Fundamentos de Excel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SESAU - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE FUNCAB – 2009
Advertisements

Microsoft Office: Excel Prof. Diogo Souza
Unidade 4 – Processamento de Texto
PACOTE OFICCE 2003.
Aula de hoje Ocultar e exibir Linhas ou colunas;
Introdução ao MS-Excel
Criando um gráfico no Excel
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Excel Básico.
Microsoft Excel noções iniciais
PowerPoint 6ª série.
Microsoft Excel Planilha Eletrônica
“A nova Faixa de Opções”
Folha de Cálculo TIC 10.
Folha de Cálculo TIC 10.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Orientações para PowerPoint
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Microsoft Office Excel
Fundamentos da Informática
Folha de Cálculo Como Dar Nome a Uma ou mais Células?
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Colocando botões e ações
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
Prof. Ruy Alexandre Generoso
FOLHA DE CÁLCULO.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Tecnologias da Informação e Comunicação
Tópicos de Informática
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Funcionalidades principais (continuação)
Microsoft Excel Folha de cálculo
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Microsoft Office Excel 2010
INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO
Informática André alencar.
Professor: Michel Fabiano
FTAD Formação Técnica em Administração
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas Informática Básica.
Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas Ano Lectivo 2014/2015 Tecnologias de Informação e Comunicação Introdução à folha de cálculo.
Planilha Eletrônica - Excel
Criando uma formatação
Microsoft Office Publisher 2007
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1004 – Linguagem de Programação para.
UNIDADE 4: Processamento de texto
O BrOffice.org Impress é um software livre que permite a manipulação total sobre apresentações gráficas. O Impress permite a criação, apresentação e colaboração.
MENU ARQUIVO Comando Imprimir Imprimi o documento atual # Impressora
Word Unati – Turma 3.
Monitor: Williams Rodrigues
Automação de Escritório II Excel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
FOLHA DE CÁLCULO.
INFORMÁTICA PARA CONCURSOS
Microsoft Excel.
APRESENTANDO O BROFFICE CALC
Profª Dalila Borges Justino Lins
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.
Orientador-Victor Passos CURSO EXCEL BASICO excel básico.
Noções básicas de editores de texto Profª Juliana Schivani MÍDIAS EDUCACIONAIS.
Microsoft Office Excel 2010/13. O que é uma folha de cálculo Uma folha de cálculo eletrónica é uma aplicação que disponibiliza uma área de trabalho, dividida.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Excel

Conceito

Curiosidade: Excel é uma palavra da língua inglesa em que o verbo to excel significa sobressair, superar os outros em boas qualidades. Deriva do Latim “excellere” (subir, ser eminente) onde “ex” significa “para fora de” e “cellere” significa “lugar alto, torre”. É um termo relacionado com algo de excelência, de nível superior, distinto, que se destaca dos outros.

Microsoft Office Excel O Microsoft Excel 2010 é um programa para elaboração de planilha eletrônica, constituindo poderosa ferramenta de auxílio à execução de trabalhos que envolvem cálculos matemáticos. Com esse aplicativo é possível elaborar diversos documentos, utilizando recursos como fórmulas, atualização automática de resultados, gráficos elaborados em 3D e classificação por valores preestabelecidos entre muitos outros.

Diferença entre pasta de trabalho e planilha Pasta de trabalho – é o documento gerado pelo Excel, o arquivo. Ou seja, quando falamos em pasta de trabalho, estamos nos referindo ao arquivo XLS ou XLSX. Uma pasta de trabalho pode conter centenas de planilhas, podendo ser interligadas umas as outras ou não. Planilha – é cada uma das “abas” presentes dentro de uma pasta de trabalho. É nela que encontramos as células, principal componente para a criação de trabalhos e realização de cálculos nas planilhas eletrônicas do Excel.

As diversas maneiras de se abrir uma pasta de trabalho

Basta clicar 2x sobre o arquivo.

Botão abrir Botão Recente

Criando novas pastas de trabalho através modelos do Office.com

Modelos divididos por categorias Outro recurso interessante do Excel é o modelo de pasta de trabalho. Às vezes, o trabalho que pretendemos criar não precisa ser criado do zero, pois já existe um modelo pronto. O Excel disponibiliza muitos modelos, os quais podem ser acessados por meio do item Novo da guia Arquivo.

Pastas de trabalho em branco Clique na guia Arquivo. Clique em Novo. Em Modelos Disponíveis, clique duas vezes em Pasta de Trabalho em Branco. Criar uma planilha desde o início.

Colunas Linhas Célula

Digitação nas células Largura da coluna Altura da linha

Formatação das planilhas

Formatação de células Utilizaremos os comandos da guia página Inicial para trabalhar com as formatações mais comuns de caracteres e números, que incluem mudança de fonte, cor, tamanho, formato de data e moeda dentre outras.

Fonte (Guia) Tamanho Fonte Cor Sublinhado Negrito Itálico

Fonte (Janela) Tamanho Fonte Cor Sublinhado Negrito / Itálico

Alinhamento (Guia) Vertical Horizontal

Alinhamento (Janela) Horizontal Vertical

Este texto está na horizontal Orientação Orientação Vertical Orientação Horizontal Exemplo  Teste Texto na Vertical Texto Girado pra Cima Girado pra Baixo Texto inclinado Exemplo Este texto está na horizontal Teste

Orientação Orientação Orientação

Bordas Bordas

Efeitos de Preenchimento

Casas Decimais (Guia) Aumentar casas decimais Diminuir casas decimais

Casas Decimais (Janela)

Porcentagem Porcentagem

Contabilização

Data (Guia)

Data (Janela)

Hora

Ocultar e Reexibir linhas e colunas Ocultando linhas Reexibindo linhas

Alças de preenchimento Clicar e arrastar Resultado

Introdução às fórmulas

Operadores do Excel: O Excel usa algumas convenções da Informática e da Matemática para escrever fórmulas. Os símbolos usados nas operações básicas são: Operador Operação Digite na célula O Excel exibe + Adição =2+2 4 - Subtração =3-2 1 * Multiplicação =2*3 6 / Divisão =4/2 2 ^ Potenciação =2^3 8

Operadores do Excel:

Introdução às fórmulas: Soma + Subtração - Multiplicação * Divisão / Exponenciação ^ As fórmulas permitem cálculos nas planilhas eletrônicas. Você insere fórmulas numa célula começando a linha com um sinal de igual (=). As fórmulas podem buscar dados em outras células para calcular um resultado. Caso esse sinal seja omitido, o Excel interpretará como texto.

COMBINANDO OS OPERADORES Expressões COMBINANDO OS OPERADORES =2+2*2^2 =(2+2)*2^2 =((2+2)*2)^2