Filosofia da Arte.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REPRESENTAÇÃO E A QUESTÃO DO ESTILO
Advertisements

O romantismo I – Contexto Histórico.
Vera Maria Pereira História da Arte
ESTÉTICA 1.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
RENASCIMENTO.
A Concepção Objetiva da Arte
O QUE É METAFÍSICA.
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
José Gildo de Araújo Júnior.
Arte, cultura e literatura
Platão e a Teoria das Idéias
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Nicolau Maquiavel e o Nascimento do Realismo Político
“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche
LUIZ CARLOS SOARES ESPECIALISTA EM ARTE CULTURA
construção da felicidade
Arte e representação.
Auguste Rodin Rodin foi o grande renovador da escultura europeia, aproximando-a dos objectivos e da estética da pintura do seu tempo.
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
A casa, uma parte de mim no mundo
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Filosofia e Ética.
É uma Viagem ... É para Ver Ouvir e Ler ! Solo observe y escuche.
Revisão para Avaliação I
Em busca de uma compreensão
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Soma correta: 22 Prova 1 – Conhecimentos Gerais
A criação artística e a obra de arte
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
“Rosa roxa” Gabriel Novis Neves.
O que é a arte?.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Professora Elane Carneiro de Albuquerque
Teoria filosófica da arte.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
MODERNIDADE RENASCIMENTO.
Professor Romildo Tavares
REALISMO / NATURALISMO
O enigma da religião Rubem Alves.
ARTE Formato do ENEM.
ESTÉTICA 1.
LEITURA BÍBLICA JOÃO 3:1-8
ROMANTISMO.
A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras
A mensagem Fundamental do Livro do Génesis
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
REALISMO.
ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE Unidade I Formação da moral ocidental Tema 3 A moral no pensamento moderno.
O dia esta amanhecendo, como sempre, eu faço parte deste mundo, maravilhoso!
O universo do cinema mudo no teatro
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
O que é Arte?.
Professora Consuelo Holanda
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
História da Filosofia Contemporânea - II "Aula introdutória" Observações: Sentido e Significado Princípio de verificação Princípio de uso.
Estética.
A METAFISICA OCIDENTAL COMO ESQUECIMENTO DO SER E A LINGUAGEM DA POESIA COMO LINGUAGEM DO SER Heidegger.
Filosofia Moderna.
Estética Antiga Objetivos do texto:
Módulo II – Filosofia e Arte. Platão e Aristóteles. Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia Para os filósofos Platão e Aristóteles, a Filosofia.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Dionísio. O teatro grego e a filosofia NIETSZCHE, O nascimento da Tragédia. (fragmentos) “o efeito mais imediato da tragédia dionisíaca é que as instituições.
Convite a Filosofia- Marilena Chauí p. 411 e 412 Prof. Flaviana.
Transcrição da apresentação:

Filosofia da Arte

Rodin (1840 - 1917)

Camille Claudel (1864 – 1943) A idade Madura Sirene Sakountala

Sonho no canto com fogo A valsa A onda

Os burgueses de Calais Rodin As portas do Inferno Rodin

Fases da Filosofia da Arte Naturalismo Grego: imitação das formas perfeitas, ideal de representação da realidade

“A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida... Os gregos adivinharam essa verdade com aquele maravilhoso instinto artístico que tinham, e colocavam no quarto da noiva as estátuas de Hermes e de Apolo, para que ela parisse filhos tão lindos quanto as obras de arte que podia ver nos momentos de êxtase e nos momentos de angústia. Eles não só sabiam que a vida adquire da arte a espiritualidade, a profundidade do pensamento e do sentimento, o sofimento ou a serenidade do espírito, como também sabiam que pode até moldar-se nos traços e nas cores da arte, espelhando então a dignidade de Fídias ou a graça de Praxíteles.”

Função pedagógica da arte. Possuia um papel social Catarse: purgação (termo aristotélico). Extravasavam seus sentimentos. O teatro era mantido pelo Estado. Arte tbém é techné, saber que orienta o fazer (arte política). Função pedagógica da arte. Possuia um papel social Permanece na Idade Média

Surgimento da Estética: em 1750 com Baumgarten. A partir do Romantismo a obra de arte passa a ser vista como criação. O artista é visto como gênio criador, com imaginação criadora. Surge a idéia de inspiração►o artista recebe um “sopro natural” que o impele a criar a obra. Não é mais a representação da realidade mas a expressão de sentimentos e emoções universais. Gaspar David Friedrich John Constable

A arte não tenta imitar a natureza, liberta-se dela, o artista, de certa forma, se iguala a Deus como gênio criador. Théodore Géricault Gaspar David Friedrich

Joseph Mallord William Turner A arte é também entendida como expressão. Faz falar a linguagem, ouvir a audição e emergir o natural da natureza. A arte é concebida como revelação, manifestação da essência da realidade. Desloca o cotidiano do seu lugar para fazê-lo aparecer em outra dimensão = transfigura a realidade. Joseph Mallord William Turner Como expressão a arte é alegoria e símbolo. Abre um acesso ao verdadeiro, terrível, belo...Procura exprimir um mundo através do artista. Ex.: metáfora do tecelão

A arte ► utilidade social Concepção Contemporânea: a arte surge como expressão e construção, não é imitação e nem pura criatividade mas exprime o modo de estar no mundo. Com o advento da revolução industrial o artista busca se exprimir como ser social, refletindo sobre a sociedade (critica, afirma ou a supera).Com exceção de Nietzsche e Heidegger ► arte como modo de aparecer na realidade. A arte ► utilidade social Gustave Courbet