PROJETO VARIABILIDADE UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS FAUNA, FLORA E AMBIENTE PROJETO VARIABILIDADE Apres pro vr. Ffa Botanica Ideia da pop no campus www.imagens.usp.br
CUASO: Cidade Universitária Armando Salles Oliveira OBJETIVO GERAL Pesquisar padrões de variabilidade dentro de uma população (CUASO) e interpretar esses padrões em termos da teoria apresentada na aula CUASO: Cidade Universitária Armando Salles Oliveira
Comprimento da sépala calcarada de Impatiens walleriana Hook.f. 1 Coletar 10 flores em cada indivíduo, de 10 indivíduos da espécie (100 amostras no total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) I. walleriana Nome popular: Maria-sem-vergonha Família: Balsaminaceae Metodologia CALCARADA – flor que apresenta um calcar, isto é, formação derivada do cálice ou corola, semelhante a uma espora. commons.wikimedia.org Sépala calcarada
Número de gemas em segmentos pré-terminais de Rhipsalis baccifera (J.S.Muell.) Stearn 2 Coletar 10 segmentos de cada indivíduo, de 5 indivíduos dessa espécie (50 amostras no total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) R. baccifera Nome popular: ripsális, cacto-macarrão, mistetlo,e cactus Família: Cactaceae Metodologia www.rhipsalis.com
Comprimento de frutos secos de Tipuana tipu (Benth.) Kuntze 3 Coletar 10 frutos secos de cada indivíduo, de 10 indivíduos da espécie (100 amostras total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) T. tipu Nome popular: amendoin-acácia Família: Leguminosae Metodologia Wikipedia.org
Número de inflorescências da Pachystachys lutea Nees 4 Utilizar 20 indivíduos dessa espécie para contagem Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) P. lutea Nome popular: planta-camarão, camarão-amarelo Família: Acanthaceae Metodologia Inflorescência www.jardineiro.net
Massa dos frutos de Duranta erecta L. 5 Coletar 25 frutos maduros (amarelos) de cada indivíduo, de 10 indivíduos da espécie (250 amostras no total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) D. erecta Nome popular: pingo-de-ouro ou violeteira Família: Verbenaceae Metodologia Fruto www.smgrowers.com
Número de sementes de Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit 6 Coletar 20 vagens secas de cada indivíduo, de 10 indivíduos dessa espécie (200 amostras total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) L. leucocephala Nome popular: leucena, acácia-pálida Família: Fabaceae (Leguminosae) Metodologia Vagens Sementes
Número de flores em inflorescência de Ixora chinensis Lam. 7 Coletar 3 inflorescências de cada indivíduo, de 30 indivíduos da espécie (90 amostras no total) para a contagem das flores em antese. Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) I. chinensis Nome popular: ixora-chinesa ou ixora-vermelha, Família: Rubiaceae Metodologia www.panoramio.com
Número de foliolos em Schinus terebinthifolius Raddi 8 Utilizar 20 indivíduos dessa espécie, em 10 ramos de cada indivíduo, e contar o número de folíolos da terceira folha adulta antes da gema apical (200 amostras) Pelo menos três locais diferentes do campus (500 m de distância entre eles) S. terebinthifolius Nome popular: aroeira-pimenteira Família: Anarcadiaceae Metodologia
Comprimento da corola de Allamanda cathartica L. 9 Obter 100 medidas da corola de flores de A. cathartica Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) A. cathartica Nome popular: Alamanda, dedal-de-dama Família: Apocynaceae Metodologia cm commons.wikimedia.org herbaria.plants.ox.ac.uk
Comprimeto das anteras de Hedychium coronarium J.Koenig 10 Metodologia Obter 5 medidas em cada indivíduo, de 20 indivíduos da espécie (100 amostras) Pelo menos três localidades diferentes (500 m de distância entre eles) H. coronarium Nome popular: Lírio-do-brejo Família: Zingiberaceae commons.wikimedia.org www.pbase.com
Diâmetro da abertura de flores de Plumbago auriculata Lam. 11 Coletar 5 flores abertas de cada 10 inflorescências de cada indivíduo, em 10 indivíduos da espécie (500 amostras no total) Pelo menos três locais diferentes no campus (500 m de distância entre eles) P. auriculata Nome popular: bela-emília Família: Plumbaginaceae Metodologia www.jardineiro.net/br
Tamanho do pecíolo em Handroanthus chrysotrichus (Mart. ex DC.) Mattos 12 Metodologia Usar 20 indivíduos, em 5 ramos de cada indivíduo, medir o pecíolo de ambas as folhas do terceiro nó antes da gema apical (200 amostras) Pelo menos três locais diferentes do campus (500 m de distância entre eles) H. chrysotrichus Nome popular: Ipê amarelo Família: Bignoniaceae ww.wikipedia.org. www.flickriver.com
Comprimento do estandarte de Arachis repens Handro 13 Obter 100 medidas do tamanho do estandarte (na posição central) de Arachis repens Pelo menos cinco locais diferentes do campus (500 m de distância entre eles) A. repens Nome popular: Grama-amendoim Família: Fabaceae (Leguminosae) Metodologia Estandarte www.minhasplantas.com.br
Tamanho do hipanto em Tibouchina granulosa (Desr.) Cogn. 14 Obter 10 medidas de cada indivíduo, de 10 indivíduos da espécie (100 amostras no total) Pelo menos três localidades diferentes (500 m de distância entre eles) T. granulosa Nome popular: Quaresmeira Família: Melastomataceae Metodologia www.fazfacil.com.br wikipedia.org
Diâmetro a Altura do Peito (DAP) em Poincianella pluviosa (DC. ) L. P Diâmetro a Altura do Peito (DAP) em Poincianella pluviosa (DC.) L.P. Queiroz 15 Medir o DAP (1,2m do solo) em 60 indivíduos Pelo menos três localidades diferentes (500 m de distância entre eles) P. pluviosa Nome popular: Sibipiruna Família: Fabaceae (Leguminosae) Metodologia www.clickmudas.com.br fr.wikipedia.org
Quais critérios de amostragem utilizar? Método amostral 3 1 O que medir? 4 Quais critérios de amostragem utilizar? Identificar variáveis Como medir? 2 Instrumentos de medição: observação, régua, fita métrica, etc. Característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população
Quais critérios utilizar? Método amostral 3 Quais critérios utilizar? Cyperaceae Remirea marítima Aubl.
Quais critérios utilizar? Método amostral 3 Quais critérios utilizar? Cyperaceae Remirea marítima Aubl.
Quais critérios utilizar? Método amostral 3 Quais critérios utilizar?
Quais critérios utilizar? Método amostral 3 Quais critérios utilizar? Como medir? 4 Padronização!
TIPOS DE VARIÁVEIS Variáveis Quantitativas Descritas por números VARIÁVEIS DISCRETAS: é avaliada em número contável, por isso, somente faz sentido números inteiros. VARIÁVEIS CONTÍNUAS: é avaliada em números em uma escala contínua, são resultados de medições e podem assumir valores com casas decimais. 50 70 150 24 42 Fêmeas Machos Gênero Graduação Mestrado Doutorado Nível de escolaridade 18 19 20 21 Idade (anos) 18.0 18.5 19.0 19.5 Altura da Árvore (cm)
Análise gráfica da variabilidade N° de sementes Localidades X= Discretas Y= Frequências (No. vezes) Y X 1 2 3
Apresentação gráfica da variabilidade Altura do arbusto/árvore A (0-50 cm) 6 B (51-100 cm) 15 C (101-150 cm) 19 D (151-200 cm) 4 A B C D Y X 0-50 51-100 101-150 151-200 Número de indivíduos 6 15 19 4 Nº indv. (se pode categorizar)
Apresentação gráfica da variabilidade Altura do arbusto/árvore Nº indv. (se pode categorizar) 0-25 cm 2 26-50 cm 4 51-75 cm 6 76-100 cm 9 101-125 cm 12 126-150 cm 7 151-175 cm 3 176-200 cm 1
Avaliação do Projeto de Variabilidade Entrega dos dados brutos - Tabelas Análise dos dados (Estatística) Apresentação oral 5 slides Introdução Metodologia Resultados Discussão Conclusão
#ficaadica A floração e a frutificação podem acontecer em períodos curtos de tempo, não demorem muito para iniciar as coletas. Bom trabalho!!!
#ficaadica No. Projeto Grupo Monitor 2 9 Wataru 3 4 1 5 Augusto 6 10 7 8 Camila 11 Matheus 12 13 Chucho 15