PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Centro de Apoio Operacional à Infância e Juventude
Advertisements

POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão Ministério Público Federal 04 de dezembro de 2008 Experiências da Fundação Orsa na Promoção da Nutrição na.
Promoção da Saúde Intersetorialidade Comunidade Saudável
PROJETO: SAÚDE EM EXERCICIO (Trabalhando a Mente e o Corpo)
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Brinquedoteca: espaço de formação, pesquisa e extensão
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
Avaliação Antropométrica
Censo, Caracterização e Diagnóstico
Crescimento biológico e o desenvolvimento físico da criança
19 E 20 DE NOVEMBRO NO BAIRRO RESTINGA
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
Política Estadual de Promoção e Desenvolvimento da
“Transformando Necessidades em oportunidades de ação”
CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
Boa tarde! Paz e Bem!!. Comunidade Nossa Sra Do Rosario E Sao Benedito-Paroquia São Francisco.
e “Mais Médicos” “Minha Casa, minha Vida”
VIVÊNCIA PROFISSIONAL I
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Epidemiologia de Medicamentos – Mortalidade e Morbidade
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Profª Gilmara Michel Turma 301
Ciências Médicas e da Saúde.
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Paralelo das principais Leis
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
Direito à educação infantil de qualidade é tema da SAM 2012
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
Ajude a realizar sonhos!
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se.
Santa Casa de Misericórdia da Bahia
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
Organização de brinquedoteca hospitalar e o papel do brinquedista
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti
Saúde do adolescente Nutrição na adolescência
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
PROMOÇÃO DA SAÚDE.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
Extensão do HOSPED: formando estudantes mais humanizados Principais projetos: Cuidado integral - LASFACE CD: crescimento e desenvolvimento - Casa de Passagem.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
PROPOSTA 18 DE MAIO NO RN 1)Sete anos do Comitê Estadual: no que avançamos? 2)Que Natal queremos para a Copa 2014? 3)Quais os desafios da gestão municipal.
Nutrição de Risco: Gravidez na Adolescência
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS 2º ENCONTRO TÉCNICO DIAS 13 E 14/11/2013.
{ PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Secretário Paulo Vicente dos Reis Comissão de Elaboração e Acompanhamento.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Transcrição da apresentação:

PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Grupo PET-Saúde Pediatria Alana Maria Amanda Aguiar Francisca Rebeka Francisco Robson Francisco Sidione Henrique Lobo Lívia Marinho Naiara Renée Nancy Barreto Paulo Diogo Pedro Fontes Rafael Teixeira Tallys Ranier Teófilo Vannomark Wildemberg...

“O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.” Ministério da Saúde Crescimento e Desenvolvimento Infantil

Chamamos de crescimento o desenvolvimento físico, ou seja, aumento da massa corporal. Deve ser avaliado de forma quantitativa através das medidas de peso e altura da criança ao longo do tempo, enquanto desenvolvimento é o surgimento de habilidades motoras e psíquicas conforme a criança cresce. Crescimento X Desenvolvimento

Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Influência do fator genético no crescimento ◦ No crescimento linear

Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Influência do fator genético no crescimento ◦ Na velocidade do crescimento das diferentes partes do corpo

Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento A influência do meio ambiente

Fatores que influenciam o Crescimento/Desenvolvimento Fatores extrínsecos que influenciam o crescimento ◦ Alimentação ◦ Infecções ◦ Higiene ◦ Cuidados gerais com a criança

Objetivo Obter o perfil do desenvolvimento pondero-estatural em crianças na faixa etária de 6 a 10 anos residentes nos bairros Lagoa do Mato, Liberdade II e Belo Horizonte na cidade de Mossoró-RN.

Total de Crianças (n = 170)

Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal

Realizada pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) Dias 7 a 11de dezembro de 2009 Objetivo: ◦ “Retratar o compromisso social da Instituição com a arrecadação de brinquedos, livros e material escolar entre os segmentos da UERN e a sociedade em geral, para distribuição entre crianças carentes da comunidade, além de promover momento de lazer, descontração e integração.”

Campanha Meu Melhor Natal Semana de Ação Solidária ◦ Dias 16 a 20 de dezembro de 2009 ◦ Locais: Escola Municipal Maria do Céu Pereira Escola Estadual Antônio de Souza Machado Escola Padre Dehon

Campanha Meu Melhor Natal Ação do PET-Pediatria ◦ Identificação do estado nutricional e o perfil estatural das crianças na faixa etária de 6 a 10 anos; ◦ Orientação aos professores e aos pais presentes quanto à necessidade de acompanhamento médico para essas crianças.

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Total de crianças (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Idade das crianças (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estatura das crianças (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Perfil estatural por gênero (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Perfil estatural por idade (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional das crianças (n =30 )

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional por gênero

Campanha Meu Melhor Natal - Dados Estado nutricional por idade

Campanha Meu Melhor Natal - Conclusões Estado nutricional por idade

Curso de Primeiros Socorros na Infância Grupo PET- Saúde Pediatria

Curso de Primeiros Socorros na Infância

Curso de Primeiros Socorros na Infância

Ação Global “ Com Cidadania a Gente Cresce”

Ação Global “Ação Global é um projeto do SESI e da Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população, visando uma melhor qualidade de vida e o resgate da cidadania.”

Ação Global Acontece uma vez por ano, num único dia, em todo Brasil; Ocorre através da mobilização de instituições parceiras, públicas e privadas, e da convocação de profissionais voluntários; Objetivo: ◦ Oferecer serviços gratuitos de Documentação; Saúde preventiva; Educação; Esporte; Lazer.

Ação Global - “Com cidadania a gente cresce” 16 ª edição; Dia 22 de maio de 2010; 31 localidades; 40 mil voluntários e instituições parceiras (UERN); Visitantes: ; Atendimentos: ; Atendimentos médicos:

Em Mossoró: ◦ Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho ◦ Atendimentos: ◦ Serviços prestados:  Apresentações culturais;  Mini-cursos;  Palestras;  Atendimentos nas áreas de família, infância e juventude;  Registro civil de pessoas naturais;  Emissão de documentos. Ação Global - “Com cidadania a gente cresce”

Ação Global – Atuação do PET-Pediatria Objetivos ◦ Identificar o estado nutricional e o perfil estatural das crianças na faixa etária de 4 a 14 anos, com a finalidade de orientar os pais ou responsáveis quanto à necessidade de acompanhamento médico para essas crianças. ◦ Determinar a prevalência das doenças da infância.

Atividades ◦ Realização de anamnese ◦ Exame físico:  Verificação da PA  Medição de peso, altura e CA ◦ Cálculos de percentil (peso, estatura e IMC) ◦ Diagnóstico ◦ Orientação Ação Global – Atuação do PET-Pediatria

Total de crianças ( n =50 ) Ação Global – Resultados

Idade das crianças (4 a 14 anos) Ação Global – Resultados

Perfil estatural das crianças (n =50 ) Ação Global – Resultados

Perfil estatural por gênero (n =50 ) Ação Global – Resultados

Perfil estatural por idade (4-14 anos) Ação Global – Resultados

Perfil nutricional das crianças (n =50 ) Ação Global – Resultados

Perfil nutricional por gênero (n = 50 ) Ação Global – Resultados

Perfil nutricional por idade (4-14 anos) Ação Global – Resultados

Prevalência das comorbidades (n =50 ) Ação Global – Resultados

50 atendimentos Alteração do estado nutricional 46% das crianças Faixa etária c/ maior alteração: 7-10 anos Comorbidades mais prevalentes: Amigdalite (37crianças) Diarréia (35 crianças) Parasitoses (29 crianças) Ação Global – Conclusões 13 meninos 10meninas

Obrigado!!!