Texto prescritivo Receita.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reaproveitando alimentos, principalmente as cascas.
Advertisements

Professora Lúcia Brasil
APRENDENDO A PLANEJAR Para qualquer atividade que se pretenda desenvolver, é importante realizar um planejamento para se ter clareza de onde se quer chegar,
"GERAÇÃO SAÚDE" Alunos da EMEF ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA - São Paulo
CULINÁRIA.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
Sergipe Aracaju.
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
... Uma imagem BAHIA... Uma imagem... Um sabor !... Um lugar! Voltar.
TIPOLOGIA TEXTUAL X GÊNEROS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO
Organizado pela Profª Luciana Mello da Silva Mello
Algas Trabalho realizado por Soeirinho 1 Ana Rita Marques
Formas de Representação de Algoritmos
“Explorando grandezas e medidas: Experiências práticas”
Com muito amor, da nossa família para a sua.
BOLOS E TORTAS EXCLUSIVAS "BY CARMEN"
As fogaças JOANA AZEVEDO.
O QUE SÃO, PARA QUE SERVEM, COMO SÃO CLASSIFICADOS
Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA.
CAPA FELIZ NATAL "BY CARMEN" 2010.
BOLO DE CASCA DE ABÓBORA
BOLO DE CASCA DE BANANA.
Você sabia que... Projeto Molho de Cascas de
Cartografia do grupo de Angra dos Reis
Coutron Light - 2 fatias de pão em cubos
CONHECENDO O CENTRO -OESTE GOIANO
Pólo de Educação pelo Trabalho General de Ex. Humberto de S. Mello
Informática – Professora Christiane Turma 11 – Professora Patrícia
DESEJA UM FELIZ NATAL PARA VOCÊ!
RECEITAS QUE TÊM GOSTINHO DE SAUDADES...
Pudim de Morango com Gengibre
AS MINHAS SOBREMESAS PREFERIDAS
Receita em Prosa Professora Francisca Barros.
O TEXTO INSTRUCIONAL.
TEXTO INSTRUCIONAL Unidade Didática I Objetivo Específico:
PREPARANDO AS SUAS FESTAS
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO
LIVRO DE RECEITAS DA TURMA: 123
BOLOS DIFERENTES E DELICIOSOS
Livro de receitas Saudáveis 2º ano E Professora Ana Lúcia 2014.
Equipe: Emanuel Soares(n°15) Gabriela Maria (n°18) Ticiana Maria(n°44)
Características Tem por objetivo esclarecer e orientar a população em geral e persuadi-la a colaborar. A linguagem, embora possa sofrer variações, normalmente.
GÊNEROS TEXTUAIS SUZETE BEPPU.
Textos Injuntivos.
Gêneros textuais.
REDAÇÃO DE RECEITAS Receita = fórmula para obtenção de uma preparação culinária -nome fantasia e técnico -ingredientes -quantidades -modo e tempo de pré-preparo.
MOTHER’S DAY O Green AM realizou diferentes atividades para essa data especial. O grupo fez lindos cartões para as mommies usando tocas de mestre cuca.
Gabrielli F. Dedordi Jessica Faversani Moira Schmeng
Quando estiver à toa, Cozinhar é preciso...
GÊNEROS TEXTUAIS.
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
COSTELA-DO-DIANTEIRO
Fabrício Santana Professorfabricio.net
Filé de Lombo João André Benato Luiz Carlos Cardoso.
Comunicação e Redação Empresarial
BOLO DE CHOCOLATE COM PUDIM DE LEITE EM BANHO-MARIA
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Disciplina: Lógica de Programação
Aproveitamento integral de Alimentos
Panetone.
Receitas Hambúrguer Bolacha Macarrão Rapadura Risolis.
Receitas da Maria Espero que gostem.
4º A - manhã.
Texto escrito: o texto instrucional
Tipologia Textual: Textos Instrucionais Definição Exemplos 1/2
Ementa biológica Primavera/VERÃO Sopa: Ingredientes: 1 abóbora hokaido 2 cebolas médias 2 dentes de alho 1 folha de louro azeite q.b. 1 c. sopa de sal.
LUGAR SABOR IMAGEM. Moqueca Capixaba (para 6 pessoas) Ingredientes 1,5kg de peixe fresco (robalo, badejo, papa-terra, ou namorado) 3 maços de coentro.
Receita em Prosa Professora Francisca Barros.
GÊNERO – RECEITA RITA TRINDADE.
Transcrição da apresentação:

Texto prescritivo Receita

Definição Receitas, bulas de remédio, instruções de jogo, manuais de funcionamento e de uso de aparelhos domésticos e de máquinas, prospectos de concursos, manuais do consumidor, guias de cidades, folhetos explicativos sobre prevenção de doenças e epidemias, dentre outros são textos que diariamente circulam entre nós, dando-nos orientações, por meio de uma linguagem clara e objetiva. Alguns apresentam uma estrutura mais ou menos padronizada, como as receitas e as bulas de remédio; os demais empregam a forma que for mais conveniente para atingir sua principal finalidade: INSTRUIR O LEITOR. Segundo o dicionário, receita é fórmula para a preparação de produtos industriais ou de economia doméstica. Fig. Indicação relativa ao modo de proceder; paradigma, modelo: receita de boas maneiras.

A receita A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc. No modo de fazer, os verbos se apresentam quase sempre no modo imperativo (o modo verbal que expressa ordem, conselho, pedido.), pois essa parte indica, passo a passo, a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita.

A receita Às vezes, o imperativo é substituído pelo infinitivo, como, por exemplo, “Preparar a massa: misturar com as pontas dos dedos [...]”, “Aos poucos, abrir pequenas porções da massa [...]”. Uma receita pode apresentar outras informações, como grau de dificuldade, tempo médio de preparo, rendimento ou calorias. Pode, ainda, conter dicas para decoração ou para variações. Nesse gênero textual, costuma-se empregar uma linguagem direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no preparo de prato culinário.

Exemplo de receita culinária Pudim de Leite INGREDIENTES: Calda: 1 xícara (chá) de açúcar Pudim: 1 lata de Leite Condensado (350 ml) 2 medidas (da lata) de leite 3 ovos MODO DE PREPARO: 1. Em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado. 2. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. 3. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. 4. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19cm de diâmetro) e reserve. Pudim: 1. Bata todos os ingredientes do pudim no liquidificador e despeje na fôrma reservada. 2. Asse em banho-maria, em forno médio (180ºC), por cerca de 1 hora e 30 minutos. 3. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. 4. Desenforme e sirva a seguir. INFORMAÇÕES ADICIONAIS: Dicas: O pudim desenforma melhor quando bem gelado. Se possível, prepare-o na véspera.Para saber se o pudim já está assado, espete-o com uma faca. Esta deve sair limpa.

Receita em prosa Em prosa, os textos são mais consistentes, e as linhas ocupam toda a extensão da página, desde a margem esquerda até a direita.  As receitas em prosa apresentam título apenas se ele for solicitado na proposta, não apresenta títulos separando ingredientes do modo de fazer. Não podem ser escritas em tópicos, mas em prosa.