ESTÁGIOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA
Advertisements

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Regulamentação e Orientações Prof. Benevid Felix Silva.
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
CAA / DER LESTE 1 REUNIÃO DE 04/07/2011
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Universidade Federal do Amapá
Disciplina: Estágio Supervisionado I
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OBJETIVOS Objetivo Geral
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estágio supervisionado
Universidade Federal de Uberlândia
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
O Projeto pedagógico da fdrp: avaliação e aprimoramento
Diferentes perspectivas em instituições diferentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS LICENCIATURA INTERCULTURAL.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
CELEM: uma realidade no ensino de espanhol
Orientações sobre o Estágio II
Prática como Componente Curricular
Prática como Componente Curricular
Atividades Complementares Curso de Letras
Prática como componente curricular.
Universidade Federal de Itajubá
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Objetivos do Curso Objetivos gerais: Delineados com base na distribuição das disciplinas em subáreas nos três primeiros anos de formação do biomédico.
Técnico em Transações Imobiliárias. Como funciona? Aula presencial 2x na semana (20% da carga horária do curso) AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Iran Abreu Mendes Coordenador Josivania Marisa Dantas Vice-Coordenadora.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Estágio e Prática Profissional: Aspectos Curriculares DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL Profª Msc. Gleice Izaura da Costa Oliveira
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Marcos Regulatórios nas políticas de formação e valorização docente pós-LDB MAUÉS e CAMARGO¹.
Transcrição da apresentação:

ESTÁGIOS

Conformidade com a Lei N° 11.788/2008. 600 horas de estágio curricular supervisionado (300h em Língua Portuguesa e 300h em Língua Espanhola); PPC: “O estágio curricular é um componente obrigatório, indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando e tem como objetivo vivenciar as várias etapas da atividade docente” (p. 31)

Ocorre de forma individual ou em duplas; Pode ocorrer nas redes pública e privada, com prioridade para a pública; No caso da não disponibilidade de campo de estágio para desenvolvimento dos estágio de língua espanhola em instituições de ensino regular, a observação poderá ser realizada em: Cursos livres de idiomas (desde que conveniado); aulas de outra língua estrangeira em escolas de ensino regular ou aulas de língua espanhola em cursos de nível superior ou outras definidas pelo Colegiado de Curso.

Estágios Supervisionados em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola- de I a V; Estágios I – 45h (3 créditos). Observação da realidade escolar nos ensinos Fundamental e Médio, sendo 8h de LP em cada nível de ensino e 6h de LE em cada nível. Quando ocorre: 5ª fase M, 6ª N. Estágios II – 30h (2 créditos). Planejamento e testagem de 2 a 4h de aulas (por meio de monitoria), para cada nível de ensino e para cada língua. Ocorre: 6ª fase M, 7ª N;

Estágios III – 30h (2 créditos). Planejamento e testagem (monitoria) de 2 a 4h de aula de literatura de cada língua para cada nível de ensino. Ocorre: 7ª fase M, 8ª N; Estágios IV – 90h (6 créditos) Elaboração e execução do projeto de docência para o ensino Fundamental. Individualmente: 12h de LP e 8h de LE; em duplas: 20h de LP e 12h de LE). Ocorre: 8ª fase M, 9ª N; Estágios V – 105h (7 créditos). Igual ao Estágio IV, porém para o Ensino Médio. Ocorre: 9ª fase M, 10ª N.

Atendendo à Resolução CNE/CP nº 02 de 19/02/2002, o estagiário que comprovar experiência docente, por mais de dois anos, na área específica da formação, poderá ter reduzido seu estágio em até 50% de carga horária em sala de aula. O estagiário poderá ter redução em até 50% de carga horária do estágio em sala de aula nos Estágios IV e V, não podendo ocorrer a redução de carga horária nos Estágios I, II e III.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

“O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é parte integrante da matriz curricular do Curso de Letras Português e Espanhol – Licenciatura e se estrutura em duas disciplinas obrigatórias - TCC I e TCC II, cuja finalidade, expressa em suas ementas, é a elaboração de um projeto na área do ensino, da pesquisa ou da extensão, segundo referencial teórico-metodológico determinado” (p. 30 PPC). Produto final: um artigo com a defesa em banca do trabalho produzido.

Disciplina de TCC I: 7ª fase (M) e 8ª fase (N) Disciplina de TCC I: 7ª fase (M) e 8ª fase (N). Carga horária: 30h (2 créditos). Objetivo: elaborar o projeto do TCC; Disciplina de TCC II: 8ª fase (M) e 9ª fase (N). Carga horária: 30h (2 créditos). Objetivo: desenvolver o projeto; O TCC deve ser desenvolvido individualmente; Cada TCC tem 1 professor orientador e pode ter um co-orientador.