PESQUISAS COM FOCO EM HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS Maria Margarida Machado Maria Emilia de Castro Rodrigues.

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PESQUISAS COM FOCO EM HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS Maria Margarida Machado Maria Emilia de Castro Rodrigues

Centros de Referência em Educação de Jovens e Adultos Museus arquivos e centros de referência on-line “Infovias e Educação” Museu Virtual da Educação em Goiás www.fe.ufg.br/reheg; www.fe.ufg.br/museu Osmar Fávero - vídeo → educação popular no Brasil, 1947-1966, na Anped/2008 <http://www.forumeja.org.br/edupopular> SECAD + Setec/MEC; universidades federais Universidades federais → Região Centro Oeste – CMV: UFG (coord.) + UFMT + UFMS + UnB

CMV: www.forumeja.org.br/cmv; www.fe.ufg.br/nedesc

Goiás: Criação e implantação do Centro Memória Viva – Documentação e referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais (CMV)” do Centro-Oeste Goiás: “Infovias e Educação” Museu Virtual da Educação em Goiás Museu de Educação Virtual da Educação de Jovens e Adultos (MEVEJA) UFG – Núcleo de Estudos, Pesquisas e Documentação: Educação, Sociedade e Cultura (Nedesc) as pesquisas

UFG a) EJA na Rede Estadual de Educação de Goiás; b) Movimento de Educação de Base em Goiás - MEB-GO; c) EAJA na Rede Municipal de Educação de Goiânia. PUC Goiás Trajetórias de formação de lideranças dos setores populares em espaços de movimentos sociais nas décadas de 1960 e 1970 ; Experiências de EJA e Educação Popular realizadas pela PUC Goiás ou que contaram com sua participação -1980 a 1990.

Movimento de Educação de Base (MEB) Organizado em 1961 Atuou nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste Reprimidos nos anos da ditadura militar Necessário o trabalho de: localização; identificação; recuperação; organização; e classificação do acervo segundo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística – Nobrade;

EJA – Fávero (2013); Rodrigues (2000)... Embasamento teórico da equipe do CMV EJA – Fávero (2013); Rodrigues (2000)... Movimentos sociais e educação popular: Freire (2004); Paludo (2008); Brandão (2008)... Educação do campo em Goiás - Canezin (1983) Arquivística – Nobrade (Brasil, 2001); Ancona (1999)... Memória: Le Goff (2003); Thompson (1992); Ricouer (2007) etc. História oral.

Modelo de ficha catalográfica

Palavras finais... “[...] memória é a capacidade humana de reter fatos e experiências do passado para retransmiti-las às novas gerações’’ (SIMSON, 2000, p. 63)

Referências BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular e a educação de jovens e adultos: antes e agora. In: MACHADO, Maria Margarida.(org.) Formação de educadores de jovens e adultos .Brasília: Secad/MEC, UNESCO, 2008. CANESIN, M. T. As formas de organização camponesa em Goiás. Goiânia: Editora da UFG, 1983. CORSETI, Berenice. A análise documental no contexto da metodologia qualitativa: uma abordagem a partir da experiência de pesquisa do Programa de Pós- Graduação em Educação da Unisinos. In: UNIrevista, v. 1, nº 1, p. 32-46, 2006. ISSN:1809-4651. FAVERO, Osmar (org.). Cultura popular educação popular – memória dos anos 60. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1983. _______. Uma pedagogia da participação popular – análise da prática educativa do MEB – Movimento de Educação de Base (1961-1966). Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006. ______. MEB - Movimento de Educação de Base primeiros tempos: 1961-1966. In: ROSAS, Paulo (org.). Paulo Freire: Educação e transformação social. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2002. LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora UNICAMP, 2003. MACHADO, Maria Margarida; RESES, Erlando; TORRES, Artemis; MONTEIRO, Areotildes (coord.). Centro Memória Viva: Documentação e Referência em EJA, Educação Popular e Movimentos Sociais do Centro Oeste. Projeto de Pesquisa e Extensão, 2010 -2014. Goiânia, GO, 2009. (mimeo.) Disponível em: <http://forumeja.org.br/cr/sites/forumeja.org.br.cr/files/Projetocontromemoria20102014Goias.> acesso em 25/03/2012. NEPOMUCENO, Maria de Araújo. Prefácio, Capítulo 1. A informação Goyana em perspectiva: apresentação da revista. In: O Papel Político-Educativo de A informação Goyana na construção da Nacionalidade. Goiânia: Editora UFG, 2003. PALUDO, Conceição. Movimentos sociais e educação popular: atualidade do legado de Paulo Freire. In: STRECK, Danilo et.al. (Org.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico (II). Brasília: Liber Livro, 2010, v. , p. 39-55. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/fae/dialogoscompaulofreire/ConceicaoPaludo.pdf. Acesso em: 29/03/2012. PIMENTEL, Alessandra. O método da análise documental: Seu uso numa pesquisa historiográfica. In: Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Cadernos de Pesquisa, 2001, nº 114, p. 179-195. PEIXOTO FILHO, José Pereira. A Travessia do popular na contra-dança da educação. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 1985. ______ . A Travessia do popular na contra-dança da educação. Goiânia, GO: Ed. Da UCG, 2003. RICOEUR, Paul. Memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007. RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. (Tese de doutorado) Enraizamento de esperança: as bases teóricas do Movimento de Educação de Base em Goiás. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2008. SÁ-SILVA, JACKSON Ronie, ALMEIDA et. al. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. In: Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano 1, nº 1, jul. 2009. Disponível em: www.rbhcs.com. ISSN: 2175-3423. SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes Von. Memória, cultura e poder na sociedade do esquecimento: o exemplo do Centro de Memória da UNICAMP. In: FILHO, Luciano Mendes de Faria (org.). Arquivos, Fontes e Novas Tecnologias. Campinas, SP: Autores Associados; Bragança Paulista, SP: Universidade de São Francisco, 2000. THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. TOSCHI, Mirza Seabra; RODRIGUES, Maria Emilia de Castro. Infovias e educação. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.29, n.2, p. 313-326, jul./dez. 2003.