A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES FEZ SURGIR UM CANAL DE INTERLOCUÇÃO REIVINDICADO AO LONGO DOS ANOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REFORMA URBANA,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede de Produção e Comercialização dos Produtores e Consumidores do Estado do Pará RECOPARÁ Rede de Produção e Comercialização dos Produtores e Consumidores.
Advertisements

PLANO DE GESTÃO.
Conferência das Cidades Mato Grosso
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
5ª Conferência Nacional das Cidades:
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
APRESENTAÇÃO No dia 09 de fevereiro de 2011, o Sistema Liberal de Rádio, lança sua mais nova Rádio, a Lib Music FM. Sua programação é dedicada à execuções.
“Conselheiros Estaduais de Saúde por Área de Atuação Regional”
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
Comissão de Acompanhamento aos Conselhos Municipais de Saúde Plano de Trabalho 2008 Proposta.
4ª Conferência das Cidades 2009/2010
Orientações sobre as Conferências Municipais de Assistência Social
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
4ª - CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO Novembro/2009 CIDADE PARA TODOS E TODAS COM GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPATIVA E.
Conferência das Cidades Mato Grosso
As engrenagens do Movimento O Estado do Pará é o segundo maior estado do país; Extensão de ,515 km²; População de habitantes;
Controle Social do Gasto Público
Prof. MSc. Antônio Gonçalves Lima Coordenador – UNCME/PA
CORREGEDORIA GERAL REGIÃO SUDESTE I REGIÃO SUDOESTE I
O entretenimento é a indústria que mais cresce no mundo e o futebol é um dos principais produtos dessa indústria. Especialmente no Brasil, futebol e rádio.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ
DIAGNÓSTICO DA GESTÃO AMBIENTAL DOS MUNICÍPIOS PARAENSES
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES.
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
PA’s PLANOS DE ATUAÇÃO PLANOS DE ATUAÇÃO PGA PA’s.
Transparência e Controle Social
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Projeto Rondon.
Fórum Nacional de Educação
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Bons Ventos! Atenta às novas tendências de hábitos e costumes da vida moderna, a Rádio Liberal FM lança seu Projeto Verão Um formato criado com.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Meta 2 de Nivelamento 2009 Conselho Nacional de Justiça - CNJ.
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
Destino dos produtores rurais
‘ ’QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!’’
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
Programação Operacional ano Direcionalidade do Programa de Reforma Agrária Política de Governo II Plano Nacional de Reforma Agrária Assentamento.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Guamá Geovana Pires Diretora de Socioeconomia da FAPESPA.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Baixo Amazonas e Bases de Dados Disponíveis na FAPESPA Geovana Pires Diretor a de Socioeconoia.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração Lago de Tucuruí Edson da Silva e Silva Coordenador de Socioeconomia da FAPESPA.
Diagnóstico Socioeconômico e Ambiental da Região de Integração do Araguaia Eduardo Costa Diretor-Presidente da FAPESPA.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Funcionamento da telefonia celular no país: Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 31 de outubro de.
1. Marco Inicial – Discussão da Política Publica Ambiental “Plano Nacional de Saúde Ambiente no Desenvolvimento Sustentável” Contribuição do Brasil.
A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: NOVOS DESAFIOS Selma Silva Belém 2016.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Funcionamento da telefonia celular no país: Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 31 de outubro de.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
O PARÁ SEGUINDO OS PASSOS FIRMES PARA A HEGEMONIA NA CACAUICULTURA NACIONAL
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
PROGRAMA SEMEAR Resultados RENÚNCIA E CAPTAÇÃO ANORENÚNCIA FISCAL VALOR CAPTADORECURSO UTILIZADO , ,00.
Transcrição da apresentação:

A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES FEZ SURGIR UM CANAL DE INTERLOCUÇÃO REIVINDICADO AO LONGO DOS ANOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REFORMA URBANA, COMO UMA INSTÂNCIA POLÍTICA SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA MORADIA TANTO NO CAMPO QUANTO NA CIDADE. QUEM MUDA A CIDADE SOMOS NÓS: REFORMA URBANA JÁ!

AO INICIARMOS O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA 5ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES NO PARÁ, NECESSÁRIO SE FAZ QUE GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL ATUE COMO PARCEIROS DE TAL FORMA QUE POSSAMOS SAIR COM CONSELHOS DAS CIDADES – EM TODOS OS NÍVEIS – QUE EXPRESSEM AS PROPOSIÇÕES ASSUMIDAS DE QUE O TERRITÓRIO DAS CIDADES, SEJA URBANO OU RURAL, É ESPAÇO E LUGAR DE

EXERCÍCIO E CUMPRIMENTO DOS DIREITOS COLETIVOS COMO FORMA DE ASSEGURAR A DISTRIBUIÇÃO E USO EQUITATIVO, UNIVERSAL, JUSTO, DEMOCRÁTICO E SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS, RIQUEZAS, SERVIÇOS, BENS E OPORTUNIDADES DAS CIDADES ISSO SIGNIFICANDO, TAMBÉM, O DIREITO AO MEIO AMBIENTE, O DIREITO AO TRANSPORTE E MOBILIDADE PÚBLICA, O DIREITO A JUSTIÇA E, FUNDAMENTALMENTE, O DIREITO A PARTICIPAÇÃO NO PLANEJAMENTO E NA GESTÃO DAS CIDADES.

CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS – a base da 5ª CNC 1) Convocar a Conferência Municipal 2) Constituir a Comissão Preparatória Municipal O Executivo Municipal deverá constituir a Comissão Preparatória Municipal obedecendo a representação dos segmentos conforme estabelecida no art. 17 da Resolução Normativa nº 14 do Conselho das Cidades, de 6 de junho de 2012, que dispõe sobre o Regimento da 5ª Conferência Nacional das Cidades. AS FUNÇÕES DA COMISSÃO PREPARATÓRIA MUNICIPAL SÃO: 1. Elaborar o Regimento da Conferência Municipal 2. Constituir as Sub-Comissões de Mobilização, Validação, e Sistematização e Infra-Estrutura e Logistica O QUE O MUNICÍPIO PRECISA FAZER?

QUEM PARTICIPARÁ DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS? - Somente poderão participar das Conferências as entidades com atuação nos temas da política urbana e ou de habitação, reconhecidas dentro do segmento e validadas pela Comissão Preparatória. A Comissão Preparatória da Conferência Municipal deverá levantar as entidades representativas dos segmentos existentes no município. - ORGANIZAR O EVENTO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL:

Poder Público (42.3%) Movimentos Populares (26.7) Trabalhadores (9.9%) Empresários (9.9%) Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa regionais ou federais existentes no Município (7%) Organizações Não Governamentais - entidades do terceiro setor existentes no Município, com atuação na área do desenvolvimento urbano (4.2%)

DEMAIS INFORMES - Realização da Etapa Municipal de 1º de março a 1º de junho de A Conferência Municipal elegerá os delegados à etapa Estadual. -A Prefeitura é responsável pelo transporte e translado dos delegados eleitos à Conferência Estadual. O Governo Estadual assume hospedagem e alimentação durante a Conferência Estadual. - A Conferência Municipal elegerá o CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE (ou correlato). - A eleição das entidades que comporão o Conselho será realizada em assembléias específicas de cada segmento

TABELA DE REFERÊNCIA PARA ELEIÇÃO DE DELEGADOS(AS) NAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS Nº DE MUNICÍPIOS Nº de Delegados(as) Municipais Total de Delegados e/ou Delegadas a a a a a a a a Ananindeua: Belém: S O M A 662

Nº de Ordem Município População IBGE 2010 Total Delegados(as) 1ABAETETUBA ABEL FIGUEIREDO ACARÁ AFUÁ ÁGUA AZUL DO NORTE ALENQUER ALMEIRIM ALTAMIRA ANAJÁS ANANINDEUA ANAPU AUGUSTO CORRÊA AURORA DO PARÁ AVEIRO BAGRE BAIÃO BANNACH BARCARENA BELÉM BELTERRA BENEVIDES BOM JESUS DO TOCANTINS BONITO BRAGANÇA BRASIL NOVO BREJO GRANDE DO ARAGUAIA BREU BRANCO BREVES BUJARU CACHOEIRA DO ARARI

31CACHOEIRA DO PIRIÁ CAMETÁ CANAÃ DOS CARAJÁS CAPANEMA CAPITÃO POÇO CASTANHAL CHAVES COLARES CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA CONCÓRDIA DO PARÁ CUMARU DO NORTE CURIONÓPOLIS CURRALINHO CURUÁ CURUÇÁ DOM ELISEU ELDORADO DO CARAJÁS FARO FLORESTA DO ARAGUAIA GARRAFÃO DO NORTE GOIANÉSIA DO PARÁ GURUPÁ IGARAPÉ-AÇU IGARAPÉ-MIRI INHANGAPI IPIXUNA DO PARÁ IRITUIA ITAITUBA ITUPIRANGA JACAREACANGA

61JACUNDÁ JURUTI LIMOEIRO DO AJURU MÃE DO RIO MAGALHÃES BARATA MARABÁ MARACANÃ MARAPANIM MARITUBA MEDICILÂNDIA MELGAÇO MOCAJUBA MOJU MOJUÍ DOS CAMPOS (*) MONTE ALEGRE MUANÁ NOVA ESPERANÇA DE PIRIÁ NOVA IPIXUNA NOVA TIMBOTEUA NOVO PROGRESSO NOVO REPARTIMENTO ÓBIDOS OEIRAS DO PARÁ ORIXIMINÁ OURÉM OURILÂNDIA DO NORTE PACAJÁ PALESTINA DO PARÁ PARAGOMINAS PARAUAPEBAS PAU D´ARCO6.0292

92PEIXE-BOI PIÇARRA PLACAS PONTA DE PEDRAS PORTEL PORTO DE MOZ PRAINHA PRIMAVERA QUATIPURU REDENÇÃO RIO MARIA RONDON DO PARÁ RURÓPOLIS SALINÓPOLIS SALVATERRA SANTA BÁRBARA DO PARÁ SANTA CRUZ DO ARARI SANTA IZABEL DO PARÁ SANTA LUZIA DO PARÁ SANTA Mª DAS BARREIRAS SANTA MARIA DO PARÁ SANTANA DO ARAGUAIA SANTARÉM SANTARÉM NOVO SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ SÃO CAETANO DE ODIVELAS SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA SÃO DOMINGOS DO CAPIM SÃO FÉLIX DO XINGU SÃO FRANCISCO DO PARÁ SÃO GERALDO DO ARAGUAIA

123SÃO JOÃO DA PONTA SÃO JOÃO DE PIRABAS SÃO JOÃO DO ARAGUAIA SÃO MIGUEL DO GUAMÁ SÃO SEBASTIÃO DA BOA VISTA SAPUCAIA SENADOR JOSÉ PORFÍRIO SOURE TAILÂNDIA TERRA ALTA TERRA SANTA TOMÉ-AÇU TRACUATEUA TRAIRÃO TUCUMÃ TUCURUÍ ULIANÓPOLIS URUARÁ VIGIA VISEU VITÓRIA DO XINGU XINGUARA