PSICOMOTRICIDADE A importância da Psicomotricidade na prevenção das Dificuldades de Aprendizagem Vanessa Machado 2010
HABILIDADES PSICOMOTORAS
Até 3 anos Conhece as partes do corpo. Sobe e desce escadas, alternando os pés. Consegue andar por obstáculos. Ainda não há dominância da lateralidade. Dominância ocular fixa.
5 anos Começam a perceber detalhes no corpo. Executam exercícios de coordenação por imitação. Instabilidade no domínio manual.
7 anos Toma consciência do seu corpo. Consegue relaxar algumas partes. Reconhece Direita e Esquerda no outro.
9 anos As sincinesias de imitação desaparecem. Melhores proporções corporais. Reconhece D/E em esquemas.
10 anos As coordenações do corpo-espaço estão associadas. Práticas esportivas em equipe. Dominância lateral pronunciada. Distingue diferenças temporais.
12 anos Sincinesias desaparecem. Consolidação da organização D/E dos objetos. Trabalha conceitos de passado/futuro.
ao ser a expressão evidente da unidade de sua O prazer sensório-motor se constitui, em uma das principais fontes de evolução para a criança, ao ser a expressão evidente da unidade de sua personalidade, criando nela a união entre as sensações corporais e os estados tônico-emocionais. (Aucouturier,1985)