Introdução a sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
Advertisements

QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Arcadismo Contexto Histórico.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
O I L U M N S Professora: Marta.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
O ILUMINISMO.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
O Positivismo.
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
A análise do capitalismo por Karl Marx
O I L U M N S Professor: Odair.
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Introdução à Sociologia
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
Emile Durkheim e o fato social
Então vamos para a prova final!
Fundamentos de Sociologia e Antropologia
Sociologia geral Introdução.
O ILUMINISMO.
Augusto Comte e o Positivismo
Fundamentos das Ciências Sociais
-Unidade I – noções fundamentais. -Unidade I – noções fundamentais.
Revisão para a prova – 7º ano Grupo 9 – Filosofia e História Grupo 10 – O século das luzes Grupo 11 - Iluminismo ATENÇÃO: Essa revisão não é suficiente.
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Prof. Esp. José Nilson Oliveira Silva
Retrospectiva 2012 Filosofia e Sociologia
O Positivismo.
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
DURKHEIM E O PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
A base dos Ideais Liberais/Democráticos
Fernando Albuquerque – Especialista
Prof. Gilmar Rodrigues 1º Ano – Ensino Médio
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
Émile Durkheim
Surgimento da Sociologia
Sociologia A Sociologia no quadro das Ciências Humanas
Sociologia.
ANTROPOLOGIA JURÍDICA
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
ILUMINISMO.
Émile Durkheim.
Karl Marx e o materialismo histórico
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Positivismo.
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Padrões de controle.
SOCIOLOGIA – ATIVIDADE 1
Introdução ao pensamento sociológico
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Transcrição da apresentação:

Introdução a sociologia Prof. João Freitas Colégio Anglo 2015

QUAL O OBJETIVO? OU FINALIDADE DE SE ESTUDAR A SOCIOLOGIA??

5 CONCEITO BÁSICO PARA DAR INÍCIO AO ESTUDO -> Antropologia -> Fatos Sociais -> Coerção Social -> Instituições Sociais -> Alienação / Transgressão “Sociedade é um agrupamento de pessoas que formam uma coletividade, uma comunidade, ou seja, é um conjunto de indivíduos que vivem num determinado momento e num determinado lugar, que seguem as mesmas normas e têm valores semelhantes”

Quando analisamos o agrupamento de pessoas em seus detalhes (costumes, crenças, modo de vida, etc...) Temos um estudo voltado para Antropologia. Do ponto de vista biológico: Todos somos iguais (mesma espécie e raça) Ponto de VISTA Antropológico: Cada grupo tem suas características e as suas particularidades. Identidade: Mesma cultura Alteridade: Culturas diferentes

CONCEITO DE ANTROPOLOGIA A antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico, geralmente a antropologia é organizada em áreas especializadas com o objetivo de estudar detalhadamente os aspectos culturais do ser humano, por isso, ela divide-se em: Antropologia física ou biológica – estuda os aspectos genéticos e biológicos do homem; Antropologia social – estuda as organizações sociais e políticas, instituições sociais, parentescos e etc. Antropologia cultural – estuda os sistemas simbólicos, religiões, comportamentos e etc.

FATO SOCIAL / COERÇÃO SOCIAL É tudo aquilo que exerce uma força de coerção social sobre os indivíduos. É um conjunto de regras e procedimentos padronizados, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social. São os modos de pensar, sentir e agir que a pessoa encontra preestabelecidos e cuja mudança se faz muito lentamente e com dificuldade. Coerção Social > Aquilo que é imposto como forma de obrigação. Toda coerção social é regida por INSTITUIÇÕES SOCIAIS.

Tipos de Instituições Sociais A instituição familiar (socialização); A instituição educativa (assistemática e sistemática); A instituição financeira (trocas de bens e serviços); A instituição religiosa (relativa à crença); A instituição política (Estado, organização do poder). A PROPRIEDADE PRIVADA

Uma forma comum de coerção religiosa é o dogmatismo. O historiador das ideias eclesiológicas Jean-Yves Congar, dominicano, considera a maior revolução acontecida na Igreja, onde uma Igreja-comunidade passou a ser uma instituição-sociedade monárquica e absolutista, organizada de forma piramidal e que vem até os dias atuais.

Portanto, os Fatos Sociais podem ser caracterizado em : - Coercitividade: ( Molda as atitudes e pensamentos) - Exterioridade: ( Já tem existência própria, como os costumes.) Os fatos sociais passam a impressão de que os indivíduos estão sempre sendo obrigados a respeitar um padrão de comportamento, etc.. Sem que haja a possibilidade de discordar. Porém isso não é verdade. TRASNGRESSÃO: Recusa a aceitar as coerções mas de forma consciente, a fim de querer muda-las. (assume os riscos) Revoluções sociais. ALIENAÇÃO: Quando não aceitamos as formas coercivas das instituições e agimos sem refletir sobre as consequências no coletivo.

ORIGEM DO TERMO SOCIOLOGIA OU “FÍSICA SOCIAL” A sociologia se originou da Filosofia e Augusto Comte(1798 – 1897) a sistematizou como ciência e usou o termo, bem como escreveu a primeira obra importante Cours de Philosophie Positive. Ela se enquadra num contexto europeu onde a sociedade científica sobrepunha os conceitos religiosos e divinos. O conhecimento é muito mais racional e empirico (exige provas concretas) Existia dentro das ciências exatas, a Matemática, a Química, a Física, cosmologia, etc … Mas não existia uma ciências que estudasse o COMPORTAMENTO SOCIAL.

Contexto europeu do século XIX E XX Movimentos iluministas (linha mais liberal e controversa -> Voltaire, Rousseau, Montesquieu Expansão Comercial que iniciou-se com o Renascimento na Itália. Colonização (exploração de países subdesenvolvidos) -> importante marco para o estudo antropológico de outras raças e culturas mais selvagens. Enriquecimento da classe comercial / burguesa Contestação do ABSOLUTISMO como forma de governo (sociólogos, filósofos, antropólogos, questionam o poder do rei e a legislação cristã).

Linha cronológica e acontecimentos marcantes Movimento Romântico e o Nacionalismo Revoluções Burguesas: 1-) FRANCESA 1789 2-) 1848 (frança e alemanha) 1808- Independência dos EUA. 1879- Independência brasileira e dos outros países da Américas Latina Surge os princípios do liberalismo econômico e dos direitos civis

Revolução Industrial (Produção mais racional) Portanto o surgimento da Sociologia vem ao encontro das transformações da sociedade européia. Surge para justificar e procurar soluções. Ela é bem parecida com as outras ciências, porém, vai voltar seu olhar para um estudo mais BIOLÓGICO. QUAIS TRANSFORMAÇÕES ERAM ESSAS??? 01-) ECONÔMICA: Crescimento demográfico Exodo Rural - Novas relações sociais das cidades fabris. Revolução Industrial (Produção mais racional) Logística -> divisão do trabalho -> divisão das classes. Propriedade privada = desigualdades = desordem social!

Portanto a SOCIOLOGIA tem como função buscar a ORDEM SOCIAL 02-) REVOLUÇÃO FRANCESA Ideais iluministas (igualdade, fraternidade e ordem) fundir o republicanismo romano com a democracia grega. O Estado é quem define estado social de bem estar coletivo. Leis jurídicas, divisão dos poderes, liberalismo econômico (não intervenção do Estado) Imperialismo da cultura eurocêntrica (racista e darwinismo social) Portanto a SOCIOLOGIA tem como função buscar a ORDEM SOCIAL