VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Obs.: persuadir = convencer
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
Introdução aos Estudos Linguísticos
Sistemas de Informação e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas
Gêneros Textuais.
TIPOS TEXTUAIS.
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
LINGUAGEM TEXTO GÊNERO TIPOLOGIA
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
PCNs – 1º Ciclo Língua Portuguesa. É pela mediação da linguagem que a criança aprende.
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
Professora: Rosana Santos
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Texto verbal, não verbal e sincrético
Uso e normas da língua Linguagem
Caderno Interfaces Curriculares
Gêneros Discursivos Tipos de Composição
Língua Portuguesa Joseane Rocha.
Professora Camile Baccin
Professora: Aíla Rodrigues
Crônica Um gênero do cotidiano.
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
GênerosTextuais Tipos textuais.
Português Instrumental Prof.ª Marcela Zambolim de Moura.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
RUMO A UMA TIPOLOGA DOS TEXTOS
Prof.ª Irislane Figueiredo
Elementos da Narrativa
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
REDAÇÃO 2015 Profª. Maria Albertina e Profª Lorena
Texto Narrativo.
TIPOS DE COMPOSIÇÃO TECENDO PALAVRAS....
Grupo: Carlos Renato Elaine Gaeta Guilherme Galvão Rafael Freitas
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
Tipos de Comunicação.
Tipologias textuais.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
TEXTO DISSERTATIVO- ARGUMENTATIVO
QUIZ PRIMEIRO BIMESTRE
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
GÊNEROS TEXTUAIS.
ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: AULA 1
TIPOLOGIA TEXTUAL.
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
Comunicação e Redação Empresarial
Instituto Divina pastora São Paulo, 27 de Agosto de 2015
Gêneros Textuais Toda atividade humana está relacionada ao uso da língua, que se efetiva por meio de enunciados orais e escritos. O Homem comunica-se por.
TIPOLOGIAS TEXTUAIS.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
A produção de textos João Wanderley Geraldi Por: Caren Cristina Brichi
Diálogo da Biologia com a Língua Portuguesa
OFICINA DE CÓDIGOS E LINGUAGENS
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
LÍNGUA PORTUGUESA Revisão – I Trimestre Profª Larissa Didier.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Professora Alcilene. Habilidades Para Escrever Bem Por meio de Estudo (ler) Por meio de trabalho sistematizado (escrever)
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
Texto expositivo & argumentativo
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

VARIEDADES DE TEXTO E DE LINGUAGEM pontos de vista diversos de se ler e interpretar o mundo real Professora Adriana

Tipos textuais Tipo textual é a forma como um texto se apresenta. As únicas tipologias existentes são: narração, descrição, dissertação ou exposição, informação e injunção. É importante que não se confunda tipo textual com gênero textual.

Texto narrativo Tipo textual em que se contam fatos, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo personagens e um narrador. Refere-se a objetos do mundo real ou fictício. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. Estamos cercados de narrações desde as que nos contam histórias infantis, como o Chapeuzinho Vermelho ou A Bela Adormecida, até as piadas do cotidiano.

Texto descritivo Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora. Numa abordagem mais abstrata, pode-se até descrever sensações ou sentimentos. Não há relação de anterioridade e posterioridade. É fazer uma descrição minuciosa do objeto ou da personagem a que o texto se Pega. Nessa espécie textual as coisas acontecem ao mesmo tempo.

Texto dissertativo/argumentativo Esse texto tem a função de persuadir o leitor, convencendo-o de aceitar uma ideia imposta pelo texto. É o tipo textual mais presente em manifestos e cartas abertas, e quando também mostra fatos para embasar a argumentação, se torna um texto dissertativo-argumentativo.

Texto expositivo/dissertativo Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Assim, o texto dissertativo pertence ao grupo dos textos expositivos, juntamente com o texto de apresentação científica, o relatório, o texto didático, o artigo enciclopédico. Em princípio, o texto dissertativo não está preocupado com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo. Quando o texto, além de explicar, também persuade o interlocutor e modifica seu comportamento, temos um texto dissertativo-argumentativo.

exemplo Ergonomia é um conjunto de conhecimentos sobre o homem na execução de atividades com instrumentos, buscando uma melhor condição de desempenho nas tarefas sem prejudicar as condições das pessoas e, na medida do possível, agregando em qualidade de vida, tendo como importância da tríade básica: conforto, segurança e eficiência. (LAVILLE, 1977). Para Moraes e Soares (1989), e para Oborne (1982) a evolução tecnológica enfatizou a necessidade de conhecer os componentes humanos na iteração homem máquina (IHM). Para tanto, físicos, fisiologistas, médicos higienistas e psicólogos estudavam o funcionamento do organismo e saúde do trabalhador; engenheiros e organizadores do trabalho estudavam as atividades profissionais visando aumentar o rendimento humano no trabalho. Assim, oficializou-se o termo Ergonomics (ergo: trabalho, nomics: norma), sendo definida como a ciência da utilização das forças e capacidades humanas. São estudos dos meios pelos quais a relação de trabalho pode ser adaptada para se obter o desempenho mais eficiente. (OBORNE, 1982).

Texto injuntivo Indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, manuais, leis, bula de remédio, convenções, regras e eventos.

Gêneros de textos Entre os tipos de gêneros textos mais conhecidos, estão o Romance, a Novela, o Conto, a Crônica, a Fábula, a Parábola, o Apólogo, a Lenda, Relato de experiência vivida, relato de viagem, Textos de opinião, diálogo argumentativo, carta de leitor, Instruções de montagem, receita, regulamento, regras de jogo, instruções de uso, comandos diversos, textos prescritivos. O principal objetivo do texto é contar algum fato. E o segundo principal objetivo é que esse fato sirva como informação, aprendizado ou entretenimento. Se o texto narrativo não consegue atingir seus objetivos perde todo o seu valor. A narração, portanto, visa sempre um receptor.

Tipos de linguagem Tipos de linguagem nós temos: Linguagem Verbal (Quando o homem se utiliza da palavra, ou seja, da linguagem oral ou escrita,dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra); Linguagem não verbal (tipo de linguagem, cujo código não é a palavra, denomina-se linguagem não verbal, isto é, usam-se outros códigos (o desenho, a dança, os sons, os gestos, a expressão fisionômica, as cores).

Existem basicamente duas modalidades de língua, ou seja, duas línguas funcionais: 1) a língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma linguística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Constitui, em suma, a língua utilizada pelos veículos de comunicação de massa (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc.), cuja função é a de serem aliados da escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação, e não justamente o contrário; 2) a língua funcional de modalidade popular; língua popular ou língua cotidiana, que apresenta gradações as mais diversas, tem o seu limite na gíria e no calão.

Assim, a comunicação ocorre quando interagimos com outras pessoas utilizando linguagem. Para se comunicar, as personagens da tira não utilizam apenas a linguagem verbal, isto é, as palavras. Elas também gesticulam, se movimentam, fazem expressões corporais e faciais. Tudo isso – palavras, gestos, movimentos, expressões corporais e faciais – é linguagem. Linguagem é um processo comunicativo pelo qual as pessoas interagem entre si. Além da linguagem verbal, cuja unidade básica é a palavra (falada ou escrita), existem também as linguagens não verbais, como a música, a dança, a mímica, a pintura, a fotografia, a escultura etc. Há ainda, as linguagens mistas, como as histórias em quadrinhos, o cinema, o teatro e os programas de TV, que podem reunir diferentes linguagens, como o desenho, a palavra, o figurino, a música, o cenário etc.

TAREFA Em duplas, comparar textos jornalísticos com textos literários, a fim de estabelecer semelhanças e diferenças entre eles