LUTAS Alex Ferreira José Teobaldo Letícia Batista Lucas Mozer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVOLUÇÃO DA DOUTRINA DE EMPREGO DA FORÇA TERRESTRE
Advertisements

E.E.BRAZ SINIGAGLIA PROJETO:LUTAS OU BRIGAS? DISCIPLINA:ED.FISICA
Teste de Significância & P-valor Faculdade de Odontologia
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Práticas de Apoio à Gestão
Judô nas Paraolimpíadas
Atletismo Rui Justo.
ATLETISMO.
AULA SIMULADA LDP.
Jogos esportivos ARREMESSO DE PESO.
Esporte e Lazer da Cidade de Tangará da Serra: uma análise da percepção de adolescentes a partir dos diferenciais de raça/cor e gênero.
Professor Leonardo Lara
Prof. Ms. Ramon Martins de Oliveira Disciplina de Lutas
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE CARREIRA
Programa Segundo Tempo: Esporte e Cidadania na Universidade
MATEMÁTICA NOS ESPORTES
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
ESTUDO DOS TRAÇOS DA PERSONALIDADE EM ATLETAS DE BASQUETEBOL JUVENIL EM SANTA CATARINA. Professor Orientador Ms. Gilberto Vaz Alunos: Soledá Menine Pereira.
O CAMPO POLÍTICO/BUROCRÁTICO NO GOVERNO LULA. Ainda antes disso… O CAMPO POLÍTICO/BUROCRÁTICO NO GOVERNO LULA Final do governo FHC Programa Esporte na.
Sistema Recomendador para Comércio Eletrônico
Esporte e processo civilizador
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
MURAL VIRTUAL.
ATLETISMO.
WRESTLING IN RIO 2008 Luta Olímpica Submission Grappling
As suas origens e “nascimento”.
ANÁLISE SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR FUTEBOL
METODOLOGIA DE ENSINO DO BASQUETEBOL
Trabalho de conclusão de curso
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
Vitória Belão, Ketlyn Andrade, Aline Coutinho e Isadora Pontes.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Gestão Farmacêutica – Conceito de Gestão e Valor
Esclarecimentos acerca do TOEFL (proficiência em língua inglesa)
EFICÁCIA DO AASI NA MELHORA DO ZUMBIDO
Estatística 4.1 Dirceu da Silva Jomar Barros Filho.
Profª. Maria Helena Carvalho
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Presença de outros fumantes no domicílio reduz sucesso no tratamento do tabagismo? Presença de outros fumantes o domicílio reduz sucesso no tratamento.
As regras de um jogo não modificam simplesmente por os protagonistas sejam as raparigas. Não é por sermos raparigas que temos de ter mais benefícios que.
Slide 1 CC (FN) A. SILVA CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS E A GUERRA DE MANOBRA NA ATUALIDADE: a contribuição da liderança Orientador: CF Salgueirinho OBSERVAR.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
APRESENTAÇÃO CVLIs Total de Crimes violentos letais intencionais (CVLI) dos primeiros trimestres de 2013, 2014 e Fonte: IML Observa-se um.
Os objetivos da promoção internacional são: Contribuir para o sucesso da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. Maximizar os resultados para o turismo brasileiro.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
Noções de Estatística - I
Desempenho em tempo, exatidão, velocidade e compreensão de leitura de escolares do 2º ao 5º ano com e sem dificuldades de aprendizagem. Vera Lucia Orlandi.
BOLETIM INFORMATIVO XIII COPA AURÉLIO MIGUEL CAMPEONATO BRASILEIRO UNIVERSITÁRIO DE JUDÔ MASCULINO E FEMININO. Seletiva para o Mundial 2006.
Projeto de Instrução Sobre Avaliações Estudantis “SAL-P”
Esportes paraolímpicos
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
CELEIRO DE CAMPEÕES O Intercolegial já faz parte da programação das escolas do Rio. É o maior campeonato esportivo estudantil do Brasil. Uma competição.
ESTATÍSTICA.
Voleibol Prof. Leonardo Miglinas (132).
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Educação Física
TEORIA E METODOLOGIA DO VOLEIBOL
HISTÓRIA E REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL Profº Emerson Roarky
Apresentação Orientadas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAEST, as políticas estudantis formuladas pela PRAE/UECE consideram o estudante.
São esportes que se pratica ou pode praticar na neve, no gelo ou outras condições meteorológicas ou climatéricas associadas ao inverno.
FRANCISCO FIDALGO Licenciado em Educação Física, foi Campeão Nacional pelo Sporting Clube de Espinho e pelo Castelo da Maia G. C. É reconhecidamente um.
Gráficos e Tabelas – Competência 6 de Matemática
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
A Arte da Guerra 1 Notas de Paulo Ricardo Silveira Trainini.
Universidade Federal de Itajubá Uma introdução à Teoria dos Jogos Fred Leite Siqueira Campos.
Plano Brasil Medalhas.
Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências da Saúde
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

LUTAS Alex Ferreira José Teobaldo Letícia Batista Lucas Mozer Matheus Augusto Nathalia Saldanha Pollyana Arielle Raissa Iara Raquel Souto

TÁTICA E TÉCNICA NO JUDÔ DE ALTO NÍVEL Emerson Franchini Grupo de Estudos e Pesquisa em Artes Marciais e Esportes de Combate da Faculdade de Educação Física da Universidade Presbiteriana Mackenzie; UNAERP Stanislaw Sterkowicz Departamento de Esportes de Combate da Academia de Educação Física de Krakow – Polônia Classificação: B4 Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2003, 2(2):125-138

Segundo o dicionário aurélio: Técnica: Conjunto de processos duma arte ou ciência. Tática: Na arte da guerra, disposição e manobra das forças durante o combate.Maneira de sair-se bem em qualquer coisa.

No Judô então temos: Técnica: Relacionado ao gesto técnico. É a maneira mais eficaz e menos desgastante de aplicar um golpe. É a aplicação do golpe de maneira econômica. Tática: Relacionado ao estudo do adversário. É a estratégia utilizada para que o lutador venha aplicar golpes com maior êxito.

Assim,o objetivo deste estudo foi comparar as categorias de peso e os gêneros quanto às técnicas empregadas, pontuações obtidas, punições recebidas e tempo de luta nos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos realizados entre 1995 e 2001.

Método Foi realizada uma pesquisa de campo onde foram analisadas 3.950 lutas de quatro Campeonatos Mundiais e dois Jogos Olímpicos realizados no período de 1995 a 2001 para todas as categorias de peso, exceto a absoluto (sem limite de peso), uma vez que essa categoria não é disputada nos Jogos Olímpicos. Os dados utilizados para análise foram cedidos pela Federação Internacional de Judô. Foram consideradas para análise as seguintes variáveis: pontuações (koka,yuko, waza-ari e ippon)

Resultado IPPON Foi identificado efeito do gênero sobre o percentual de ippon:o grupo masculino apresentou maior percentual de ippon em relação ao feminino (p<0,05).

WAZA-ARI Para essa pontuação, não foram observadas diferenças significativas entre os gêneros ou entre as categorias. Também não foi observado efeito de interação entre o gênero e as categorias.

YUKO Não foi identificada diferença significativa entre as categorias ou interação entre as categorias e o gênero. Contudo, foi identificado efeito do gênero sobre o percentual de yuko: o grupo masculino apresentou maior percentual de yuko em relação ao feminino (p<0,05).

KOKA Para a pontuação koka não foram observadas diferenças estatísticas quanto ao gênero ou interação gênero e categoria. Contudo, foi constatado efeito da categoria: a categoria meio-pesado apresentou menor percentual de koka em relação à categoria ligeiro.

Conclusão Devido a uma maior variação de técnicas que resultam em ippon no masculino se tem maior porcentagem de ippon se comparado ao feminino, com maior variação de técnicas há aumento na imprevisibilidade das ações aumentando as possibilidades de sucesso ao aplicar uma técnica. O emprego de técnicas e táticas corretas é o diferencial no combate, o golpe que da a vitória instantânea é frequentemente usado no judô, a variação de técnica é um aliado para se obter ippon que é mais recorrente no masculino pela maior variação de técnicas.