DIREITO - 9º SEMESTRE UNISAL Profª Me. Claudia Gamberini Mardones.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

O QUE É POLÍTICA? O QUE É CIÊNCIA POLÍTICA?
Direito Constitucional I – Direitos Fundamentais
ILUMINISMO Violenta crítica ao Antigo Regime, fruto do surgimento do novo mundo capitalista e burguês. Antigo Regime: denominação dada pelos iluministas.
Federação Espírita Brasileira PROGRAMA FUNDAMENTAL
O QUE É ÉTICA?.
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
AULA 1 – 03/08/2006 TEMA 1 – TEORIA GERAL DA CONSTITUIÇÃO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
Direitos e Garantias Fundamentais
Prof. Everton da Silva Correa
Curso Direito à Memória e à Verdade
A análise do capitalismo por Karl Marx
Direitos e Deveres da Pessoa
CIDADANIA.
CIDADANIA & DEMOCRACIA
Escola Superior de Guerra
ÉTICA E MORAL.
Discriminação O Racismo
A Natureza Definições... Conjunto dos seres e das coisas que constituem o universo, o mundo físico; tudo o que, no universo, não aparece como transformado.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Introdução à Sociologia
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Educação Cristã vs Relativismo
Profª: Ms.Socorro Moura
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
Baseado na Declaração Universal dos Direitos Humanos
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
A Filosofia Grega Pós Aristóteles
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Profª Karina Oliveira Bezerra
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
FILOSOFIA E ÉTICA PROF. Dr. ALGACIR JOSE RIGON AULA III
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
Cidadania; direitos sociais, civis e políticos.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
Introdução e contextualização histórica
CONTRATUALISTAS.
Introdução e contextualização histórica
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
Noções de Direito Constitucional
O pensamento liberal Capítulo 18.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Filosofia e Política.
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
O conhecimento na antiguidade
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
DIREITOS HUMANOS EVOLUÇÃO DOCUMENTOS.
Vida virtuosa. “Nosso caráter é o resultado da nossa conduta.”
ÉTICA E MORAL
DIGNIDADE E DIREITOS DA PESSOA, 1 O ser humano tem a dignidade de pessoa, desde a sua concepção até à sua morte (cfr. CCE 357 y Evangelium vitae (1995)
DO DIREITO MEDIEVAL AO DIREITO MODERNO DOCUMENTOS.
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Transcrição da apresentação:

DIREITO - 9º SEMESTRE UNISAL Profª Me. Claudia Gamberini Mardones

Direitos Humanos – é um novo nome para que o era chamado inicialmente de The rights of man. Maurice Cranston estudando o assunto, reconheceu esta inflação de direitos fundamentais e estabeleceu critérios para seu reconhecimento. “Um direito humano por definição é um direito moral universal, algo do qual todos os homens em toda a parte, em todos os tempos, devem ter, algo do qual ninguém pode ser privado sem uma grave ofensa à justiça, algo que é devido a todo sem humano simplesmente porque é um ser humano.”

Forma abreviada e genérica de se referir a um conjunto de exigências e enunciados jurídicos que são superiores aos demais direitos. Garantidos por normas jurídicas superiores, ou por entendermos que são direitos inerentes ao ser humano. Fundamentais – porque sem eles o homem não é capaz de existir; de se desenvolver e participar plenamente da vida; e são universais, porque exigíveis de qualquer autoridade política em qualquer parte.

DIREITOS HUMANOS São direitos reconhecidos; Direitos universais; Humanismo; Se nasce com eles; São inalienáveis; Exigíveis em qualquer Estado; Direitos absolutos. São direitos concedidos, ou conquistados; Direitos Nacionais; Civismo; Se adquire gradativamente ao longo da vida; Pode-se renunciar (ou perder); Exigível somente no Estado de sua nacionalidade; São relativos. CIDADANIA

Ao se tratar do tema, imaginamos normas protetoras contra abusos cometidos, em especial pelos órgãos do Estado. O tema tradicionalmente é tratado pelo viés do D. Internacional Público, ou Direito Constitucional. A idéia de direitos humanos traz em si, uma vocação de universalidade; Em relação às diferenças raciais, religiosas, culturais e ideológicas somos integrantes de um corpo maior: a humanidade; Há certa unanimidade em considerar que as raízes filosóficas dos direitos humanos estão ligadas ao pensamento humanista; a afirmação de que todos os homens possuem dignidade.

Estoicismo – afirma a unidade universal de todos os homens, na obra de Panécio de Rodas aparece pela primeira vez a idéia desta igualdade, mais tarde recolhida e desenvolvida por Sêneca e Cícero, e no cristianismo, que vai desenvolver a idéia do homem como imagem e semelhança de Deus. Na Idade Média, com estas bases vão se elaborar as teorias dos direitos naturais, que darão fundamentação as declarações que passam a ocorrer a partir do século XVIII.

HEBREUS Na bíblia Hebraica, que é o Velho Testamento dos cristãos, encontram-se expressos os grandes princípios que regem os direitos humanos, como o amor ao próximo. “ AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO” O direito de asilo e o acolhimento ao estrangeiro – “O ESTRANGEIRO QUE HABITA CONVOSCO SERÁ PARA VÓS COMO UM COMPATRIOTA, E TU O AMARÁS COMO A TI MESMO, POIS FOSTES ESTRANGEIROS NA TERRA DO EGITO” (Levítico19,34)

Os Gregos Elaboraram uma formulação filosófico- política sobre a vida humana e suas potencialidades. Concepção da existência voltada para um humanismo racional. Sócrates – racionalista – pensamento correto produz ação correta. Liberdade na concepção grega é permissão para agir, nos estritos termos da lei. Com os gregos a lei escrita tornou-se fundamento da sociedade. Aristóteles na Retórica, classifica as provas e, refere-se às testemunhas, às convenções, às leis, à tortura... O litigante vencedor adquiria o direito de tortura por suas próprias mãos.

Responsáveis pela sedimentação da lei como instrumento de regulação social – destaque – Lei das XII Tábuas, Roma séc. V a.C. Cultura militarista e pragmática, forte espírito comercial, impediram maiores divagações sobre os Direitos Humanos. Manutenção do sistema escravagista, tortura admitida e institucionalizada, impunidade aos setores privilegiados, discriminação aos plebeus. Avanço em relação ao gregos – entendimento os homens como iguais em sua essência, apesar das diferenças étnicas e sociais, criando a expressão “ Jus Naturalis” – aquele conjunto de valores que todo humano possui.