AEE, PPP e acessibilidade na escola

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FoPEI-AT
Advertisements

INCLUSÃO ESCOLAR Marta estela Borgmann UNIJUI –
ATRIBUIÇÕES E PRÁTICAS DOS SERVIÇOS DE APOIO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
08/08/2007 Ana Silvia Rosana Ferraz
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
Legislação.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
A PERGUNTA INICIAL: Estamos promovendo a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva?
Política Nacional de Educação Especial na
Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto Educação Especial
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
EDUCAÇÃO ESPECIAL - É a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais.
ESCOLA MUNICIPAL PEQUENO POLEGAR
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Secretaria Municipal de Educação de Esmeralda
LEGISLAÇÃO inciso I do Artigo 53 e III e IV do Artigo 54 da Lei nº de 1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, inciso III do Artigo 4 e os Artigos.
EDUCAÇÃO ESPECIAL TGD (Autismo, Rett, Asperger, TID, TDI)
CompetÊncias Profissionais
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
I Encontro Estadual da UNCME-Rio Grande do Sul
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
BOM DIA.
Salas de Recursos Multifuncionais Espaço e organização do atendimento educacional especializado Coleção Educação Especial na Escola Comum.
Atendimento Educacional Especializado - AEE
Conferência Municipal de Educação
Sala de Recursos Multifuncionais
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Critérios de avaliação relacionados às atividades:
Atendimento Educacional Especializado – AEE
Uma Escola do Tamanho do Brasil
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
III Curso de Formação de Gestores e Educadores do
Campina Grande Outubro 2015
Políticas Públicas de promoção à educação Inclusiva
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
A Educação Especial, a inclusão e o AEE
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
SHEILA DE QUADROS UZÊDA Doutoranda em Educação pela UFBA
História, legislação e Políticas Públicas Santos, 2012
Atendimento Educacional Especializado: aspectos teóricos e práticos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
São aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Uma pessoa que use cadeira de rodas tem dificuldades de andar na calçada ou de pegar um táxi. Um deficiente auditivo não consegue se comunicar no atendimento.
O papel pedagógico do órgão gestor
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Secretaria de Estado e Educação DEEIN - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL Equipe Área Visual: Maira Zuchi Ferreira Miria de Souza.
Transcrição da apresentação:

AEE, PPP e acessibilidade na escola Uberlândia – agosto de 2010

Implementando o decreto 6571: - Os sistemas de ensino devem matricular os alunos do público- alvo nas classes comuns do ensino regular E no AEE ofertado em salas (SRM) ou em centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativos

FUNÇÃO DO AEE complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para suaplena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem

Recursos de acessibilidade Os que asseguram condições de acesso ao currículo dos alunos com deficiência, ou mobilidade reduzida, promovendo a utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos demais serviços

EDUCAÇÃO ESPECIAL: ONDE? Em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional

PÚBLICO-ALVO DO AEE I- ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial.

Público-alvo do AEE II - TGD- TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: alunos com quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição, alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação

Público-alvo do aee III – Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

AEE- onde? - realizado prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns; - poderá ser realizado também em Centros de AEE da rede pública ou de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas, sem fins lucrativo devidamente conveniadas - em ambiente hospitalar ou domiciliar, quando necessário.

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes

ATENÇÃO!!!- ART. 8º Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEF, de acordo com o Decreto 6571/08, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitantemente no AEE.

Financiamento da matrícula no AEE Condicionado à matrícula no ensino regular da rede pública de acordo com o registro no Censo Escolar do ano anterior: - matrícula em classe comum e em sala SRM da mesma escola pública Matrícula em classe comum e em sala SEM de outra escola pública - matricula em classe comum e em Centro de AEE de instituição de educação especial pública - matrícula em classe comum e em Centro de AEE de instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos

Plano de AEE Da competência dos professores que atuam nas salas de SEM ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais segmentos da comunidade

PPP E AEE (RESOLUÇÃO 4) O PPP deve institucionalizar o AEE na escola, prevendo na sua organização: - sala SRM: espaço, mobiliários, materiais, acessibilidade entre outros aspectos; - matrícula no AEE dos alunos matriculados no ensino regular na própria ou em outra escola - cronograma de atendimento aos alunos - plano do AEE Professores para a docência do AEE - outros profissionais da educação - redes de apoio

Professor do AEE Formação inicial que o habilite para a docência e formação específica para a educação especial Atribuições: - identificar, produzir, organizar serviços, recursos e estratégias de acordo com as necessidades do público-alvo; - elaborar e executar o plano de AEE - organizar o tipo e o número de atendimentos dos alunos nas salas SEM; - acompanhar e avaliar o processo; - estabelecer parcerias

ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DO AEE - identificar, produzir, organizar serviços, recursos e estratégias de acordo com as necessidades do público-alvo; - elaborar e executar o plano de AEE - organizar o tipo e o número de atendimentos dos alunos nas salas SEM; - acompanhar e avaliar o processo;

- ensinar e usar tecnologias assistivas (...) - estabelecer parcerias - orientar professores e famílias quanto aos recursos de acessibilidade - ensinar e usar tecnologias assistivas - articular-se com os professores das salas comuns, visando disponibilizar serviços, recursos, promovendo a efetiva participação dos alunos

Acessibilidade na escola Acessibilidade física Acessibilidade à informação Acessibilidade na matrícula Acessibilidade ao currículo

ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO Meios de comunicação internos Meios de comunicação externos Línguas e códigos utilizados Acessibilidade digital (...)

Acessibilidade na matrícula Planejamento da matrícula Organização do atendimento Vagas, acesso e permanência com qualidade (...)

Acessibilidade ao currículo Ensino de qualidade para todos Aprendizagem de cada aluno Tecnologias assistivas utilizadas

Acessibilidade física na escola Rampas, elevadores, plataformas de acesso Portas e passagens alargadas Espaço e circulação acessíveis Banheiros e sanitários acessíveis Sinalização sonora Sinalização tátil Sinalização visual (...)