIAL - GESTAÇÃO Os temas dos 9 encontros: 1º - Boa notícia 2º - A vida que chega 3º - Somos pais 4º - Diálogo a três 5º - Amor e cuidado 6º - Crescer com nosso filho 7º - Vida nova para nós dois 8º - Nós e ele(a) somos um 9º - Deus abençoa este lar

PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA Encontros com os pais da catequese (Pré+Pós) Apresentação de histórias e filmes educativos para crianças Auxílio na organização de atividades comunitárias como gincanas, etc. (Pré+Pós) Atuação junto às escolas públicas e particulares para organizar palestras e exibição de vídeos

PRÉ-MATRIMONIAL 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA Palestras para a juventude com temas sobre relacionamento, sexualidade, vida familiar, etc. Organização de encontros sobre o namoro: Para quem ainda não namora “sério” Para namorados que já mantém relacionamento “firme” Critérios: tempo de relacionamento e faixa etária do casal

PRÉ-MATRIMÔNIO 1ª INFÂNCIA – INFÂNCIA - ADOLESCÊNCIA “Nesse período é muito significativo criar condições para a formação integral dos adolescentes e jovens para a educação da afetividade e da sexualidade humana. Também é importante aproveitar a oportunidade daqueles que já frequentam os movimentos e grupos da comunidade, para lhes oferecer um fundamento de preparação para o matrimônio.” nº 266

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA Objetivo Geral O Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial tem como objetivo central sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família.

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Entenderem o significado do amor conjugal cristão. Refletirem sobre o seu relacionamento pessoal e buscarem um melhor conhecimento do outro e de si mesmos. Despertarem para a importância do diálogo na vida conjugal.

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO PRÓXIMA Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Conhecerem e entenderem o porquê dos ensinamentos da Igreja nos temas relacionados à sexualidade e à transmissão da vida. Compreenderem o significado do sacramento do matrimônio e suas conseqüências para a vida conjugal: fidelidade, indissolubilidade e fecundidade.

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA Objetivos específicos Ajudar os noivos a... Sentirem interesse em participar da vida da Igreja como casal cristão. Tomarem a decisão coerente de adiar ou até mesmo desistir do casamento, caso percebam não possuírem as disposições necessárias.

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA Para tanto, apresenta como organizar o trabalho, orientando quanto: Às diretrizes gerais do trabalho; Ao espírito de formação das equipes; Aos temas essenciais e opcionais a serem considerados na preparação; À estruturação do encontro, referindo-se a horários, encadeamento de temas e outras sugestões como dinâmicas, conversas a dois, etc.

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA Supõe-se que o casal tenha já feito a Preparação; É feita pelo padre; Momento propício para: Orientações sobre o sacramento; Confissão; Acolhimento do casal por aquele que é o pastor espiritual da comunidade

PRÉ-MATRIMONIAL PREPARAÇÃO IMEDIATA É também um ótimo momento para abordar temas essenciais à vida matrimonial como: Indissolubilidade; Fidelidade; Acolher os filhos como dons de DEUS; Tudo isso com linguagem clara, atual e viva que permita aos noivos um encontro pessoal com o Cristo DPF Nºs 269 a 271

PRÉ-MATRIMONIAL – DIA DO CASAMENTO RECOMENDAÇÕES Acolher o casal – de preferência com uma equipe preparada para tanto; Conhecer a realidade de vida do casal; Celebrar o sacramento, de preferência dentro da Santa Missa;

FINALIZANDO “Consciente de que o matrimônio e a família constituem um dos bens mais preciosos da humanidade, a Igreja quer fazer chegar a sua voz e oferecer a sua ajuda a quem, conhecendo já o valor do matrimônio e da família, procura vivê-lo fielmente, a quem, incerto e ansioso, anda à procura da verdade e a quem está impedido de viver livremente o próprio projeto familiar.”

FINALIZANDO “Sustentando os primeiros, iluminando os segundos e ajudando os outros, a Igreja oferece o seu serviço a cada homem interessado nos caminhos do matrimônio e da família. Dirige-se particularmente aos jovens, que estão para encetar o seu caminho para o matrimônio e para a família, abrindo-lhes novos horizontes, ajudando-os a descobrir a beleza e a grandeza da vocação ao amor e ao serviço da vida.” FC 1

FINALIZANDO

www.pfsul1.com.br andrekaw@uol.com.br